Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
A PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor:
ZAMUNARO, ANA NOÊMIA BRAGA ROCCHI
Email:
anarocchi@uol.com.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2006
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Banca Examinadora:
Drª. CALDEIRA, ANA MARIA DE ANDRADE
Dr. CARNEIRO, MARCELO CARBONE
Dr. DINIZ, RENATO EUGENIO DA SILVA
Dr. CUNHA, MARCUS VINICIUS DA
Dr. LORENCINI JÚNIOR, ÁLVARO
Data de Defesa:
20/10/2006
Palavras-Chave (PT):
CONCEITOS DE EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO E PENSAMENTO REFLEXIVO
JOHN DEWEY
PRÁTICA DE ENSINO
Resumo Original (PT):
A TESE ?PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES? RELATA A CONSTRUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS DE LICENCIANDOS DO 4º ANO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ? UNESP ? CAMPUS DE BAURU QUE CURSAVAM A DISCIPLINA ?PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA?. O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO PARA A ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA PRESENTE TESE É A TEORIA PRAGMÁTICA DE JOHN DEWEY (1859-1961) E SEUS CONCEITOS DE EXPERIÊNCIA, EDUCAÇÃO E PENSAMENTO REFLEXIVO SUBSIDIARAM A DISCUSSÃO DESSAS ATIVIDADES. A METODOLOGIA UTILIZADA É A PESQUISA QUALITATIVA. PARA A VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM APLICAMOS INSTRUMENTOS INVESTIGATIVOS TAIS COMO: QUESTÃO INICIAL, ANÁLISE DAS AULAS PREPARADAS E DADAS NA UNIVERSIDADE, AVALIAÇÃO DOS GRUPOS SOBRE AS AULAS DADAS, AVALIAÇÃO DAS AULAS LECIONADAS NA ESCOLA PÚBLICA E AVALIAÇÃO FINAL DAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ANO LETIVO. OS RESULTADOS INDICARAM-NOS QUE O REFERENCIAL TEÓRICO DEWEYANO SUBSIDIOU OS LICENCIANDOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UMA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA.
Título (EN):
SCIENCES AND BIOLOGY TEACHING PRACTICE AND ITS ROLE IN TEACHER FORMATION
Palavras-Chave (EN):
EXPERIENCE CONCEPTS, EDUCATION AND REFLEXIVE THOUGT
JOHN DEWEY
TEACHING PRACTICE
Resumo Original (EN):
THE THESIS ?SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING PRACTICE AND ITS ROLE IN TEACHER FORMATION? RELATES THE THEORETICAL-PRACTICAL EXPERIENCE CONSTRUCTION BY 4TH TERM STUDENTS IN BIOLOGICAL SCIENCES COLLEGE OF UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA ? UNESP ? BAURU CAMPUS WHICH WERE STUDYING THE SUBJECT ?SCIENCES AND BIOLOGY TEACHING PRACTICE?. THE THEORETICAL REFERENTIAL USED TO THE PROPOSED ACTIVITIES ANALYSIS IN THE PRESENT THESIS IS THE PRAGMATIC THEORY BY JOHN DEWEY (1859 ? 1061) AND HIS EXPERIENCE, EDUCATION AND REFLEXIVE THOUGHT CONCEPT,S WHICH HAVE SUBSIDIZED THE DISCUSSION ABOUT THESE ACTIVITIES. THE USED METHODOLOGY WAS THE QUALITATIVE RESEARCH. FOR LEARNING VERIFICATION WE HAVE APPLIED INVESTIGATIVE INSTRUMENTS SUCH AS: INITIAL QUESTION, ANALYSIS OF THE PREPARED AND GIVEN CLASSES AT UNIVERSITY, GROUP EVALUATION ABOUT THE GIVEN CLASSES, EVALUATION OF THE GIVEN CLASSES AT A PUBLIC SCHOOL AND FINAL EVALUATION OF THE EXECUTED ACTIVITIES DURING THE COMPLETE TERM. THE RESULTS INDICATED THAT DEWEYAN THEORETICAL REFERENTIAL SUBSIDIZED THE GRADUATING STUDENTS AT A REFLEXIVE TEACHING PRACTICE FORMATION PROCESS.
Arquivo:
TES_DOUT20061020_ZAMUNARO ANA NOEMIA BRAGA ROCCHI.pdf
Tamanho:
1336 Kb (1336634 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
11/05/2007 ÀS 16:07:16
Atualizado:
11/05/2007 ÀS 16:07:16
Visitas:
7747
Última Visita em :
29/03/2024 ÀS 06:16:23
Downloads:
1095
Último Download em :
14/03/2024 ÀS 17:12:45
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por