Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Título Original (PT):
AS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS E SEUS EFEITOS DE SENTIDO DA LEITURA NA ESCOLA: JOGOS DE IMAGENS EM RELAÇÃO
Autor:
PAREDES, ROSELAINE CRISTINI ALVES
Email:
belbelcris@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
MESTRE(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Drª. MANZONI, ROSA MARIA
Banca Examinadora:
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. MANZONI, ROSA MARIA
Drª. PFEIFFER, CLAUDIA REGINA CASTELLANOS
Data de Defesa:
28/03/2017
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DO DISCURSO
ESCOLA
FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS
LEITOR
LEITURA
PRODUÇÃO DE SENTIDO
Resumo Original (PT):
ESTA DISSERTAÇÃO TEM COMO TEMA CENTRAL A LEITURA E O LEITOR NA ESCOLA E TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER PARTE DO PROCESSO DISCURSIVO EM JOGO NA RELAÇÃO DO PROFESSOR E DO ALUNO COM OS OBJETOS DISCURSIVOS LEITURA E LEITOR. PARTE DA CONSTATAÇÃO DE QUE A FUNÇÃO DA ESCOLA É FORMAR SUJEITOS LEITORES QUE POSSAM FAZER A RELAÇÃO ENTRE EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS E INTER-RELACIONAR O DITO E O NÃO-DITO, RELACIONANDO LÍNGUA COM HISTÓRIA. PARA ATINGIR TAL OBJETIVO, ANALISAMOS ENUNCIADOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES E ALUNOS, DOS ANOS FINAIS DE CADA CICLO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR A RESPEITO DA LEITURA E DO LEITOR, EM SITUAÇÃO DE ENTREVISTA. O CORPUS É DE CARÁTER EXPERIMENTAL E FOI CONSTITUÍDO POR RECORTES DE DEZOITO ENTREVISTAS FEITAS COM PROFESSORES E ALUNOS. LEVAMOS EM CONSIDERAÇÃO, PARA A ANÁLISE DESTAS ENTREVISTAS A QUESTÃO DO JOGO DE IMAGENS, ISTO É, AS RELAÇÕES IMAGINÁRIAS QUE ESTÃO SENDO PRODUZIDAS ENTRE OS INTERLOCUTORES, DE UMA ENTREVISTA (PROFESSORES E ALUNOS), RESULTANTES DE PROJEÇÕES. A ANÁLISE DOS OBJETOS DE PESQUISA FOI FUNDAMENTADA NO DISPOSITIVO TEÓRICO-ANALÍTICO DA ANÁLISE DE DISCURSO FRANCESA, PRINCIPALMENTE A PARTIR DOS TRABALHOS DE PÊCHEUX E ORLANDI PUBLICADOS NO BRASIL. COMO RESULTADO, PONTUAMOS OS VÁRIOS SENTIDOS DE LEITURA E DE LEITOR QUE CIRCULAM NO ESPAÇO ESCOLAR E DESCREVEMOS OS JOGOS DE IMAGENS E OS MECANISMOS DE ANTECIPAÇÃO QUE OCORREM NAS ENUNCIAÇÕES.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
DISCOURSE ANALYSIS
IMAGINARY FORMATIONS
PRODUCTION OF SENSES
READER
READING
SCHOOL
Resumo Original (EN):
THIS DISSERTATION HAS AS CENTRAL THEME THE READING AND THE READER IN THE SCHOOL AND HAS AS OBJECTIVE UNDERSTAND THE PART OF THE DISCURSIVE PROCESS AT STAKE IN THE RELATION OF THE TEACHER AND THE STUDENT WITH THE READING AND READER DISCURSIVE OBJECTS. IT BEGINS WITH THE REALIZATION THAT THE FUNCTION OF THE SCHOOL IS TO FORM READERS WHO CAN MAKE THE RELATIONSHIP BETWEEN EXPLICIT AND IMPLICIT AND INTERRELATE SAID AND UNSAID, RELATING LANGUAGE WITH HISTORY. FOR THE PURPOSE, WE ANALYZED STATEMENTS PRODUCED BY TEACHERS AND STUDENTS, OF THE FINAL YEARS OF EACH CYCLE OF EDUCATION, WITHIN THE SCHOOL SPACE REGARDING READING AND READER, IN AN INTERVIEW. THE CORPUS IS OF EXPERIMENTAL FEATURE AND WAS COMPOSED OF EIGHTEEN INTERVIEWS WITH TEACHERS AND STUDENTS. WE TAKE INTO CONSIDERATION, FOR THE ANALYSIS OF THESE INTERVIEWS, THE QUESTION OF THE GAME OF IMAGES, THAT IS, THE IMAGINARY RELATIONS THAT ARE BEING PRODUCED BETWEEN THE INTERLOCUTORS OF AN INTERVIEW (TEACHERS AND STUDENTS), RESULTING FROM PROJECTIONS. THE ANALYSIS OF THE OBJECTS OF RESEARCH WAS BASED ON THE THEORETICAL-ANALYTICAL DEVICE OF THE FRENCH DISCOURSE ANALYSIS, MAINLY FROM THE WORKS OF PÊCHEUX AND ORLANDI PUBLISHED IN BRAZIL. AS THE RESULT, WE PUNCTUATE THE VARIOUS SENSES OF READING AND OF READER THAT CIRCULATE IN THE SCHOOL SPACE AND WE DESCRIBE THE GAMES OF IMAGES AND THE MECHANISMS OF ANTICIPATION THAT OCCUR IN THE ENUNCIATIONS.
Arquivo:
DIS_MEST20170328_PAREDES ROSELAINE CRISTINI ALVES.pdf
Tamanho:
1914 Kb (1914312 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
07/08/2017 ÀS 11:37:23
Atualizado:
07/08/2017 ÀS 11:37:23
Visitas:
673
Última Visita em :
16/07/2024 ÀS 21:31:30
Downloads:
51
Último Download em :
30/04/2024 ÀS 10:49:06
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por