Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
FORMAR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UMA HISTÓRIA DO MOVIMENTO DAS LICENCIATURAS PARCELADAS NO MATO GROSSO DO SUL
Autor:
GONZALES, KÁTIA GUERCHI
Email:
profkatiaguerchi@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI
Banca Examinadora:
Dr. GARNICA, ANTONIO VICENTE MARAFIOTI
Drª. SILVA, HELOISA DA
Drª. BARALDI, IVETE MARIA
Drª. SOUZA, LUZIA APARECIDA
Drª. GONÇALEZ, MIRIAN MARIA ANDRADE
Data de Defesa:
19/06/2017
Palavras-Chave (PT):
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
HISTÓRIA ORAL
MATO GROSSO UNO
Resumo Original (PT):
ESTA PESQUISA BUSCA COMPREENDER ASPECTOS DAS LICENCIATURAS PARCELADAS QUE HABILITAVAM PROFESSORES PARA ENSINAR MATEMÁTICA OFERECIDAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO ? UEMT E PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL, RESPECTIVAMENTE, NAS DÉCADAS DE 1970 E 1990. AS PERSPECTIVAS ASSOCIADAS ÀS METODOLOGIAS DA HISTÓRIA ORAL E DA HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE FORNECEM A SUSTENTAÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA DO TRABALHO. DESSE MODO, MOBILIZAMOS FONTES ESCRITAS DISPONÍVEIS E TAMBÉM NARRATIVAS CONSTITUÍDAS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DE ENTREVISTAS COM PESSOAS QUE ESTIVERAM ENVOLVIDAS DE ALGUMA FORMA COM A IDEALIZAÇÃO, CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DESSE MODO DE FORMAÇÃO. EMERGEM DESTE ESTUDO DISCUSSÕES ACERCA DE SITUAÇÕES PARTICULARES DO CONTEXTO EDUCACIONAL DA REGIÃO EM ESTUDO, COMO A DIVISÃO DE MATO GROSSO UNO, A CRIAÇÃO DO MATO GROSSO DO SUL, AS INFLUÊNCIAS E DISPUTAS POLÍTICAS; E AS CARÊNCIAS E URGÊNCIAS QUE PERMITIRAM QUE CURSOS COMO AS LICENCIATURAS PARCELADAS FIZESSEM PARTE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ANTES E DEPOIS DA DIVISÃO DO ESTADO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
CRITICAL HERMENEUTICS
HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION
MATO GROSSO UNO
ORAL HISTORY
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE MAIN GOAL OF THIS RESEARCH TO UNDERSTAND THE CREATION AND DEVELOPMENT OF THE SO CALLED PARCELED GRADUATION WHICH MAIN FOCUS WAS THE FORMATION OF MATH TEACHERS. SUCH COURSES WERE OFFERED BY UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO ? UEMT- AND UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS, RESPECTIVELY IN THE 70'S AND 90'S. THE METHODOLOGICAL FRAMEWORK WAS GIVEN BY ORAL HISTORY AND THOMPSON?S HERMENEUTICS OF THE DEPTH. PARTICULAR REMARKS ON THE REGIONAL CONTEXT EMERGE FROM THE ANALYTIC PROCESS: THE DIVISION OF MATO GROSSO STATE, THE CREATION OF MATO GROSSO DO SUL STATE, THE INFLUENCES AND POLITICAL DISPUTES, DEFICIENCIES AND URGENCIES THAT ALLOWED GRADUATIONS LIKE PARCELED GRADUATION TO BE ESSENTIAL FOR MATHEMATICS TEACHERS FORMATION.
Arquivo:
TES_DOUT20170619_GONZALES KATIA GUERCHI.pdf
Tamanho:
39085 Kb (39085223 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
12 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
19/09/2017 ÀS 16:47:00
Atualizado:
19/09/2017 ÀS 16:47:00
Visitas:
636
Última Visita em :
27/04/2024 ÀS 00:26:56
Downloads:
8
Último Download em :
05/12/2023 ÀS 16:05:09
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por