Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
AS MANIFESTAÇÕES ARGUMENTATIVAS EM DIFERENTES MOMENTOS DA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Autor:
BIANCHINI, THIAGO BUFELI
Email:
thiago.bianchini@ifsp.edu.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. ZULIANI, SILVIA REGINA QUIJADAS ARO
Banca Examinadora:
Drª. MANZONI, ROSA MARIA
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BIERL
Drª. MENDONÇA, PAULA CRISTINA CARDOSO
Dr. SUART JUNIOR, JOSÉ BENTO
Data de Defesa:
31/05/2017
Palavras-Chave (PT):
ARGUMENTAÇÃO
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo Original (PT):
A ARGUMENTAÇÃO TEM SIDO ALVO DE ESTUDOS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS JÁ QUE PODE FAVORECER: (I) A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS; (II) O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO; (III) O ENTENDIMENTO DA NATUREZA DA CIÊNCIA (DRIVER 1999, CAPECCHI E CARVALHO 2004, OSBORNE 2004, DUSCHL 2006, SADLER 2006, MORK, 2012), ALÉM DE AUXILIAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS, QUE SAIBAM ATUAR EM DEBATES E DISCUSSÕES, OU SEJA, QUE CONSIGAM CUMPRIR COM SEUS PAPÉIS DE CIDADÃOS E AJUDAR A PROMOVER UMA SOCIEDADE QUE SEJA MAIS JUSTA PARA TODOS. PORTANTO, NESTE TRABALHO, AVALIAMOS COMO LICENCIANDOS QUE JÁ APRESENTAM CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS ATUAM COMO PROFESSORES COM CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS E QUAIS MANIFESTAÇÕES ARGUMENTATIVAS SÃO ENCONTRADAS EM DIFERENTES ETAPAS DA FORMAÇÃO DOCENTE. PARA IDENTIFICAR LICENCIANDO COM CAPACIDADES ARGUMENTATIVAS, ELABORAMOS UM CURSO DE 180 HORAS SOBRE A ARGUMENTAÇÃO COM A APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES ARGUMENTATIVAS. APÓS, SELECIONARMOS CINCO LICENCIANDOS, AVALIAMOS SUA ATUAÇÃO COMO DOCENTES E PERCEBEMOS QUE A ARGUMENTAÇÃO DEPENDE DO CONTEXTO, DO AUDITÓRIO E DOS OBJETIVOS DO ORADOR. NO CASO, O AUDITÓRIO SE MOSTROU DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO. UTILIZANDO OS REFERENCIAIS DA ARGUMENTAÇÃO CONCLUÍMOS QUE OS PROFESSORES ARGUMENTADORES DEVEM POSSUIR OS SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS PARA ELABORAR E CONDUZIR UMA ATIVIDADE ARGUMENTATIVA, CAPACIDADES COMO AVALIAR OS ARGUMENTOS DE MANEIRA RÁPIDA, MANTER O DEBATE VIVO, FAZER INFERÊNCIAS ADEQUADAS, EXTRAIR CONCEITOS IMPLÍCITOS, DENTRE OUTROS APRESENTADOS NESTA PESQUISA
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
ARGUMENTATION
SCIENCE EDUCATION
TEACHER FORMATION
Resumo Original (EN):
THE ARGUMENTATION HAS BEEN THE OBJECT OF STUDIES IN THE LAST DECADES SINCE IT CAN FAVOR: (I) THE LEARNING OF CONCEPTS; (II) THE DEVELOPMENT OF CRITICAL THINKING; (III) THE UNDERSTANDING OF THE NATURE OF SCIENCE (DRIVER 1999, CAPECCHI AND CARVALHO 2004, OSBORNE 2004, DUSCHL 2006, SADLER 2006, MORK, 2012), AS WELL AS ASSISTING IN THE TRAINING OF CRITICAL AND REFLECTIVE TEACHERS AND STUDENTS WHO CAN ACT IN DEBATES AND DISCUSSIONS, THAT IS, THAT THEY CAN FULFILL THEIR ROLES AS CITIZENS AND HELP PROMOTE A SOCIETY THAT IS FAIRER TO ALL. THEREFORE, IN THIS WORK, WE EVALUATE HOW GRADUATES WHO ALREADY HAVE ARGUMENTATIVE ABILITIES ACT AS ARGUMENTATIVE TEACHERS AND WHICH ARGUMENTATIVE MANIFESTATIONS ARE FOUND IN DIFFERENT STAGES OF TEACHER EDUCATION. TO IDENTIFY LICENSING WITH ARGUMENTATIVE SKILLS, WE DEVELOPED A 180-HOUR COURSE ON ARGUMENTATION WITH THE PRESENTATION OF CONCEPTS AND CARRYING OUT ARGUMENTATIVE ACTIVITIES. AFTER SELECTING FIVE GRADUATES, WE EVALUATE THEIR PERFORMANCE AS TEACHERS AND REALIZE THAT THE ARGUMENTATION DEPENDS ON THE CONTEXT, THE AUDIENCE AND THE GOALS OF THE SPEAKER. IN THIS CASE, THE AUDITORIUM WAS EXTREMELY IMPORTANT FOR THE DEVELOPMENT OF THE ARGUMENT. USING THE ARGUMENTATION FRAMEWORKS, WE CONCLUDE THAT THE ARGUMENTATIVE TEACHERS MUST POSSESS THE NECESSARY TEACHER KNOWLEDGE TO ELABORATE AND CONDUCT AN ARGUMENTATIVE ACTIVITY, SKILLS SUCH AS QUICKLY ASSESSING ARGUMENTS, KEEPING THE DEBATE ALIVE, MAKING ADEQUATE INFERENCES, EXTRACTING IMPLICIT CONCEPTS, AMONG OTHERS PRESENTED IN THIS PAPER. SEARCH
Arquivo:
TES_DOUT20170531_BIANCHINI THIAGO BUFELI.pdf
Tamanho:
2371 Kb (2371053 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
21/11/2017 ÀS 16:59:08
Atualizado:
21/11/2017 ÀS 16:59:08
Visitas:
708
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 08:09:15
Downloads:
34
Último Download em :
05/01/2024 ÀS 12:22:17
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por