TESE DE DOUTORADO |
Título Original (PT): |
TORNANDO-ME PROFESSORA DE CIÊNCIAS COM ALUNOS INDÍGENAS KAIOWÁ E GUARANI |
Autor: |
PERRELLI, MARIA APARECIDA DE SOUZA |
Email: |
cidaperrelli@yahoo.com.br |
Instituição: |
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL |
Unidade: |
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP |
Local de Publicação: |
BAURU |
Data de Publicação: |
2007 |
Área: |
MULTIDISCIPLINAR |
Área de Concentração: |
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Titulação: |
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Orientador: |
Dr. BERTOLLI FILHO, CLÁUDIO |
Banca Examinadora: |
♠ Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE ♠ Drª. TALAMONI, JANDIRA LIRIA BISCALQUINI ♠ Dr. FLEURI, REINALDO MATIAS ♠ Dr. NASCIMENTO, ADIR CASARO
|
Data de Defesa: |
28/09/2007 |
Palavras-Chave (PT): |
♠ CIÊNCIA ? ESTUDO E ENSINO. ♠ EDUCAÇÃO INTERCULTURAL ? ENSINO DE CIÊNCIAS ♠ ÍNDIOS ? FORMAÇÃO DE PROFESSORES ♠ PROFESSORES ? FORMAÇÃO.
|
Resumo Original (PT): |
|
UM DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA ESCOLA INDÍGENA NA ATUALIDADE É O DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O
ENSINO EM UMA ESCOLA ESPECÍFICA, DIFERENCIADA, INTERCULTURAL E BILÍNGÜE. PARTE DESSA QUESTÃO REFERE-SE À
IMPORTÂNCIA DE FORMAR FORMADORES DESSES PROFESSORES. ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO COMPREENDER
COMO OCORREU O MEU PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO PROJETO ARA VERÁ ?
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS KAIOWÁ/GUARANI DE MATO GROSSO DO SUL. PARA TANTO, OPTEI
POR FAZER UMA NARRATIVA DA MINHA EXPERIÊNCIA NESSE CONTEXTO. ESSA OPÇÃO SE ANCORA NO MOVIMENTO QUE
ADOTA A ABORDAGEM BIOGRÁFICA COMO PERSPECTIVA EPISTEMOLÓGICA, POIS ADMITE QUE A FORMAÇÃO DO
PROFESSOR TAMBÉM SE DÁ NA EXPERIÊNCIA E QUE ESSE PROCESSO DEVE SER INVESTIGADO. A NARRATIVA FOI
CONCEBIDA COMO UMA VIAGEM ABERTA A REFLEXÕES E A DIFERENTES TEORIZAÇÕES, CADA UMA RECRUTADA A SEU
TEMPO, EM FUNÇÃO DOS DESAFIOS APRESENTADOS. PARA CONDUZIR-ME NAS REFLEXÕES, UTILIZEI COMO PONTO DE
PARTIDA OS REGISTROS QUE FIZ DA MINHA ATUAÇÃO NO PROJETO E, POR MEIO DELES, TRANSITEI POR ENTRE TRÊS
MOVIMENTOS CONFLUENTES E INTERPENETRANTES: O RE-CONHECIMENTO DE MIM MESMA, DOS KAIOWÁ/GUARANI E
DOS NOSSOS MODOS DE CONHECER E INTERPRETAR O MUNDO. NESSE PERCURSO FORMATIVO, FUI APRENDENDO A NOS
CONHECER COMO SUJEITOS HISTÓRICOS, COM VISÕES DE MUNDO DISTINTAS E COM VONTADE DE TORNAR AS AULAS DE
CIÊNCIAS NATURAIS EM CONTEXTOS DE ENCONTRO ENTRE CULTURAS, DE TROCA DE SABERES E DE INFLUÊNCIAS
RECÍPROCAS. |
|
Título (EN): |
|
Palavras-Chave (EN): |
♠ INDIGENOUS ? TEACHERS EDUCATION ♠ INTERCULTURAL EDUCATION ? SCIENCE TEACHING ♠ SCIENCE ? STUDY AND TEACHING. ♠ TEACHERS ? EDUCATION.
|
Resumo Original (EN): |
|
ONE OF THE CHALLENGES FACED BY THE INDIGENOUS SCHOOL IN THE PRESENT TIME IS THE TEACHER?S EDUCATION FOR
TEACHING IN A SPECIFIC, DIFFERENTIATED, INTERCULTURAL AND BILINGUAL SCHOOL. PART OF THIS PROBLEM CONCERNS
THE IMPORTANCE TO BUILD TEACHERS FOR THESE TEACHERS THIS RESEARCH AIMED TO UNDERSTAND HOW OCCURRED
MY PROCESS OF EDUCATION FOR TEACHING NATURAL SCIENCES IN THE PROJETO ARA VERÁ ? EDUCATION PROGRAM FOR
INDIGENOUS STUDENTS KAIOWA/GUARANI OF MATO GROSSO DO SUL - BRASIL. FOR IN SUCH AWAY I DECIDED TO
MAKE A NARRATIVE OF MY PROPER EXPERIENCE IN THIS CONTEXT. THIS CHOOSE HAS ANCHORS IN THE MOVEMENT
THAT ADOPTS THE BIOGRAPHICAL BOARDING AS EPISTEMOLOGIC PERSPECTIVE, BECAUSE ACCEPTS THAT THE TEACHER?S
EDUCATION ALSO IS GIVEN BY EXPERIENCE AND THAT THIS PROCESS MUST BE INVESTIGATED. THIS NARRATIVE WAS
CONCEIVED AS AN OPEN TRIP TO THE REFLECTIONS AND THE DIFFERENT THEORIZATION EACH ONE ENLISTED
OPPORTUNELY, AS THE CHALLENGE WERE PRESENTED DURING THE JOURNEY. TO LEAD ME IN THE REFLECTIONS, I USED
AS STARTING POINT THE REGISTERS THAT I MADE FROM MY PERFORMANCE IN THE PROJETO ARA VERA AND I TRANSITED
AMONG THREE CONFLUENT AND INTERPENETRATING MOVEMENTS: THE RE-COGNITION OF MYSELF, OF
KAIOWÁ/GUARANI AND OUR WAYS TO KNOW AND TO INTERPRET THE WORLD. IN THIS EDUCATIVE PROCESS, I WAS
LEARNING HOW TO KNOW US A HISTORICAL CITIZENS, WITH DIFFERENT WORLD PERSPECTIVE, AND WITH DESIRE TO
BECOME THE NATURAL SCIENCE CLASSES ON INTERCULTURAL CONTEXT, WITHIN KNOWLEDGE EXCHANGE AND RECIPROCAL
INFLUENCES. |
|
Arquivo: |
TES_DOUT20070928_PERRELLI MARIA APARECIDA DE SOUZA.pdf
|
Tamanho: |
21230 Kb (21230483 bytes)
|
Tempo Estimado Para Download: |
7 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
|
Criado: |
12/03/2008 ÀS 15:16:24 |
Atualizado: |
12/03/2008 ÀS 15:16:24 |
Visitas: |
1839 |
Última Visita em : |
24/04/2024 ÀS 17:48:54 |
Downloads: |
191 |
Último Download em : |
24/05/2022 ÀS 16:35:01 |