Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Autor:
AFFONSO, DALVA MARIANA
Email:
dalva.affonso@etec.sp.gov.b
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
FACULDADE DE CIÊNICAS
Data de Publicação:
2014
Área:
CIÊNCIAS HUMANAS
Área de Concentração:
EDUCAÇÃO
Titulação:
DOUTOR(A) EM EDUCAÇÃO
Orientador:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Banca Examinadora:
Dr. YONEZAWA, WILSON MASSASHIRO
Dr. LOPES JUNIOR, JAIR
Drª. FERNANDES, MARIA JOSÉ DA SILVA
Dr. SANTOS, MARCELO GIORDAN
Drª. SILVA, SANI DE CARVALHO RUTZ DA
Data de Defesa:
27/02/2014
Palavras-Chave (PT):
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ENSINO DE CIÊNCIAS
ENSINO DE CIÊNCIAS
TEORIA DA AÇÃO MEDIADA
TEORIA DA AÇÃO MEDIADA
Resumo Original (PT):
O CONTEXTO DISCURSIVO DA AULA DE CIÊNCIAS TEM SIDO ALVO DE DIVERSAS PESQUISAS, EM ESPECIAL NO QUE TANGE ÀS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS VISANDO À CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. AS DIFERENTES LINGUAGENS E DISCURSOS QUE CIRCULAM NO CONTEXTO PEDAGÓGICO TAMBÉM GANHAM DESTAQUE. DENTRE OS PADRÕES DE DISCURSO EXISTENTES NA SALA DE AULA, ESTÁ A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, QUE PODE TER VÁRIOS SIGNIFICADOS, DEPENDENDO DE QUEM A ESTÁ CONCEITUANDO. NO ENSINO DE CIÊNCIAS, OBJETIVA-SE QUE O PROCESSO AVALIATIVO SEJA CONSTRUÍDO E FOCADO NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS, E NÃO NA AFERIÇÃO DE AMONTOADOS DE CONTEÚDOS COMO PRODUTO DESSE PROCESSO. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA ABORDA O PROCESSO AVALIATIVO SOB A ÓTICA DE LICENCIADOS EM CIÊNCIAS NATURAIS - PROFESSORES EFETIVOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL PÚBLICA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O TRABALHO FOCA PRIMORDIALMENTE AS CONCEPÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DO PROFESSOR SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, AS QUAIS FORAM ANALISADAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA AÇÃO MEDIADA DE WERTSCH, UTILIZANDO-SE TAMBÉM OS CONCEITOS DE EDUCAÇÃO DE VYGOTSKY. A ABORDAGEM METODOLÓGICA DESTE TRABALHO É QUALITATIVA, COM ANÁLISE DE CONTEÚDO DOS DADOS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A ESCOLHA E A FALTA DE COESÃO NA METODOLOGIA DE ENSINO INFLUENCIAM A PRÁTICA AVALIATIVA NO COTIDIANO DO PROFESSOR E A SUA PERCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. PERCEBE-SE, ADEMAIS, QUE A ESCOLA EXERCE UM PODER MUITO FORTE NO PROCESSO AVALIATIVO. DESTARTE, CONCLUIU-SE QUE OS DOCENTES TANTO ANSEIAM POR MUDANÇAS EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COMO TRANSFORMAM SEUS MÉTODOS VISANDO À APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
Título (EN):
-
Palavras-Chave (EN):
LEARNING ASSESSMENT
LEARNING ASSESSMENT
SCIENCE TEACHING
SCIENCE TEACHING
THEORY OF MEDIATED ACTION
THEORY OF MEDIATED ACTION
Resumo Original (EN):
THE LEARNING ASSESSMENT IS THE ONE AMONG THE MANY SPEECH GENRE IN SCHOOL. IN THE MEANTIME, THE ASSESSMENT PROCESS CAN HAVE SEVERAL MEANING, THIS WILL DEPEND OF WHOM IS DEFINING IT. THE SCIENCE TEACHING AIMS THAT ASSESSMENT TASKS MUST BE DESIGNED TO GATHER EVIDENCE OF STUDENTS ABILITIES, TO APPLY THE SKILLS AND THEIR UNDERSTANDING OF THE CROSS-CUTTING CONCEPTS IN THE CONTEXTS OF PROBLEMS. IN ORDER TO, THAT THE TOPIC OF DISCUSSION FROM THIS RESEARCH IT BE THE ASSESSMENT PROCESS FROM A SCIENCE TEACHERS PERSPECTIVES THOSE WHO ARE PERMANENT TEACHERS IN A PUBLIC SCHOOL FROM STATE INNER SÃO PAULO, BRAZIL. THE SPECIAL AIM OF THIS WORK WAS BRING TEACHERS CONCEPTIONS ABOUT LEARNING ASSESSMENT. THE PEDAGOGICAL PERCEPTIONS FROM SCIENCE TEACHERS WERE ANALIZED IN THE THEORY OF MEDIATED ACTION FROM WERTSCH S PERSPECTIVE. ALSO, THESE RESULTS WERE ANALYZED FROM VYGOTSKY S EDUCATIONAL CONCEPTIONS PROSPECT. THE METHODOLOGICAL APPROACH WAS QUALITATIVE WITH CONTENT ANALISIS OF DATA. THUS, THE RESULTS INDICATED THAT THE TEACHING METHODS WERE DEFICIENT AND THIS KIND OF DEFICIENCES WERE VERY IMPORTANT IN CHOICE OF ASSESSMENT METHODS FOR THE TEACHERS. FURTHERMORE, THE SCHOOL BOARD HAS NA IMPORTANTE POWER IN THE ASSESSMENT PROCESS. TO CONCLUDE, THE RESEARCH GAVE EVIDENCES OF THAT THESE TEACHERS DESIRE HAVE FOR CHANGES IN THEIR PRACTICES AND THEY COME CHANGING THEIR METHODS AIMING THE STUDENT LEARNING.
Arquivo:
TES_DOUT20140227_AFFONSO DALVA MARIANA.pdf
Tamanho:
2742 Kb (2742564 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
04/08/2022 ÀS 09:38:37
Atualizado:
04/08/2022 ÀS 09:38:37
Visitas:
247
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 02:26:44
Downloads:
3
Último Download em :
01/01/2024 ÀS 05:24:02
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por