Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
SENTIDOS PRODUZIDOS POR LICENCIANDOS EM FÍSICA NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SOBRE TEMAS DA PESQUISA EM ENSINO
Autor:
JESUS, ANDRÉA CRISTINA SOUZA DE
Email:
andreacristtina@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2017
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Co-Orientador:
Drª. ALMEIDA, MARIA JOSÉ PEREIRA MONTEIRO DE
Banca Examinadora:
Drª. TEIXEIRA, ODETE PACUBI BAIERL
Dr. NARDI, ROBERTO
Drª. CORTELA, BEATRIZ SALEMME CORRÊA
Drª. ABRIL, OLGA LUCÍA CASTIBLANCO
Drª. CASSIANI, SUZANI
Data de Defesa:
06/03/2017
Palavras-Chave (PT):
ANÁLISE DE DISCURSO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
Resumo Original (PT):
DIANTE DA NECESSIDADE DE APROFUNDAR O DEBATE QUE VISA COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE A PRODUÇÃO ACADÊMICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E O TRABALHO DO PROFESSOR, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É INVESTIGAR COMO VEM OCORRENDO A INTERFERÊNCIA DE DISCIPLINAS INTEGRADORAS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS POR LICENCIANDOS EM SITUAÇÃO DE ESTÁGIO SOBRE TEMAS QUE SÃO INVESTIGADOS PELAS PESQUISAS EM ENSINO DE FÍSICA. CONSIDERAMOS ?DISCIPLINAS INTEGRADORAS? AQUELAS QUE TÊM COMO FOCO O ESTUDO DE CONHECIMENTOS RELACIONADOS AO ENSINO DE CONCEITOS DE UMA ÁREA ESPECÍFICA, NESTE CASO, O ENSINO DE FÍSICA. ACOMPANHAMOS, POR MEIO DE OBSERVAÇÕES, OITO LICENCIANDOS DO ÚLTIMO ANO DO CURSO AO LONGO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO, NA QUAL FOI PROPOSTA A ELABORAÇÃO DE MINICURSOS QUE CONTEMPLASSEM CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA PARA SEREM DESENVOLVIDOS NA ETAPA SEGUINTE DO ESTÁGIO: A REGÊNCIA. TAMBÉM FIZEMOS UM LEVANTAMENTO DOS PLANOS DE ENSINO DAS DISCIPLINAS INTEGRADORAS A FIM DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE OS TEMAS E REFERÊNCIAS QUE POSSIVELMENTE FORAM ESTUDADOS PELOS LICENCIANDOS. AS INFORMAÇÕES OBTIDAS FORAM ANALISADAS COM BASE NOS APORTES DA ANÁLISE DE DISCURSO, NA CORRENTE FRANCESA, APRESENTADA POR ENI ORLANDI. O ESTUDO MOSTROU QUE OS LICENCIANDOS PRODUZIRAM SENTIDOS DIVERSOS EM TORNO DE UMA VARIEDADE DE TEMAS INVESTIGADOS PELAS PESQUISAS EM ENSINO; TAL SITUAÇÃO NOS PERMITE AFIRMAR QUE O DISCURSO PRODUZIDO PELA PESQUISA EM ENSINO TEM CIRCULADO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS SUJEITOS OBSERVADOS. TAMBÉM NOTOU-SE EXPECTATIVAS POSITIVAS DOS LICENCIANDOS EM RELAÇÃO A POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS PARA A PRÁTICA DOCENTE. ESSES RESULTADOS NÃO PODEM SER DESVINCULADOS DA FORMA COM QUE ESTE CURSO DE LICENCIATURA FOI ORGANIZADO: COM DISCIPLINAS INTEGRADORAS OFERECIDAS DESDE O PRIMEIRO SEMESTRE DO CURSO, QUE ABORDAM DIVERSOS TEMAS E REFERÊNCIAS DA PESQUISA EM ENSINO; E O ESTÁGIO COMO UM MOMENTO DE ARTICULAR OS TEMAS ESTUDADOS COM A PRÁTICA DE ENSINO.
Título (EN):
NÃO CONSTA
Palavras-Chave (EN):
DISCOURSE ANALYSIS
INITIAL TEACHERS EDUCATION
RESEARCH IN PHYSICS EDUCATION
SUPERVISED TRAINING INTERNSHIP
Resumo Original (EN):
FACED WITH THE NEED TO UNDERSTAND THE RELATIONS BETWEEN ACADEMIC PRODUCTION IN SCIENCE TEACHING AND THE TEACHER'S PRACTICE, THE OBJECTIVE OF THIS RESEARCH IS INVESTIGATE HOW HAS BEEN OCCURRING THE INTERFERENCE OF INTEGRATIVE DISCIPLINES OF AN INITIAL PHYSICS TEACHERS EDUCATION PROGRAM IN THE PRODUCTION OF MEANINGS BY UNDERGRADUATE STUDENTS IN THE SUPERVISED TRAINING INTERNSHIP ABOUT TOPICS THAT ARE INVESTIGATED BY RESEARCH IN PHYSICS EDUCATION. WE CALL ?INTEGRATIVE DISCIPLINES? THOSE THAT FOCUS ON THE STUDY OF KNOWLEDGE RELATED TO THE EDUCATION OF SPECIFIC CONCEPTS, IN THIS CASE, THE PHYSICS EDUCATION. WE FOLLOWED, THROUGH OBSERVATIONS, EIGHT UNDERGRADUATE STUDENTS OF THE LAST YEAR OF THE PROGRAM ALONG THE SUPERVISED TRAINING INTERNSHIP IN WHICH IT WAS PROPOSED THE ELABORATION OF MINI-COURSES THAT CONTEMPLATED CONTRIBUTIONS OF THE RESEARCH IN PHYSICS EDUCATION TO BE DEVELOPED IN THE FOLLOWING STAGE OF THE TEACHING TRAINING, THE REGENCY OF CLASSES AT HIGH SCHOOL STUDENTS. WE ALSO DID A SURVEY OF THE TEACHING PLANS OF THE INTEGRATIVE DISCIPLINES IN ORDER TO OBTAIN INFORMATION ABOUT THE SUBJECTS AND REFERENCES THAT POSSIBLY WERE STUDIED BY THE UNDERGRADUATE STUDENTS. THE INFORMATION OBTAINED WAS ANALYZED BASED ON THE CONTRIBUTIONS OF DISCOURSE ANALYSIS, IN THE FRENCH LINE PRESENTED BY ENI ORLANDI. THE STUDY SHOWED THAT THE UNDERGRADUATE STUDENTS PRODUCED SEVERAL MEANINGS ABOUT THEMES INVESTIGATED BY RESEARCH IN PHYSICS EDUCATION AND THEY HAVE POSITIVE EXPECTATIONS ABOUT POSSIBLE CONTRIBUTIONS OF THESE RESEARCHES TO THE TEACHING PRACTICE. THESE RESULTS CAN NOT BE DISSOCIATED FROM THE WAY IN WHICH THIS TEACHERS EDUCATION PROGRAM WAS ORGANIZED: WITH INTEGRATIVE DISCIPLINES OFFERED SINCE THE BEGINNING OF THE COURSE, THEY STUDY TOPICS AND DIVERSE REFERENCES OF TEACHING EDUCATION; AND THE SUPERVISED TRAINING INTERNSHIP AS A MOMENT TO ARTICULATE THE STUDIED SUBJECTS WITH THE TEACHING PRACTICE.
Arquivo:
TES_DOUT20170306_JESUS ANDREA CRISTINA SOUZA DE.pdf
Tamanho:
3235 Kb (3235958 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
26/07/2017 ÀS 09:55:47
Atualizado:
26/07/2017 ÀS 09:55:47
Visitas:
441
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 02:39:25
Downloads:
44
Último Download em :
01/07/2022 ÀS 22:58:33
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por