DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DA COLEÇÃO ?EJA ? MUNDO DO TRABALHO |
Autor: |
AZEVEDO, DANILO PIRES DE |
Email: |
danilo_azevedo08@terra.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP - BAURU |
Data de Publicação: |
2017 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. SALANDIM, MARIA EDNEIA MARTINS |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI ♠ Drª. SALANDIM, MARIA EDNEIA MARTINS ♠ Drª. GONÇALEZ, MIRIAN MARIA ANDRADE
|
Data de Defesa: |
24/08/2017 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EJA; ♠ HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE; ♠ LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA ♠ MODALIDADE DE ENSINO ♠ PARATEXTOS EDITORIAIS;
|
Resumo Original (PT): |
|
O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, PARTE DA COLEÇÃO EJA-MUNDO DO TRABALHO, VINCULADA AO PROGRAMA EJA-MUNDO DO TRABALHO E DISTRIBUÍDO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI ANALISAR COMO A MATEMÁTICA É MOBILIZADA, SEGUNDO A COLEÇÃO, EM RELAÇÃO A UMA CONCEPÇÃO DE TRABALHO, QUANDO ESTE SURGE COMO TEMA. NOSSA METODOLOGIA DE PESQUISA TEVE INSPIRAÇÃO NO REFERENCIAL METODOLÓGICO DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE, DE JOHN B. THOMPSON, E NOS PARATEXTOS EDITORIAIS, DE GÉRARD GENETTE, ALÉM DE TRABALHOS QUE UTILIZARAM ESSAS METODOLOGIAS PARA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS E NÃO DIDÁTICOS. TRAÇAMOS UM BREVE PANORAMA DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO BRASIL E, ESPECIFICAMENTE, NO ESTADO DE SÃO PAULO, SOBRE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA ESTA MODALIDADE DE ENSINO, ALÉM DE UMA ANÁLISE DOS LIVROS DE MATEMÁTICA DA COLEÇÃO EJA MUNDO DO TRABALHO |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ EDITORIAL PARATEXTS; ♠ EJA; ♠ HERMENEUTICS OF DEPHT; ♠ MATH TEXTBOOK ♠ TEACHING MODALITY;
|
Resumo Original (EN): |
|
THE PRESENT RESEARCH IS AN ANALYSIS OF A SET OF MATH TEXTBOOKS, PART OF EJA ? ?MUNDO DO TRABALHO? COLLECTION, JOINED TO THE EJA ? ?MUNDO DO TRABALHO? PROGRAM, DISTRIBUTED BY SECRETARY OF STATE OF EDUCATION OF SÃO PAULO. THE AIM OF THIS RESEARCH IS TO ANALIZE HOW MATH IS MOBILIZED, WHEN IT APPEARS IN SITUATIONS RELATED TO THE MAIN THEME OF THE COLLECTION (WORK). WE USE THE METHODOLOGICAL REFERENCE OF HERMENEUTICS OF DEPHT BY JOHN B. THOMPSON AND EDITORIAL PARATEXTS BY GÉRARD GENETTE, BESIDES OTHER STUDIES WHICH USED THESE METHODOLOGIES FOR THE ANALYSING OF TEXTBOOKS AND BOOKS. WE SKETCHED A BRIEF OVERVIEW ABOUT ADULTS? EDUCATION IN BRAZIL AND IN SÃO PAULO STATE, ALSO FORUSING ADULTS? EDUCATION MATH TEXTBOOKS |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20170824_AZEVEDO DANILO PIRES DE.pdf
|
Tamanho: |
2646 Kb (2646617 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
06/11/2017 ÀS 16:06:31 |
Atualizado: |
06/11/2017 ÀS 16:06:31 |
Visitas: |
640 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 16:20:01 |
Downloads: |
15 |
Último Download em : |
30/12/2023 ÀS 17:20:32 |