Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
A RELAÇÃO ENTRE O LÓGICO E O HISTÓRICO NO LIVRO DIDÁTICO E NO ENSINO DA TERMODINÂMICA
Autor:
CHRISTÓFALO, AIRTON ACÁCIO CASTILHO
Email:
airton@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
Banca Examinadora:
Dr. VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA DO
Dr. GIARDINETTO, JOSÉ ROBERTO BOETTGER
Drª. BATISTA, IRINÉIA DE LOURDES
Data de Defesa:
28/11/2007
Palavras-Chave (PT):
ENSINO DE FÍSICA
ENSINO DE TERMODINÂMICA
ENSINO MÉDIO
LIVROS DIDÁTICOS
Resumo Original (PT):
A PRESENTE DISSERTAÇÃO TRATA DE ALGUNS DOS PROBLEMAS NO ENSINO DE CONTEÚDOS SOBRE O CALOR, NA CALORIMETRIA E INTRODUÇÃO À TERMODINÂMICA, QUE SE INSEREM EM UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM, RESTRITA ÀS FÓRMULAS EM MANUAIS DIDÁTICOS. TAL ABORDAGEM TENDE AO ESTABELECIMENTO DE UMA RELAÇÃO ARBITRÁRIA E DESCONEXA COM OS ATRIBUTOS CONCEITUAIS SOBRE O CALOR ENQUANTO MODALIDADE DE ENERGIA; A PARTIR DO PRINCÍPIO DE TRANSFERÊNCIA OU TROCA DE CALOR, TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA, E INTERAÇÃO CINÉTICA MOLECULAR, ATRIBUTOS QUE SE ENCONTRAM DE FORMA ARBITRÁRIA NOS ITENS DE FORMALISMO DA CALORIMETRIA E DOS ENUNCIADOS DA PRIMEIRA E SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA, ARBITRARIEDADE QUE TORNA A APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO PROBLEMÁTICA. ESTES ATRIBUTOS SE ENCONTRAM ESTANQUES E DESCONEXOS, QUANDO NA VERDADE OS REFERIDOS ATRIBUTOS SE RELACIONAM COM OS MODELOS CONCEITUAIS HISTORICAMENTE ELABORADOS, NA CALORIMETRIA SE DESENVOLVE COM A TEORIA DO CALÓRICO A IDÉIA DE TRANSFERÊNCIA OU TROCA DE CALOR, AO PASSO QUE NA TERMODINÂMICA, SE DESENVOLVE A IDÉIA DE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA E INTERAÇÃO CINÉTICA MOLECULAR. COMO PROPOSTA A ESTA PROBLEMÁTICA, APRESENTA-SE UM ESBOÇO DA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA APROPRIADA, COM O INTENTO DE RELACIONAR OS ATRIBUTOS DO CALOR COM SEUS MODELOS CONCEITUAIS PRESENTES NA HISTÓRIA. O QUE NÃO SE ESTABELECE POR VISÃO IMEDIATA DAS FÓRMULAS, COMO DA CALORIMETRIA E LEIS DA TERMODINÂMICA, AO CONTRÁRIO, ESTA APRESENTAÇÃO REQUER DEPURAÇÕES E RUPTURAS DE CONCEITOS, ATÉ CHEGAR À DENOMINAÇÃO ATUAL. ESTA SEQÜÊNCIA TAMBÉM NÃO É APENAS HISTÓRICA, TEM COMO MEDIDA, A CATEGORIA DO LÓGICO E DO HISTÓRICO, DADO QUE OS MODELOS CONCEITUAIS ESTÃO DEVIDAMENTE RESPALDADOS NOS ARGUMENTOS CIENTÍFICOS, CONTEMPLAM SITUAÇÕES PARA MODIFICAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DOS CONCEITOS (ARGUMENTOS ESTES QUE SE ENCONTRAM OMITIDOS E DISTORCIDOS NOS TEXTOS DE LIVROS DIDÁTICOS, QUANDO OS AUTORES ARRISCAM INFERÊNCIAS SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA). ESTA TAREFA DEPENDE DE UMA ETAPA ANTERIOR DE ANÁLISE, E SE REALIZA POR UMA CONTRAPOSIÇÃO DAS REFERÊNCIAS DE HISTORIADORES E DE DOCUMENTOS HISTÓRICOS, EM RELAÇÃO ÀS REFERÊNCIAS CITADAS EM TEXTOS DE OBRAS DIDÁTICAS CONHECIDAS, PORTANTO, REPENSA A CONSISTÊNCIA DOS ARGUMENTOS UTILIZADOS NA FUNDAMENTAÇÃO DE CONTEÚDOS SOBRE O CALOR PARA LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO.
Título (EN):
---
Palavras-Chave (EN):
HIGH SCHOOL
TEACHING IN PHYSICS
TEACHING THERMODYNAMIC
TEXTBOOKS
Resumo Original (EN):
THE PRESENT DISSERTATION DISCUSSES SOME PROBLEMS IN TEACHING CONTENT THEORY OF HEAT, MEASUREMENT OF HEAT, INTRODUCTION TO THERMODYNAMICS; INSIDE THE PERSPECTIVE OF LEARNING RESTRICTED THE MATHEMATICAL FORMULAS CONTENT IN TEXTBOOKS. SUCH APPROACH TENDS TO ESTABLISH A RELATIONSHIP ARBITRARY AND DISCONNECTED WITH THE CONCEPTUAL ATTRIBUTES OF HEAT THEORY SUCH AS ENERGY MODALITY; IN THE PRINCIPLE OF TRANSFERENCE OR EXCHANGE OF HEAT, THE TRANSFORMATION OF ENERGY, AND INTERACTION KINETIC MOLECULAR IN THE THERMODYNAMICS SYSTEMS, SUCH ATTRIBUTES ARE SEPARATELY AND ARBITRARY RELATIONSHIP WHIT THE FORMALISM TO MEASURE OF HEAT, THE FIRST AND SECOND LAWS OF THERMODYNAMICS, BECOMES PROBLEMATIC THE PRESENTATION OF CONTENTS. THESE ATTRIBUTES FIND SEPARATELY DISCONNECTED, WHEN IN THE TRUTH CONSIST IN CONCEPTUAL MODELS OF HISTORICAL ELABORATION, IN THE MEASUREMENT OF HEAT METHODS BELONG TO CALORIC THEORY WHICH TRANSFERENCE AND EXCHANGE OH HEAT, AND THERMODYNAMICS FORMULATION BELONG TO TRANSFORMATION OF ENERGY AND KINETIC OR STATISTICAL CONCEPTION OF HEAT. AS PROPOSAL TO THIS PROBLEMATIC, THE AUTHOR OF DISSERTATION PRESENTS INDICATE A SKETCH FOR DIDACTIC SEQUENCE APPROPRIATE, THAT RELATES SUCH ATTRIBUTES OF HEAT INSTEAD WITH THE CONCEPTUAL AND HISTORICAL MODELS. HOWEVER, IS NOT ESTABLISHED FOR A DIRECT RELATION WITH FORMALISM MATHEMATICAL FOR MEASUREMENT OF HEAT AND THE FIRST AND THE SECOND LAWS OF THERMODYNAMIC, ON THE CONTRARY, REQUIRES PURIFICATIONS AND CONCEPTUAL RUPTURES, UNTIL ARRIVING AT THE CURRENT DENOMINATION. THIS SEQUENCE ALSO IS NOT ONLY HISTORICAL, HAS AS UNIT MEASURE MEDIATE THROUGH CATEGORY OF THE LOGICAL AND HISTORICAL METHOD, BECAUSE THEORY CONTENTS CARRIES CONCEPTUAL MODELS, SO THAT IS ENDORSED BY ARGUMENTS AND THE EXPOSITION OF THE HISTORICAL SITUATIONS INSIDE THE CONTEXT OF CONCEPTUAL CHANGE (DATA EVENTUALLY OMITTED AND DISTORTED IN THE TRADITIONAL TEXTBOOKS, WHEN THE AUTHORS OWN RISK INFERENCES ON THE HISTORY OF SCIENCE).THIS WORK HAVE A PREVIOUS STAGE OF AN SKETCH OF THE SEQUENCE OF THE LOGICAL AND THE HISTORICAL DESCRIPTIONS, BEFORE TO REALIZE A PREVIOUS ANALYSIS, TO PASS BY REVIEW HISTORIOGRAPHY OF THE REFERENCES THE HISTORIANS AND DOCUMENTS MANUSCRIPTS ESSENTIALS, IN OPPOSITION THE REFERENCES CITED IN TEXTS OF KNOWN TEXTBOOKS, RETHINK, THEREFORE THE CONSISTENCY OF THE ARGUMENTS USED IN THE RECITAL OF CONTENTS ON HEAT MADE FOR HIGH SCHOOL.
Arquivo:
DIS_MEST20071128_CHRISTOFALO AIRTON ACACIO CASTILHO.pdf
Tamanho:
4666 Kb (4666781 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/03/2008 ÀS 21:50:37
Atualizado:
17/03/2008 ÀS 21:50:37
Visitas:
1807
Última Visita em :
02/05/2024 ÀS 03:30:17
Downloads:
146
Último Download em :
05/03/2024 ÀS 18:54:24
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por