Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
?VENHA CÁ? E COMECE A ENSINAR MATEMÁTICA: UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO DE BARREIRAS/BA
Autor:
BORDIGNON, FÁBIO
Email:
fbordignon.profmath@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2016
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. SALANDIM, MARIA EDNEIA MARTINS
Banca Examinadora:
Drª. BARALDI, IVETE MARIA
Drª. SALANDIM, MARIA EDNEIA MARTINS
Drª. FERNANDES, DÉA NUNES
Data de Defesa:
23/02/2016
Palavras-Chave (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
HISTÓRIA ORAL
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Resumo Original (PT):
A PRESENTE DISSERTAÇÃO CONTA UMA HISTÓRIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO DE BARREIRAS-BAHIA, ANTES DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, O QUE VEM OCORRENDO A PARTIR DE 2006. MOBILIZANDO A METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL, FORAM ENTREVISTADAS SETE PROFESSORAS QUE ATUARAM E VÊM ATUANDO NA REGIÃO DESDE 1959. ESSAS ENTREVISTAS FORAM GRAVADAS, TRANSCRITAS, TEXTUALIZADAS E AUTORIZADAS PELAS DEPOENTES, SEGUINDO-SE PROCEDIMENTOS JÁ VALIDADOS PELO GRUPO DE PESQUISA GHOEM, QUE VEM EMPREENDENDO UM TRABALHO DE MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO BRASIL. ESTE TRABALHO É O PRIMEIRO DENTRO DO GRUPO A ESTUDAR UMA REGIÃO DA BAHIA. A PARTIR DOS DEPOIMENTOS DADOS, FOI REALIZADA UMA ANÁLISE NARRATIVA DE NARRATIVAS, COMPONDO-SE OUTRA NARRAÇÃO COM BASE NAS NARRATIVAS DOS PRINCIPAIS PONTOS RELATADOS PELAS ENTREVISTADAS. NESSA NARRAÇÃO, DESTACA-SE A HISTÓRIA DA CIDADE A PARTIR DO SURGIMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, A ATUAÇÃO DOS CURSOS DA ESCOLA NORMAL E, POSTERIORMENTE, DOS CURSOS DE MAGISTÉRIO COMO FORMAÇÃO INICIAL DESSAS PROFESSORAS. NESTA, TAMBÉM SE EVIDENCIA O FATO DE QUE, POR CONTA DA FALTA DE PROFESSORES QUE ENSINASSEM MATEMÁTICA, OS PROFESSORES ERAM CAPACITADOS PARA ATUAR COM A DISCIPLINA, SUBSTITUINDO-SE A LICENCIATURA E PROMOVENDO-SE A ADEQUAÇÃO AOS REQUISITOS DA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL VIGENTE. POR FIM, A NARRATIVA RESSALTA QUAIS FORAM OS CURSOS, COM DESTAQUE AOS ESTUDOS ADICIONAIS E CURSOS DE TREINAMENTO PROMOVIDOS PELA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS. ESTE TRABALHO POSSIBILITOU COMPREENDER OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DO BRASIL, OS QUAIS ACABARAM SUBSTITUINDO OS CURSOS DE LICENCIATURA NA ÁREA.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
EDUCATIONAL LEGISLATION
ORAL HISTORY
TEACHER TRAINING
Resumo Original (EN):
THIS RESEARCH TELLS A STORY ABOUT THE TRAINING OF MATHEMATICS TEACHERS IN THE REGION OF BARREIRAS, IN THE STATE OF BAHIA, BRAZIL, BEFORE THE INSTITUTIONALIZATION OF DEGREE COURSES IN MATHEMATICS, WHICH HAS BEEN TAKING PLACE SINCE 2006. ACCORDING TO THE METHODOLOGY OF ORAL HISTORY, WE HAVE INTERVIEWED SEVEN FEMALE MATHEMATICS TEACHERS WHO HAVE WORKED AND HAVE BEEN WORKING IN THE REGION SINCE 1959. THESE INTERVIEWS WERE RECORDED, TRANSCRIBED, TEXTUALIZED AND APPROVED BY THE INTERVIEWEES. FOR THAT, WE FOLLOWED THE PROCEDURES ALREADY VALIDATED BY GHOEM RESEARCH GROUP, WHICH HAS UNDERTAKING WORK TO MAP THE TRAINING AND PERFORMANCE OF MATHEMATICS TEACHERS IN BRAZIL. THIS RESEARCH IS THE FIRST WORK TO STUDY A REGION OF BAHIA IN THE GROUP. FROM THE GIVEN STATEMENTS, A NARRATIVE ANALYSIS OF NARRATIVES WAS CARRIED OUT. IT CONSISTED OF COMPOSING ANOTHER NARRATION BASED ON THE NARRATIVES OF THE MAIN FACTS REPORTED BY ALL INTERVIEWEES. THIS NARRATIVE PRESENTS THE CITY?S HISTORY FROM THE EMERGENCE OF EDUCATIONAL INSTITUTIONS, THE PERFORMANCE OF THE NORMAL SCHOOL COURSES AND TEACHING COURSES LATER, AS INITIAL TRAINING OF THESE TEACHERS. DUE TO LACK OF TEACHERS TO TEACH MATHEMATICS IN THE REGION, THE NARRATIVE ALSO POINTS OUT THAT TEACHERS WERE TRAINED TO ACT IN THE DISCIPLINE, REPLACING DEGREE AND PROMOTING ADAPTATION TO THE REQUIREMENTS OF THE CURRENT EDUCATIONAL LEGISLATION. FINALLY, IT SHOWS WHICH THESE COURSES WERE, ESPECIALLY THE ADDITIONAL STUDIES AND THE TRAINING COURSES ORGANIZED BY THE LOCAL STATE BOARD OF EDUCATION AND OTHER PUBLIC BODIES. THIS WORK ENABLED US TO UNDERSTAND THE PATHS OF MATHEMATICS TEACHERS? TRAINING IN BRAZIL?S COUNTRYSIDE, WHICH ENDED UP REPLACING DEGREE COURSES IN THE AREA.
Arquivo:
DIS_MEST20160223_BORDIGNON FABIO.pdf
Tamanho:
3605 Kb (3605042 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
2 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/10/2017 ÀS 14:27:39
Atualizado:
26/10/2017 ÀS 14:27:39
Visitas:
629
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 02:54:43
Downloads:
6
Último Download em :
01/03/2023 ÀS 15:42:53
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por