Gira-Gira II
Objetivo
Contexto
- Imagine um carrinho de brinquedo
andando em linha reta no chão de sua sala. Então você
dá um empurrãozinho nele para o lado esquerdo. Ele vai mudar
um pouco sua direção para a esquerda e depois continuará
a andar em linha reta. Você empurra o carrinho da mesma maneira outra
vez, e mais uma, e de novo, de novo... o carrinho consequentemente vai
mudar de direção repetidas vezes. Imagine então, se
houvesse uma força empurrando o carrinho constantemente para um
lado, ele mudaria de direção constantemente e acabaria por
descrever uma curva. A força que faz com que um corpo qualquer faça
uma curva é chamada força centrípeta e é orientada
para o centro da curva, perpendicularmente à direção
da velocidade.
- Se você já viajou
num ônibus, já sentiu estar sendo jogado para o lado cada
vez que este dobra uma esquina. Algumas vezes isso acontece mais intensamente
do que em outras. No entanto, em todas as vezes você termina no mesmo
lugar onde começou (sentado no banco). O que acontece é que
o ônibus faz uma curva e você tende a continuar o seu movimento
em linha reta na mesma direção que vinha tendo. Mas não
sai do ônibus porque acaba por entrar em contato com ele, e ele lhe
força para que também faça a curva. Quanto mais rápido
o ônibus virar, maior será a força aplicada por ele
para que você permaneça na curva. Concluímos então
que quanto mais rápido um objeto percorre uma trajetória
circular, maior será a força centrípeta para mantê-lo
numa circunferência.
Idéia do experimento
O experimento consiste em girar
em torno de si uma pequena borracha presa por uma linha (acompanhe a explicação
vendo a figura abaixo). À uma ponta da linha se prende a borracha;
à outra ponta dela se prende uma sacola contendo uma determinada
quantidade de bolinhas de gude. A linha atravessa uma latinha de bebida.
Tenta-se então, segurando na latinha, girar a borracha suficientemente
rápido para manter pendurada a sacola com as bolinhas de gude. Existe
uma relação força centrípeta-velocidade de
giro: uma é proprocional à outra. Assim, para manter suspensa
a sacola, 20 bolinhas de gude, a borracha terá que girar bem mais
rápido do que se houvesse 20 bolinhas de gude. Comece pondo um tanto
de bolinhas de gude dento da sacola e então tente sustentá-la
girando a borracha com ajuda da latinha; ponha mais um pouco de bolinhas
e repita; encha mais a sacola e tente ergue-la apenas girando a borracha.
Você perceberá que é preciso girar a borracha cada
vez mais rapidamente. O peso que você produz pondo bolinhas de gude
na sacola corresponde à força centrípeta que agirá
na borracha; assim como é preciso uma força centrípeta
maior para uma velocidade circular maior, é preciso uma velocidade
circular maior para uma força centrípeta (o peso da sacola)
maior.
Tabela do material
Item |
Observações |
Uma latinha de refrigerante vazia |
Das comuns de 350ml. |
Linha de nylon |
Deve ser lisa para facilitar o movimento e
resistente para dar maior segurança. A linha de nylon (de pesca)
se encaixa bem nesse perfil. Cerca de 1,2 a 1,5m são suficientes. |
Um prego |
|
Uma sacola |
Se for plástica, use duas para grantir que não arrebente. |
Um clips grande |
|
Uma borracha escolar |
|
Bolinhas de gude |
Um bocado (depende da velocidade de rotação que se
quer imprimir) |
Montagem
- Fure o centro do fundo da latinha
com ajuda do prego.
- Passe a linha pela latinha passando
do furo no fundo até além da boca da latinha.
- Prenda bem ponta do lado do furo
à borracha.
- Prenda os laços da sacola
ao clips, de modo que os laços passem por dentro dele.
- Amarre ponta da linha que sobrou
(do lado da boca da latinha) no clips.
- De acordo com o experimento, ponha
as bolinhas dentro da sacola, segure na latinha e gire a borracha.
Comentários
- Apesar da robustez do nylon e do
formato do furo no fundo da lata, a linha tem uma certa tendência
a romper se utilizada em demasia (10min de girando), pois aos poucos a
lata vai avariando a linha.
- As bolinhas de gude foram escolhidas
porque são baratas e fáceis de serem encontradas, mas podem
ser substituídas desde que sejam seguidas as devidas proporções
de massa em relação à borracha. Uma boa idéia
é usar objetos encontrados em sala de aula, como estojos etc.
- Amarre muito bem a borracha, afinal,
não queremos que niguém tome uma borrachada a toa. O nó
de forca é muito eficiente para isto.
Esquema de montagem
Projeto Experimentos de Física com Materiais do Dia-a-Dia
- UNESP/Bauru
MHS/FCL