Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Autor:
YAMASHIRO, CLÁUDIA ROBERTA CALONE
Email:
claudioyamashiro@hotmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2007
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Banca Examinadora:
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI
Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI
Drª. AVANZI, MARIA RITA
Data de Defesa:
29/07/2007
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PESQUISA PARTICIPANTE
Resumo Original (PT):
EMBORA EXISTA UMA LEGISLAÇÃO QUE TORNA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL OBRIGATÓRIA EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, ESTA NÃO É DESENVOLVIDA NA ESCOLA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA O QUE, SEGUNDO ALGUNS PROFESSORES, SE DEVE ÀS DIFICULDADES POR ELES ENCONTRADAS EM FUNÇÃO DO DESCONHECIMENTO DOS OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE COMO PODEM ARTICULAR OS ASSUNTOS RELATIVOS ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS AOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DAS DIFERENTES DISCIPLINAS. ASSIM, ATRAVÉS DA PESQUISA PARTICIPANTE, ESTE ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR QUAIS SÃO ESTAS DIFICULDADES E RESPONDER AO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: ?O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA, PODERIA SER CONSIDERADO COMO UMA ATIVIDADE QUE CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE?? PARA ISSO, FORAM REALIZADOS VÁRIOS ENCONTROS COM UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP), DURANTE OS QUAIS FORAM INVESTIGADAS AS CONCEPÇÕES DE AMBIENTE DOS DOCENTES E AS DIFICULDADES POR ELES ENFRENTADAS AO DESENVOLVEREM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. NESTES ENCONTROS TAMBÉM FOI REALIZADO UM ESTUDO COLETIVO, VISANDO AO OFERECIMENTO DOS SUBSÍDIOS CONSIDERADOS NECESSÁRIOS PARA QUE OS EDUCADORES PUDESSEM CONSTRUIR UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A ESCOLA. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE A REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE, BEM COMO DAS DISCUSSÕES QUE OCORRERAM DURANTE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO, CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, UMA VEZ QUE A DIMENSÃO ALCANÇADA PELO PROJETO QUE CONSTRUÍRAM FOI ALÉM DAS AÇÕES PONTUAIS QUE ATÉ ENTÃO HAVIAM DESENVOLVIDO NAS OCASIÕES EM QUE TRABALHARAM COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ALÉM DISSO, HOUVE TAMBÉM UMA MUDANÇA DA CONCEPÇÃO DESTES EDUCADORES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E UMA VISÍVEL CONCENTRAÇÃO DE ESFORÇOS, POR PARTE DOS MEMBROS DO GRUPO, PARA BUSCAR A GARANTIA DA CONTINUIDADE DOS TRABALHOS COLETIVOS NA ESCOLA.
Título (EN):
TEACHERS´ EDUCATION THROUGH GROUP PREPARATION OF AN ENVIRONMENTAL EDUCATION PROJECT IN SCHOOLS
Palavras-Chave (EN):
ENVIRONMENTAL EDUCATION
PARTICIPATORY RESEARCH
TEACHERS´ EDUCATION
Resumo Original (EN):
EVEN THOUGH THERE IS A LEGISLATION MAKING IT COMPULSORY TO TEACH ENVIRONMENTAL EDUCATION COURSES IN ALL GRADES OF PUBLIC AND PRIVATE SCHOOLS, TEACHING THOSE COURSES IS NOT A COMMON PRACTICE. ACCORDING TO SOME TEACHERS, THE LAW IS NOT OBEYED, IN GENERAL, BECAUSE TEACHERS MEET SOME DIFFICULTIES WHEN PREPARING SUCH COURSES. THOSE DIFFICULTIES ARE BASICALLY DUE TO NOT KNOWING THE AIMS AND ESSENCE OF THE ENVIRONMENTAL EDUCATION AS WELL AS NOT KNOWING HOW TO RELATE THE ENVIRONMENTAL CONCERNS WITH THE SPECIFIC TOPICS OF THE DIFFERENT COURSES TAUGHT IN EACH GRADE. HENCE, THIS WORK HAS AS ITS AIM TO LEARN ABOUT THE DIFFICULTIES FACED BY THE TEACHERS AND TO ANSWER THE FOLLOWING QUESTION: ?COULD THE PROCESS OF GROUP PREPARATION OF AN ENVIRONMENTAL EDUCATION PROJECT IN A SCHOOL BE CONSIDERED AS AN ACTIVITY THAT CONTRIBUTES TO TEACHERS´ EDUCATION?? IN ORDER TO ANSWER THAT QUESTION, THIS STUDY USES PARTICIPATORY RESEARCH. SEVERAL MEETINGS WERE HELD WITH A GROUP OF TEACHERS FROM ELEMENTARY AND SECONDARY GRADES OF A PUBLIC SCHOOL IN THE CITY OF PRESIDENTE PRUDENTE (SP). DURING THOSE MEETINGS THE PERCEPTION THAT TEACHERS HAD ABOUT ENVIRONMENT AND THE DIFFICULTIES FACED BY THEM WHEN DEVELOPING ENVIRONMENTAL EDUCATION COURSES IN THE SCHOOL WERE ANALYZED. ALSO A GROUP STUDY AIMING TO OFFER THE NECESSARY TOOLS SO THAT TEACHERS COULD PREPARE AN ENVIRONMENTAL EDUCATION PROJECT IN THE SCHOOL WAS FORMED. IT WAS POSSIBLE TO OBSERVE THAT THAT TASK AS WELL AS THE GROUP DISCUSSIONS THAT OCCURRED DURING THE PREPARATION OF THE PROJECT AIDED IN THE TEACHERS´ EDUCATION. THAT CAN BE CORROBORATED WHEN OBSERVING THAT THE AIMS PROPOSED IN THE PROJECT PREPARED BY THEM REACHED FAR BEYOND THE ACTIONS DEVELOPED IN PREVIOUS SITUATIONS WHERE ENVIRONMENTAL EDUCATION HAD BEEN ADDRESSED. FURTHERMORE, THERE WAS A CHANGE IN THE IDEA THAT THOSE TEACHERS HAD ABOUT ENVIRONMENTAL EDUCATION. ADDITIONALLY, THERE WAS A CLEAR CONCENTRATION OF EFFORTS FROM THE GROUP TO MAKE SURE THAT GROUP ACTIVITIES WOULD CONTINUE IN THE SCHOOL.
Arquivo:
DIS_MEST20070729_YAMASHIRO CLAUDIA ROBERTA CALONE.pdf
Tamanho:
1254 Kb (1254970 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
17/03/2008 ÀS 20:57:56
Atualizado:
17/03/2008 ÀS 20:57:56
Visitas:
1387
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 22:39:25
Downloads:
85
Último Download em :
05/11/2017 ÀS 18:06:18
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por