DISSERTAÇÃO DE MESTRADO |
Título Original (PT): |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA |
Autor: |
YAMASHIRO, CLÁUDIA ROBERTA CALONE |
Email: |
claudioyamashiro@hotmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2007 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
MESTRE(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI ♠ Drª. CAMPOS, LUCIANA MARIA LUNARDI ♠ Drª. AVANZI, MARIA RITA
|
Data de Defesa: |
29/07/2007 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ EDUCAÇÃO AMBIENTAL ♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES ♠ PESQUISA PARTICIPANTE
|
Resumo Original (PT): |
|
EMBORA EXISTA UMA LEGISLAÇÃO QUE TORNA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL OBRIGATÓRIA EM TODOS OS NÍVEIS
DE ENSINO, ESTA NÃO É DESENVOLVIDA NA ESCOLA COMO PRÁXIS PEDAGÓGICA O QUE, SEGUNDO ALGUNS
PROFESSORES, SE DEVE ÀS DIFICULDADES POR ELES ENCONTRADAS EM FUNÇÃO DO DESCONHECIMENTO DOS
OBJETIVOS E PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE COMO PODEM ARTICULAR OS ASSUNTOS RELATIVOS
ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS AOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DAS DIFERENTES DISCIPLINAS. ASSIM, ATRAVÉS DA
PESQUISA PARTICIPANTE, ESTE ESTUDO OBJETIVOU INVESTIGAR QUAIS SÃO ESTAS DIFICULDADES E RESPONDER
AO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: ?O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM PROJETO DE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA, PODERIA SER CONSIDERADO COMO UMA ATIVIDADE QUE
CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE?? PARA ISSO, FORAM REALIZADOS VÁRIOS ENCONTROS COM UM
GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL
DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE (SP), DURANTE OS QUAIS FORAM INVESTIGADAS AS CONCEPÇÕES
DE AMBIENTE DOS DOCENTES E AS DIFICULDADES POR ELES ENFRENTADAS AO DESENVOLVEREM A EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NA ESCOLA. NESTES ENCONTROS TAMBÉM FOI REALIZADO UM ESTUDO COLETIVO, VISANDO AO
OFERECIMENTO DOS SUBSÍDIOS CONSIDERADOS NECESSÁRIOS PARA QUE OS EDUCADORES PUDESSEM
CONSTRUIR UM PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A ESCOLA. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE A
REALIZAÇÃO DESTA ATIVIDADE, BEM COMO DAS DISCUSSÕES QUE OCORRERAM DURANTE O PROCESSO DE
CONSTRUÇÃO DO PROJETO, CONTRIBUIU PARA A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, UMA VEZ QUE A DIMENSÃO
ALCANÇADA PELO PROJETO QUE CONSTRUÍRAM FOI ALÉM DAS AÇÕES PONTUAIS QUE ATÉ ENTÃO HAVIAM
DESENVOLVIDO NAS OCASIÕES EM QUE TRABALHARAM COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ALÉM DISSO, HOUVE
TAMBÉM UMA MUDANÇA DA CONCEPÇÃO DESTES EDUCADORES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E UMA
VISÍVEL CONCENTRAÇÃO DE ESFORÇOS, POR PARTE DOS MEMBROS DO GRUPO, PARA BUSCAR A GARANTIA DA
CONTINUIDADE DOS TRABALHOS COLETIVOS NA ESCOLA. |
|
Título (EN): |
TEACHERS´ EDUCATION THROUGH GROUP PREPARATION OF AN ENVIRONMENTAL EDUCATION PROJECT IN SCHOOLS |
Palavras-Chave (EN): |
♠ ENVIRONMENTAL EDUCATION ♠ PARTICIPATORY RESEARCH ♠ TEACHERS´ EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
EVEN THOUGH THERE IS A LEGISLATION MAKING IT COMPULSORY TO TEACH ENVIRONMENTAL EDUCATION
COURSES IN ALL GRADES OF PUBLIC AND PRIVATE SCHOOLS, TEACHING THOSE COURSES IS NOT A COMMON
PRACTICE. ACCORDING TO SOME TEACHERS, THE LAW IS NOT OBEYED, IN GENERAL, BECAUSE TEACHERS MEET
SOME DIFFICULTIES WHEN PREPARING SUCH COURSES. THOSE DIFFICULTIES ARE BASICALLY DUE TO NOT
KNOWING THE AIMS AND ESSENCE OF THE ENVIRONMENTAL EDUCATION AS WELL AS NOT KNOWING HOW TO
RELATE THE ENVIRONMENTAL CONCERNS WITH THE SPECIFIC TOPICS OF THE DIFFERENT COURSES TAUGHT IN
EACH GRADE. HENCE, THIS WORK HAS AS ITS AIM TO LEARN ABOUT THE DIFFICULTIES FACED BY THE TEACHERS
AND TO ANSWER THE FOLLOWING QUESTION: ?COULD THE PROCESS OF GROUP PREPARATION OF AN
ENVIRONMENTAL EDUCATION PROJECT IN A SCHOOL BE CONSIDERED AS AN ACTIVITY THAT CONTRIBUTES
TO TEACHERS´ EDUCATION?? IN ORDER TO ANSWER THAT QUESTION, THIS STUDY USES PARTICIPATORY
RESEARCH. SEVERAL MEETINGS WERE HELD WITH A GROUP OF TEACHERS FROM ELEMENTARY AND SECONDARY
GRADES OF A PUBLIC SCHOOL IN THE CITY OF PRESIDENTE PRUDENTE (SP). DURING THOSE MEETINGS THE
PERCEPTION THAT TEACHERS HAD ABOUT ENVIRONMENT AND THE DIFFICULTIES FACED BY THEM WHEN
DEVELOPING ENVIRONMENTAL EDUCATION COURSES IN THE SCHOOL WERE ANALYZED. ALSO A GROUP STUDY
AIMING TO OFFER THE NECESSARY TOOLS SO THAT TEACHERS COULD PREPARE AN ENVIRONMENTAL EDUCATION
PROJECT IN THE SCHOOL WAS FORMED. IT WAS POSSIBLE TO OBSERVE THAT THAT TASK AS WELL AS THE GROUP
DISCUSSIONS THAT OCCURRED DURING THE PREPARATION OF THE PROJECT AIDED IN THE TEACHERS´
EDUCATION. THAT CAN BE CORROBORATED WHEN OBSERVING THAT THE AIMS PROPOSED IN THE PROJECT
PREPARED BY THEM REACHED FAR BEYOND THE ACTIONS DEVELOPED IN PREVIOUS SITUATIONS WHERE
ENVIRONMENTAL EDUCATION HAD BEEN ADDRESSED. FURTHERMORE, THERE WAS A CHANGE IN THE IDEA THAT
THOSE TEACHERS HAD ABOUT ENVIRONMENTAL EDUCATION. ADDITIONALLY, THERE WAS A CLEAR
CONCENTRATION OF EFFORTS FROM THE GROUP TO MAKE SURE THAT GROUP ACTIVITIES WOULD CONTINUE IN
THE SCHOOL. |
|
Arquivo: |
DIS_MEST20070729_YAMASHIRO CLAUDIA ROBERTA CALONE.pdf
|
Tamanho: |
1254 Kb (1254970 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
17/03/2008 ÀS 20:57:56 |
Atualizado: |
17/03/2008 ÀS 20:57:56 |
Visitas: |
1400 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 18:22:30 |
Downloads: |
85 |
Último Download em : |
05/11/2017 ÀS 18:06:18 |