TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
FORMAR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA HISTÓRIA DO MOVIMENTO DAS LICENCIATURAS PARCELADAS NO MATO GROSSO DO SUL |
Autor: |
GONZALES, KÁTIA GUERCHI |
Email: |
profkatiaguerchi@gmail.com |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
UNESP - BAURU |
Data de Publicação: |
2017 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI |
Banca Examinadora: |
♠ Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI ♠ Drª. SILVA, HELOISA DA ♠ Drª. BARALDI, IVETE MARIA ♠ Drª. SOUZA, LUZIA APARECIDA ♠ Drª. GONÇALEZ, MIRIAN MARIA ANDRADE
|
Data de Defesa: |
19/06/2017 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ FORMAÇÃO DE PROFESSORES ♠ HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE ♠ HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ♠ HISTÓRIA ORAL ♠ MATO GROSSO UNO
|
Resumo Original (PT): |
|
ESTA PESQUISA BUSCA COMPREENDER ASPECTOS DAS LICENCIATURAS PARCELADAS QUE HABILITAVAM
PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO ?
UEMT E PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, RESPECTIVAMENTE, NAS DÉCADAS DE
1970 E 1990. AS PERSPECTIVAS ASSOCIADAS ÀS METODOLOGIAS DA HISTÓRIA ORAL E DA HERMENÊUTICA
DE PROFUNDIDADE FORNECEM A SUSTENTAÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA DO TRABALHO. DESSE MODO,
MOBILIZAMOS FONTES ESCRITAS DISPONÍVEIS E TAMBÉM NARRATIVAS CONSTITUÍDAS A PARTIR DA
REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM PESSOAS QUE ESTIVERAM ENVOLVIDAS DE ALGUMA FORMA COM A
IDEALIZAÇÃO, CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DESSE MODO DE FORMAÇÃO. EMERGEM DESTE ESTUDO
DISCUSSÕES ACERCA DE SITUAÇÕES PARTICULARES DO CONTEXTO EDUCACIONAL DA REGIÃO EM ESTUDO,
COMO A DIVISÃO DE MATO GROSSO UNO, A CRIAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL, AS INFLUÊNCIAS E
DISPUTAS POLÍTICAS; E AS CARÊNCIAS E URGÊNCIAS QUE PERMITIRAM QUE CURSOS COMO AS LICENCIATURAS
PARCELADAS FIZESSEM PARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ANTES E DEPOIS DA
DIVISÃO DO ESTADO. |
|
Título (EN): |
NÃO CONSTA |
Palavras-Chave (EN): |
♠ CRITICAL HERMENEUTICS ♠ HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION ♠ MATO GROSSO UNO ♠ ORAL HISTORY ♠ TEACHER EDUCATION
|
Resumo Original (EN): |
|
THE MAIN GOAL OF THIS RESEARCH TO UNDERSTAND THE CREATION AND DEVELOPMENT OF THE SO CALLED
PARCELED GRADUATION WHICH MAIN FOCUS WAS THE FORMATION OF MATH TEACHERS. SUCH COURSES
WERE OFFERED BY UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO ? UEMT- AND UNIVERSIDADE FEDERAL
DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS, RESPECTIVELY IN THE 70'S AND 90'S. THE METHODOLOGICAL
FRAMEWORK WAS GIVEN BY ORAL HISTORY AND THOMPSON?S HERMENEUTICS OF THE DEPTH. PARTICULAR
REMARKS ON THE REGIONAL CONTEXT EMERGE FROM THE ANALYTIC PROCESS: THE DIVISION OF MATO
GROSSO STATE, THE CREATION OF MATO GROSSO DO SUL STATE, THE INFLUENCES AND POLITICAL DISPUTES,
DEFICIENCIES AND URGENCIES THAT ALLOWED GRADUATIONS LIKE PARCELED GRADUATION TO BE ESSENTIAL
FOR MATHEMATICS TEACHERS FORMATION. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20170619_GONZALES KATIA GUERCHI.pdf
|
Tamanho: |
39085 Kb (39085223 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
12 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
19/09/2017 ÀS 16:47:00 |
Atualizado: |
19/09/2017 ÀS 16:47:00 |
Visitas: |
651 |
Última Visita em : |
15/07/2024 ÀS 21:46:39 |
Downloads: |
8 |
Último Download em : |
05/12/2023 ÀS 16:05:09 |