Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AMPLIADOS
Autor:
BERGAMO, GERALDO ANTONIO
Email:
bergamo@fc.unesp.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA
Banca Examinadora:
Drª. MARTINS, SUELI TEREZINHA FERREIRA
Dr. VALE, JOSÉ MISAEL FERREIRA DO
Dr. POLONI, ADIL
Drª. BASSO, ITACY SALGADO
Drª. SAVIANI, NEREIDE
Data de Defesa:
23/06/2006
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
ENSINO DE CIÊNCIAS
ENSINO E APRENDIZAGEM
ENSINO FUNDAMENTAL
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
LBORATÓRIO
MÉTODO MARXISTA
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEM.
TRABALHO LABORATORIAL
TRABALHO PRÁTICO
Resumo Original (PT):
ESTE TRABALHO TRATA DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AMPLIADOS (MRPA), QUE FOI ELABORADO PARA A DISCIPLINA MATEMÁTICA NO ENSINO BÁSICO E TRABALHADO NA FACULDADE DE CIÊNCIAS/UNESP, NO PERÍODO 2000-2002, EM CURSOS PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA. A PARTIR DE UM APORTE TEÓRICO INICIAL, FOI REFORMULADO CONFORME OS PROFESSORES RELATAVAM APLICAÇÕES EM SUAS SALAS DE AULA. O MRPA VISA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E PROPÕE UM TRATAMENTO ?NÃO-INTERNALISTA? PARA A DISCIPLINA. CONCEBE OS ENUNCIADOS DE MATEMÁTICA CONSTITUÍDOS NUM CAMPO SEMÂNTICO E AMPLIA O SIGNIFICADO DOS CONCEITOS, ATRAVÉS DE RELAÇÕES DE SIMILITUDE OU CONTRASTE, PARA OS CAMPOS SOCIAL, POLÍTICO E ECONÔMICO. NA PRÁTICA, PARTE DE ENUNCIADOS TÍPICOS DE PROBLEMAS ESCOLARES DE MATEMÁTICA E AMPLIA ESSES ENUNCIADOS COM QUESTÕES DOS OUTROS CAMPOS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PRINCIPIA COM UMA EXPOSIÇÃO SINTÉTICA DO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO. PROCEDE A UMA CARACTERIZAÇÃO DO MOVIMENTO DIALÉTICO DAS CATEGORIAS E APRESENTA UMA MANEIRA DO MÉTODO MARXISTA, BEM COMO DAS CATEGORIAS DO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO, SER APLICADO EM EDUCAÇÃO, TRABALHANDO COM AS CATEGORIAS PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ESCOLAR ENQUANTO FORMAS PARTICULARES DA PRODUÇÃO EM GERAL. A ESCOLA EXISTENTE É CARACTERIZADA COMO INSTITUIÇÃO SOCIAL DE POTENCIAÇÃO DE FORÇA DE TRABALHO, CUJAS ATIVIDADES SÃO SOBRE DETERMINADAS PELA LEI DO VALOR. SUA ANÁLISE APRESENTA AS DETERMINAÇÕES E MEDIAÇÕES ESSENCIAIS DA CONTRADIÇÃO ESTUDANTE-CONTEÚDO, COLOCANDO QUE MÉTODO DIDÁTICO É A MEDIAÇÃO ENTRE ESTUDANTE E CONTEÚDO. DEFENDE QUE AULA CONSTITUI A CATEGORIA SIMPLES/ABSTRATA QUE CONTÉM AS DETERMINAÇÕES E MEDIAÇÕES DO PROCESSO DE TOTALIDADE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ESCOLAR, CONSTITUINDO-SE, PORTANTO, NA SUA UNIDADE DE ANÁLISE, BEM COMO QUE MÉTODOS DIDÁTICOS SÃO HISTORICAMENTE DESENVOLVIDOS. NA SEQÜÊNCIA, A ESCOLA EXISTENTE É COLOCADA EM FACE DE POSSIBILIDADES DE UM PROCESSO ESCOLAR QUE, PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO, TENDA A ENGASTAR-SE NUMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E ENCETA UM DIÁLOGO COM DUAS PEDAGOGIAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL: A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A ASSIMILAÇÃO SOLIDÁRIA. EXPÕE AS CONCEPÇÕES DE VIGOTSKI PARA A UNIDADE DIALÉTICA PENSAMENTO-LINGUAGEM, CONCEITOS ESPONTÂNEOS E CIENTÍFICOS, DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS SUPERIORES E DE MEIOS EXTERNOS DE PENSAMENTO. APRESENTA ALGUMAS CONSIDERAÇÕES DE DAVIDOV SOBRE IMPLICAÇÕES DESSE APORTE PSICOLÓGICO PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR E, DE LEONTIEV, AS RELAÇÕES ENTRE ATIVIDADE E AÇÃO. COMENTA A INCIDÊNCIA DESSES APORTES TEÓRICOS PARA O CAMPO EM QUE ELES FORAM ELABORADOS: UMA EDUCAÇÃO SOCIALISTA, CUJO ASPECTO NODAL É A UNIDADE ENTRE ENSINO E TRABALHO. RESSALTA E DEFENDE O QUE ESSES AUTORES COLOCAM: QUE É POSSÍVEL, E É NECESSÁRIO, UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM FUNDAMENTO SOCIALISTA NO BOJO DO CAPITALISMO. DESCREVE OS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS DO MRPA, SEGUNDO O QUE FOI REALIZADO NOS CURSOS PARA PROFESSORES. APRESENTA EXEMPLOS DE TEXTOS DE EXTENSÃO DE SIGNIFICADOS PARA CONJUNTOS OU TÓPICOS MATEMÁTICOS, BEM COMO RELAÇÕES ENTRE CONCEITOS E TÓPICOS. ESSE TIPO DE MATERIAL DIDÁTICO É VOLTADO PARA PROFESSORES E VISA AUXILIÁ-LOS A REALIZAR AMPLIAÇÕES DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS.
Título (EN):
ENGLISH
Palavras-Chave (EN):
ELEMENTARY SCHOOL
EMANCIPATORY EDUCATION
KNOWLEDGE PRODUCTION
LABORATORY
LABORATORY WORK
MARXIST METHOD
MATHEMATICAL SOLVING PROBLEMS
PRACTICAL WORK
SCIENCE TEACHING
TEACHERS´BACKGROUND
TEACHING AND LEARNING
Resumo Original (EN):
THIS STUDY IS ABOUT THE THEORETICAL FOUNDATIONS OF THE MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AMPLIADOS - MRPA (BROADENED PROBLEM SOLVING METHOD), DEVELOPED AND APPLIED IN THE COURSE MATHEMATICS IN ELEMENTARY EDUCATION, PROFFERED TO MATHEMATICS TEACHERS AT THE STATE UNIVERSITY OF SÃO PAULO (UNESP) IN THE PERIOD FROM 2000 TO 2002. THE THEORETICAL BASE THAT FORMED THE STARTING POINT FOR THE STUDY WAS REFORMULATED OVER THE COURSE OF THE STUDY TO REFLECT THE TEACHERS? REPORTS OF THEIR OWN EXPERIENCES WHEN APPLYING THE METHOD IN THE CLASSROOM. THE MRPA INVOLVES A VIEW OF EDUCATION AS EMANCIPATORY, AND PROPOSES A ?NON-INTERNALISTIC? APPROACH FOR THE COURSE. MATHEMATICAL ENUNCIATIONS ARE CONCEIVED OF AS BEING CONSTITUTED WITHIN A SEMANTIC FIELD, AND THE MEANING OF THE CONCEPTS IS BROADENED, THROUGH THEIR RELATIONS OF SIMILARITY AND CONTRAST, TO THE SOCIAL, POLITICAL, AND ECONOMIC SPHERES. IN PRACTICE, ONE BEGINS WITH MATHEMATICAL STATEMENTS COMMONLY USED IN THE SCHOOL AND BROADENS THEM BY INTRODUCING QUESTIONS FROM OTHER FIELDS. THE LAYING OF THE THEORETICAL FOUNDATION BEGINS WITH A PRESENTATION THAT SYNTHESIZES HISTORICAL AND DIALECTIC MATERIALISM. IT PROCEEDS TO A CHARACTERIZATION OF THE DIALECTIC MOVEMENT OF THE CATEGORIES, AND PRESENTS A WAY OF APPLYING THE MARXIST METHOD, AS WELL AS THE CATEGORIES OF HISTORICAL AND DIALECTIC MATERIALISM, IN EDUCATION, WORKING WITH THE CATEGORIES PRODUCTION OF KNOWLEDGE AND PRODUCTION OF SCHOOL KNOWLEDGE AS PARTICULAR FORMS OF PRODUCTION IN GENERAL. THE SCHOOL TODAY IS CHARACTERIZED AS A SOCIAL INSTITUTION FOR TRAINING THE WORK FORCE, WHOSE ACTIVITIES ARE ULTIMATELY DETERMINED BY THE LAW OF VALUE. THE ANALYSIS PRESENTS THE ESSENTIAL DETERMINATIONS AND MEDIATIONS OF THE STUDENT-CONTENT CONTRADICTION, PROPOSING THAT THE DIDACTIC METHOD IS THE MEDIATION BETWEEN THE STUDENT AND CONTENT. IT IS DEFENDED THAT CLASS CONSTITUTES THE SO-CALLED CATEGORY SIMPLE/ABSTRACT CONTAINING THE DETERMINATIONS AND MEDIATIONS OF THE PROCESS OF THE TOTALITY PRODUCTION OF SCHOOL KNOWLEDGE, CONSTITUTING ITSELF, THEREFORE, IN ITS UNIT OF ANALYSIS; IT IS ALSO ASSERTED THAT DIDACTIC METHODS ARE HISTORICALLY DEVELOPED. NEXT, THE SCHOOL TODAY IS PLACED IN THE FACE OF POSSIBILITIES FOR A SCHOOL PROCESS THAT, TO GO BEYOND REPRODUCTION, TENDS TO IMBED ITSELF IN EMANCIPATORY EDUCATION, AND ENGAGES IN A DIALOGUE WITH TWO PEDAGOGIES DEVELOPED IN BRAZIL: PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY) AND ASSIMILAÇÃO SOLIDÁRIA (MUTUAL ASSIMILATION). VYGOTSKI?S CONCEPTIONS ARE PRESENTED REGARDING THE DIALECTIC UNIT THOUGHT-LANGUAGE, SPONTANEOUS AND SCIENTIFIC CONCEPTS, AND DEVELOPMENT OF THE SUPERIOR PSYCHIC FUNCTIONS AND OF EXTERNAL MEANS OF THOUGHT. SOME OF DAVIDOV?S CONSIDERATIONS REGARDING THE IMPLICATIONS OF THIS PSYCHOLOGICAL PERSPECTIVE FOR EDUCATION IN THE SCHOOLS, AS WELL AS LEONTIEV?S THOUGHTS ON THE RELATIONS BETWEEN ACTIVITY AND ACTION, ARE DISCUSSED. ALSO MENTIONED IS THE INCIDENCE OF THESE THEORETICAL SOURCES IN THE FIELD FOR WHICH THEY WERE ELABORATED: A SOCIALIST EDUCATION, WHOSE NODAL POINT IS THE UNITY BETWEEN TEACHING AND WORK. WE EMPHASIZE AND DEFEND THE PERSPECTIVE OF THESE AUTHORS THAT A TEACHING AND LEARNING PROCESS BASED ON SOCIALISM IS POSSIBLE, AND NECESSARY, IN THE BELLY OF CAPITALISM. DIDACTIC PROCEDURES FOR MRPA ARE DESCRIBED THAT FOLLOW WHAT WAS DONE IN THE COURSES FOR THE TEACHERS. EXAMPLES OF TEXTS DISCUSSING EXTENTION OF MEANINGS FOR SETS OR MATHEMATICAL TOPICS, AS WELL AS RELATIONS BETWEEN CONCEPTS AND TOPICS ARE PROVIDED. THIS TYPE OF DIDACTIC MATERIAL IS INTENDED FOR TEACHERS AND AIMS TO ASSIST THEM IN BROADENING THE STATEMENTS OF THE PROBLEMS.
Arquivo:
TES_DOUT20060623_GERALDO ANTONIO BERGAMO.pdf
Tamanho:
819 Kb (819267 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
16/02/2007 ÀS 10:59:57
Atualizado:
16/02/2007 ÀS 10:59:57
Visitas:
4011
Última Visita em :
26/04/2024 ÀS 17:24:16
Downloads:
330
Último Download em :
01/01/2024 ÀS 14:03:09
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por