Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
PRÓ-LETRAMENTO: UM ESTUDO SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA APRESENTADAS POR PROFESSORES DO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor:
SANDER, GIOVANA PEREIRA
Email:
giovanapsander@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
CAMPUS DE BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Banca Examinadora:
Dr. PIROLA, NELSON ANTONIO
Drª. DE OLIVEIRA SOARES TAXA AMARO, FERNANDA
Drª. GUIMARÃES, GILDA LISBÔA
Data de Defesa:
21/03/2014
Palavras-Chave (PT):
ATITUDES
FORMAÇÃO CONTINUADA
PRÓ-LETRAMENTO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo Original (PT):
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS POSSÍVEIS MUDANÇAS DE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA APÓS A REALIZAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO PRÓ-LETRAMENTO, BEM COMO INVESTIGAR COMO ESSAS ATITUDES INTERFEREM NA PRÁTICA DE ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. PARTICIPARAM 458 PROFESSORES CURSISTAS DO PROGRAMA QUE SÃO PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS FORAM: 1) UM QUESTIONÁRIO; 2) UMA ESCALA DE ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA; 3) ACOMPANHAMENTO E GRAVAÇÕES DE AULAS DE 4 PROFESSORES CURSISTAS E 4) ANÁLISE DOCUMENTAL DOS RELATÓRIOS DE TUTORES DO PROGRAMA. A MÉDIA CALCULADA PELA ESCALA DE ATITUDES FOI DE 63,15, O QUE CARACTERIZOU 56,11% DOS PROFESSORES COM TENDÊNCIA A ATITUDES NEGATIVAS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA E 43,89% A ATITUDES POSITIVAS. COM RELAÇÃO AO CURSO DO PRÓ- LETRAMENTO, OS PROFESSORES CURSISTAS SALIENTARAM SOBRE CONTRIBUIÇÕES QUANTO À METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA, AO USO DE MATERIAIS CONCRETOS E QUANTO À COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. OBSERVOU-SE QUE O TRABALHO COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO FOI ALGO MUITO PRESENTE EM SUAS FALAS. QUANTO AO TRABALHO COM ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE PROFESSORES COM ATITUDES MAIS POSITIVAS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA TRABALHAM MAIS COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E EM DIVERSOS MOMENTOS DURANTE O ENSINO, COMO ANTES, DURANTE E DEPOIS DO ENSINO DE UM DETERMINADO CONTEÚDO QUANDO COMPARADO COM PROFESSORES COM ATITUDES MAIS NEGATIVAS. A ANÁLISE DO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS DAS PROFESSORAS MOSTROU DIFERENTES ASPECTOS RELACIONADOS ÀS ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A PROFESSORA COM AS ATITUDES MAIS POSITIVAS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA TRABALHOU DIFERENTES TIPOS DE SITUAÇÃO-PROBLEMA, TAIS COMO PROBLEMA DO COTIDIANO, PROBLEMA-PADRÃO E PROBLEMA DE LÓGICA; PERMITIU QUE OS ALUNOS ELABORASSEM O ENUNCIADO DA SITUAÇÃO; E AINDA BUSCASSEM DIFERENTES RESOLUÇÕES PARA AS SITUAÇÕES. JÁ A PROFESSORA COM AS ATITUDES MENOS POSITIVAS TRABALHOU APENAS PROBLEMAS-PADRÃO PRESENTES NA APOSTILA, PORÉM, LEVANTOU OUTRO PROBLEMA A PARTIR DE UM QUE OS ALUNOS HAVIAM SOLUCIONADO. TAMBÉM DISPONIBILIZOU DIVERSOS MATERIAIS QUE AUXILIARAM OS ALUNOS DURANTE A RESOLUÇÃO, COMO ÁBACO, MATERIAL DOURADO, ENTRE OUTROS. A PROFESSORA COM AS ATITUDES MENOS NEGATIVAS TRABALHOU PROBLEMAS DO TIPO PADRÃO E JOGO E TAMBÉM OFERECEU MATERIAIS CONCRETOS, NO ENTANTO, APENAS OS MOSTRAVA PARA OS ALUNOS, SEM OS DEIXAR MANUSEÁ-LOS. POR FIM, A PROFESSORA COM AS ATITUDES MAIS NEGATIVAS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA TRABALHOU APENAS UMA ATIVIDADE DE JOGO, UTILIZANDO TAMBÉM O MATERIAL DOURADO. ESSES DADOS APONTARAM QUE PROFESSORAS COM ATITUDES POSITIVAS TENDEM A DIVERSIFICAR A FORMA DE TRABALHAR COM ATIVIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUANDO COMPARADAS COM PROFESSORAS COM ATITUDES NEGATIVAS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ATTITUDES
CONTINUED EDUCATION
PRÓ-LETRAMENTO
PROBLEM RESOLUTION
Resumo Original (EN):
THE PRESENT STUDY AIMED TO INVESTIGATE THE POSSIBLE CHANGES IN ATTITUDES TOWARD MATHEMATICS AFTER THE REALIZATION OF THE CONTINUED EDUCATION COURSE CALLED PRÓ-LETRAMENTO, AND INVESTIGATE HOW THESE ATTITUDES INFLUENCE THE PRACTICE OF TEACHING MATHEMATICS THROUGH PROBLEM SOLVING. 458 TEACHERS PARTICIPATED OF THIS STUDY WHO TEACH IN THE EARLY YEARS OF ELEMENTARY PUBLIC SCHOOL SYSTEM OF CITIES IN THE STATE OF SÃO PAULO. THE INSTRUMENTS USED WERE: 1) A QUESTIONNAIRE, 2) A RANGE OF ATTITUDES TOWARDS MATHEMATICS, 3) MONITORING AND RECORDING OF CLASSES 4 PARTICIPANT TEACHERS. THE AVERAGE CALCULATED BY THE ATTITUDE SCALE WAS 63.15, WHICH CHARACTERIZED 56.11% OF TEACHERS WITH A TENDENCY TO NEGATIVE ATTITUDES TOWARDS MATHEMATICS AND 43.89 % TO POSITIVE ATTITUDES. WITH REGARDS TO THE PRÓ - LETRAMENTO COURSE, THE PARTICIPANT TEACHERS STRESSED ON CONTRIBUTIONS REGARDING THE METHODOLOGY OF TEACHING MATHEMATICS, THE USE OF CONCRETE MATERIALS AND THE UNDERSTANDING OF THE CONTENTS. IT WAS OBSERVED THAT WORKING WITH PROBLEM SOLVING WAS NOT VERY PRESENT IN THEIR SPEECH. REGARDING WORKING WITH PROBLEM-SOLVING ACTIVITIES, ANALYSIS OF DATA SHOWED THAT TEACHERS WITH MORE POSITIVE ATTITUDES TOWARD MATHEMATICS WORK MORE FREQUENTLY WITH THE METHODS OF PROBLEM-SOLVING AT VARIOUS TIMES DURING TEACHING, AS BEFORE, DURING AND AFTER THE TEACHING OF A PARTICULAR CONTENT THAN THE TEACHERS WITH NEGATIVE ATTITUDES. THE ANALYSIS OF THE MONITORING OF LESSONS THE TEACHERS SHOWED DIFFERENT ASPECTS RELATED TO PROBLEM-SOLVING ACTIVITIES: THE TEACHER WITH THE MOST POSITIVE ATTITUDES TOWARDS MATHEMATICS WORKED DIFFERENT TYPES OF PROBLEM SITUATION, SUCH AS PROBLEMS OF DAILY LIFE, STANDARD ISSUES AND PROBLEM OF LOGIC; ALLOWED THE STUDENTS TO DRAW UP THE STATEMENT OF THE SITUATION, AND STILL SEEK RESOLUTIONS FOR DIFFERENT SITUATIONS. THE TEACHER WITH THE LEAST POSITIVE ATTITUDES WORKED ONLY STANDARD PROBLEMS PRESENT IN THE BOOK, HOWEVER, ANOTHER PROBLEM AROSE FROM STUDENTS WHO HAD SOLVED. ALSO PROVIDED MANY MATERIAL RESOURCES THAT ASSISTED STUDENTS DURING THE RESOLUTION AS ABACUS, GOLDEN BEADS MATERIAL AMONG OTHERS. THE TEACHER WITH THE LEAST NEGATIVE ATTITUDES WORKED PROBLEMS AND STANDARD GAME TYPE AND ALSO OFFERED CONCRETE MATERIALS, HOWEVER, ONLY SHOWED THEM TO STUDENTS WITHOUT LETTING THEM HANDLE THEM. FINALLY, THE TEACHER WITH THE MOST NEGATIVE ATTITUDES TOWARD MATH WORKED ONLY WITH GAME ACTIVITIES, ALSO USING THE GOLDEN BEADS MATERIAL. THESE DATA INDICATED THAT TEACHERS WITH POSITIVE ATTITUDES TEND TO DIVERSIFY THE WAY TO WORK WITH PROBLEM SOLVING ACTIVITIES COMPARED TO TEACHERS WITH NEGATIVE ATTITUDES TOWARDS MATHEMATICS
Arquivo:
DIS_MEST20140321_SANDER GIOVANA PEREIRA.pdf
Tamanho:
2885 Kb (2885147 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
01/12/2017 ÀS 10:53:09
Atualizado:
01/12/2017 ÀS 10:53:09
Visitas:
526
Última Visita em :
03/05/2024 ÀS 05:11:09
Downloads:
11
Último Download em :
14/04/2024 ÀS 10:29:48
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por