Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AS ILUSTRAÇÕES BOTÂNICAS PRESENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: DA REPRESENTAÇÃO IMPRESSA À REALIDADE
Autor:
SILVA, PATRÍCIA GOMES PINHEIRO DA
Email:
pgomes@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2004
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. CAVASSAN, OSMAR
Drª. VARANDA, ELENICE MOURO
Data de Defesa:
16/02/2004
Palavras-Chave (PT):
AULAS PRÁTICAS DE CAMPO
ENSINO DE CIÊNCIAS
ILUSTRAÇÕES BOTÂNICAS
LIVRO DIDÁTICO
Resumo Original (PT):
A ATUAL BUSCA POR METODOLOGIAS QUE PROPORCIONEM AO ALUNO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA VEM PROVOCANDO DISCUSSÕES ACERCA DO USO DO LIVRO DIDÁTICO COMO ÚNICA FONTE DE INFORMAÇÕES. EM RELAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E MAIS ESPECIFICAMENTE EM RELAÇÃO AO ENSINO DE BOTÂNICA, MUITO SE INVESTE NA ELABORAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS CADA VEZ MAIS ATRAENTES E ILUSTRADOS, QUE MUITAS VEZES NÃO É PROPORCIONAL AO INVESTIMENTO EM SUA QUALIDADE E CONTEÚDO. NO QUE CABE AO LIVRO DIDÁTICO, DEVE-SE BUSCAR CUIDADOS MÍNIMOS NECESSÁRIOS PARA A UTILIZAÇÃO DE SUAS ILUSTRAÇÕES, DEIXANDO CLARO SEREM ESTAS APENAS REPRESENTAÇÕES DA REALIDADE. É EVIDENTE, AINDA, QUE A OBSERVAÇÃO DIRETA DOS VEGETAIS CONTRIBUI MUITO MAIS PARA A APRENDIZAGEM DO QUE A SIMPLES OBSERVAÇÃO DE SUAS ILUSTRAÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS. DESTE MODO, BUSCOU-SE, ATRAVÉS DE DOIS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, AVALIAR AS LIMITAÇÕES E DISTORÇÕES DECORRENTES DE AULAS TEÓRICAS REALIZADAS COM O AUXÍLIO DAS ILUSTRAÇÕES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS, NO ENSINO DE MORFOLOGIA VEGETAL E AVALIAR A VALIDADE DA COMPLEMENTAÇÃO DOS ESTUDOS COM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE CAMPO, ANTES OU APÓS A ATIVIDADE TEÓRICA. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO DUAS TURMAS DE ALUNOS DE 6ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL (6ª D E 6ª C) DO PERÍODO DA TARDE DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ?RUBENS PIETRARÓIA?, EM LENÇÓIS PAULISTA/SP, CUJO PLANO DE ENSINO INCLUI O CONTEÚDO RELATIVO AO ESTUDO DOS VEGETAIS. PARA CADA TURMA, DIFERENTES PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS FORAM DESENVOLVIDOS, OU SEJA, NA 6ª D A AULA TEÓRICA FOI REALIZADA ANTES DA AULA PRÁTICA DE CAMPO, SENDO ESTE PROCEDIMENTO DENOMINADO TC (TEORIA/CAMPO). O PROCEDIMENTO INVERSO FOI DESENVOLVIDO JUNTO AOS ALUNOS DA 6ª C, SENDO DENOMINADO CT (CAMPO/TEORIA). OS ALUNOS RESPONDERAM QUESTIONÁRIOS SOBRE OS VEGETAIS PRESENTES EM SEU COTIDIANO E SOBRE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DOS VEGETAIS ESTUDADOS TANTO APÓS A AULA TEÓRICA COMO APÓS A AULA PRÁTICA DE CAMPO. DESENHOS TAMBÉM FORAM ELABORADOS POR ELES, TENDO COMO TEMA A ?FLORESTA?. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELAM POSSÍVEIS DIFICULDADES E LIMITAÇÕES APRESENTADAS PELOS ALUNOS EM RECONHECER E REPRESENTAR OS VEGETAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS ESPECÍFICAS QUANDO SUBMETIDOS AO PROCEDIMENTO TC, DIFERENTEMENTE DAQUELES ALUNOS QUE ESTIVERAM PRIMEIRO NO AMBIENTE NATURAL. ESSES RESULTADOS NÃO CONTRARIAM O FATO DE QUE O CONTATO COM O AMBIENTE NATURAL PODE FUNCIONAR COMO UMA ATIVIDADE IMPORTANTE, QUANDO BEM PLANEJADA E ELABORADA A PARTIR DE OBJETIVOS CLAROS E CONSISTENTES, PRINCIPALMENTE QUANDO AS AULAS DE CAMPO SÃO REALIZADAS COMO PRIMEIRA ETAPA (PROCEDIMENTO CT), ALÉM DE DESENVOLVER UM MAIOR INTERESSE E ATENÇÃO DOS ALUNOS, TANTO EM RELAÇÃO AOS VEGETAIS COMO EM RELAÇÃO AS SUAS IMAGENS PRESENTES NO LIVRO DIDÁTICO. PARA A ANÁLISE DOS RESULTADOS FORAM UTILIZADOS TRABALHOS JÁ REALIZADOS A RESPEITO DO ESTUDO: DA IMAGEM, DOS VEGETAIS ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS DE CAMPO EM AMBIENTES NATURAIS E DAS REPRESENTAÇÕES E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
BOTANY ILLUSTRATION
FIELD CLASS
SCIENCE TEACHING
TEXT BOOK
Resumo Original (EN):
THE SEARCH FOR METHODOLOGIES THAT BRING THE STUDENT A MEANINGFUL LEARNING HAS BEEN LEADING TO DISCUSSIONS ABOUT THE USE OF TEXT BOOK AS THE ONLY SOURCE OF INFORMATION. IN TERMS OF BIOLOGY AND SCIENCE TEACHING AND, MORE SPECIFICALLY, BOTANY TEACHING, MUCH HAS BEEN INVESTED ON THE ELABORATION OF EVEN MORE ILLUSTRATED AND ATTRACTIVE TEXT BOOKS, ALTHOUGH THIS KIND OF INVESTMENT IS NOT ALWAYS PROPORTIONAL TO THE INVESTMENT ON THE QUALITY OF CONTENT. HOWEVER, CONCERNED TO TEXT BOOK, WE MUST BE AWARE THAT ILLUSTRATIONS ARE NOTHING BUT REPRESENTATIONS OF REALITY. IN THIS SENSE, IT IS CLEAR THAT OBSERVING PLANTS DIRECTLY, CONTRIBUTES FAR MORE TO LEARNING THAN A SIMPLE OBSERVATION OF A TEXT BOOK ILLUSTRATION. THE RESEARCH EVALUATES THE LIMITATIONS AND THE DISTORTIONS WHICH MAY TAKE PLACE ON THEORY CLASSES, BY USING TEXT BOOK ILLUSTRATIONS TO TEACH PLANT MORPHOLOGY. ALSO, IT EVALUATES THE VALIDITY OF FIELD CLASSES AS A COMPLEMENT TO PLANT MORPHOLOGY TEACHING, WHENEVER IT IS GIVEN BEFORE OR AFTER THEORY CLASSES. THE RESEARCH WAS CONDUCTED WITH TWO DIFFERENT STUDENT GROUP OF THE SAME SCHOOL LEVEL (6TH GRADES ? C AND D), DERIVING FROM A PUBLIC SCHOOL, IN LENÇÓIS PAULISTA/SP/BRAZIL, WHOSE TEACHING PLAN INCLUDES THE STUDY OF PLANT. FOR EACH GROUP DIFFERENT DIDACTIC PROCEDURES WERE DEVELOPED; IN 6TH GRADE D, THEORY CLASS WAS TAUGHT BEFORE FIELD CLASS (TC PROCEDURE). THE CONTRARY PROCEDURE WAS DEVELOPED WITH 6TH GRADE C, THAT IS, FIELD CLASS WAS TAUGHT BEFORE THEORY CLASS (CT PROCEDURE). THE STUDENTS ANSWERED QUESTIONARIES ABOUT THEIR CONTACT WITH PLANTS AND ABOUT SOME MORPHOLOGICAL QUALITIES OF THESE PLANTS, IN BOTH PROCEDURES. BESIDES QUESTIONARY, THEY WERE ASKED TO MAKE DRAWINGS OF THE OBSERVED VEGETATION. THE OBTAINED RESULTS REVEAL POSSIBLE DIFFICULTIES AND LIMITATION THAT STUDENT SUBMITTED TO TC PROCEDURE HAD ON RECOGNIZE AND REPRESENT PLANTS AND ITS SPECIFIC MORPHOLOGICAL FEATURES, WHEN COMPARED TO THOSE WHO WERE SUBMITTED TO CT PROCEDURE. THESE RESULTS CORROBORATE THE PRESUPPOSED THAT THE CONTACT WITH NATURAL ENVIRONMENT MAY BE AN EFFICIENT TEACHING ACTIVITY, AS LONG AS IT HAS CLEAR GOALS AND IS PLANNED PROPERLY. THE CT PROCEDURE HAS YET MOTIVATED STUDENTS TO OBSERVE THE TEXT BOOKS IMAGES, ON THEORY CLASS, AND THE VEGETATION ON FIELD CLASS. THE ANALYSIS OF RESULTS WERE SUPPORTED ON THEORETICAL LINES ABOUT THE USE OF IMAGE ON SCIENCE TEACHING, FIELD CLASSES GIVEN IN NATURAL ENVIRONMENT AND SCIENTIFIC KNOWLEDGE CONSTRUCTION.
Arquivo:
DIS_MEST20040216_SILVA PATRICIA GOMES PINHEIRO DA.pdf
Tamanho:
1728 Kb (1728895 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/03/2008 ÀS 00:21:27
Atualizado:
19/03/2008 ÀS 00:21:27
Visitas:
2192
Última Visita em :
04/05/2024 ÀS 05:18:31
Downloads:
223
Último Download em :
05/12/2023 ÀS 15:56:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por