Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
SABERES DOCENTES E A PRÁTICA NOS ESTÁGIOS: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE QUÍMICA
Autor:
STANZANI, ENIO DE LORENA
Email:
enio.stanzani@gmail.com
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
UNESP - BAURU
Data de Publicação:
2018
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Drª. BOZELLI, FERNANDA CÁTIA
Drª. MARTORANO, SIMONE ALVES DE ASSIS
Drª. PASSOS, MARINEZ MENEGHELLO
Drª. BROIETTI, FABIELE CRISTIANE DIAS
Data de Defesa:
28/02/2018
Palavras-Chave (PT):
ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA
SABERES DOCENTES
Resumo Original (PT):
CONSIDERANDO-SE A CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES COMO UMA ATIVIDADE COMPLEXA, QUE PERPASSA NÃO SOMENTE A FORMAÇÃO ACADÊMICA, MAS TAMBÉM A CONSTITUIÇÃO DE CRENÇAS E VALORES PESSOAIS, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR QUAIS SABERES DOCENTES OS LICENCIANDOS MOBILIZAM AO INICIAREM AS PRÁTICAS NOS ESTÁGIOS CURRICULARES E SE TAIS SABERES SÃO REELABORADOS A PARTIR DE UM PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA, O QUAL FUNDAMENTOU-SE, PRINCIPALMENTE, NOS REFERENCIAIS ACERCA DA SITUAÇÃO DE ESTUDO E DA ABORDAGEM HISTÓRICA DOS CONCEITOS. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA DESENVOLVEU-SE NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR ? CAMPUS APUCARANA), COM A PARTICIPAÇÃO INICIAL DE NOVE ESTUDANTES. AS ATIVIDADES PROPOSTAS FUNDAMENTARAM-SE NAS IDEIAS DO PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA (PRO) E A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 6 ETAPAS ? (1) ENTREVISTA INICIAL COLETIVA, A QUAL TEVE COMO OBJETIVO LEVANTAR AS IDEIAS PRÉVIAS REFERENTES AO PLANEJAMENTO E AÇÕES DOCENTES; (2) AULAS DESENVOLVIDAS PELOS LICENCIANDOS E APRESENTADAS AOS COLEGAS DE CURSO; (3) REUNIÕES DE ORIENTAÇÃO E REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA; (4) ENTREVISTA COLETIVA COM O PROPÓSITO DE REFLETIR ACERCA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS ESTÁGIOS; (5) ACOMPANHAMENTO DOS LICENCIANDOS NO CAMPO DE ESTÁGIO; (6) ENTREVISTAS INDIVIDUAIS/DUPLAS COM OS ESTAGIÁRIOS SOBRE OS SABERES MOBILIZADOS E RECONSTRUÍDOS AO LONGO DOS ESTÁGIOS. OS DADOS FORAM REGISTRADOS POR MEIO DE GRAVAÇÕES EM ÁUDIO E VÍDEO, RELATÓRIOS E NOTAS DE CAMPO CONSTRUÍDAS PELO PESQUISADOR AO LONGO DAS ETAPAS CITADAS ANTERIORMENTE, PORÉM, DEVIDO À QUANTIDADE EXCESSIVA DE DADOS, FORAM ANALISADAS APENAS AS ENTREVISTAS (ETAPAS 1, 4 E 6) E, DENTRE OS SEIS LICENCIANDOS QUE PARTICIPARAM DE TODOS OS ESTÁGIOS DA PESQUISA, SELECIONAMOS, DE MANEIRA ALEATÓRIA, TRÊS SUJEITOS. COMO REFERENCIAL METODOLÓGICO PARA ORGANIZAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS, ADOTAMOS OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA, UTILIZANDO OS SABERES DISCIPLINARES, PEDAGÓGICOS, CURRICULARES E EXPERIENCIAIS COMO CATEGORIAS A PRIORI. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE OS LICENCIANDOS, APESAR DE POSSUÍREM IDEIAS ESPONTÂNEAS MUITO SÓLIDAS SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE, PASSAM A REVISITÁ-LAS A PARTIR DE UM MOVIMENTO DE FORMAÇÃO QUE PROMOVE ESPAÇOS DE DISCUSSÃO E REFLEXÃO REALIZADAS A PARTIR DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA ÁREA E DA TROCA DE EXPERIÊNCIAS NOS ESTÁGIOS, SUSTENTANDO SEUS PLANEJAMENTOS, SUAS AÇÕES EM SALA DE AULA E, PRINCIPALMENTE, REELABORANDO SEUS SABERES DOCENTES. ESSE MOVIMENTO DE ANÁLISE PERMITIU, POR FIM, CONSTRUIR SUBCATEGORIAS PARA CADA UM DOS SABERES DOCENTES, AS QUAIS PODEM INDICAR CAMINHOS QUE ORIENTEM OS PROFESSORES FORMADORES NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS FORMATIVOS QUE REALMENTE DEEM CONTA DA COMPLEXIDADE DO TRABALHO DOCENTE, VISANDO CONTRIBUIR COM O MOVIMENTO DE PROFISSIONALIZAÇÃO DEFENDIDO PELAS PESQUISAS DA ÁREA.
Título (EN):
TEACHING KNOWLEDGE AND PRACTICE THROUGHOUT INTERNSHIPS: POSSIBILITIES IN THE FORMATION OF THE FUTURE CHEMISTRY TEACHER
Palavras-Chave (EN):
INITIAL FORMATION OF CHEMISTRY TEACHERS
ORIENTED REFLECTION PROCESS
SUPERVISED INTERNSHIPS
TEACHING KNOWLEDGE
Resumo Original (EN):
CONSIDERING THE CONSTITUTION OF TEACHING KNOWLEDGE AS A COMPLEX ACTIVITY, WHICH PERVADES NOT ONLY THE ACADEMIC FORMATION, BUT ALSO THE CONSTITUTION OF PERSONAL BELIEFS AND VALUES, THE PRESENT WORK AIMS TO ANALYSE WHICH PIECES OF TEACHING KNOWLEDGE TRAINEE TEACHERS MOBILISE WHEN THEY INITIATE THE PRACTICES IN THE STAGES CURRICULAR AND IF SUCH KNOWLEDGE IS RE-ELABORATED FROM A PROCESS OF ORIENTED REFLECTION, WHICH WAS BASED, MAINLY, ON THE REFERENCES ABOUT THE STUDY SITUATION AND THE HISTORICAL APPROACH OF THE CONCEPTS. IN THIS PERSPECTIVE, THE RESEARCH WAS DEVELOPED IN THE SUBJECTS OF SUPERVISED INTERNSHIP OF THE CHEMISTRY DEGREE COURSE OF THE FEDERAL TECHNOLOGICAL UNIVERSITY OF PARANÁ (UTFPR - CAMPUS APUCARANA), WITH THE INITIAL PARTICIPATION OF NINE STUDENTS. THE PROPOSED ACTIVITIES WERE BASED ON THE IDEAS OF THE PROCESS OF ORIENTED REFLECTION (PRO) AND THE DATA COLLECTION TOOK PLACE IN 6 STAGES - (1) INITIAL COLLECTIVE INTERVIEW, WHICH HAD THE OBJECTIVE OF RAISING THE PREVIOUS IDEAS REGARDING PLANNING AND TEACHING ACTION; (2) CLASSES DEVELOPED BY THE GRADUATES AND PRESENTED TO CLASSMATES; (3) ORIENTATION AND REFLECTION MEETINGS ON THE PRACTICE; (4) A PRESS CONFERENCE WITH THE PURPOSE OF REFLECTING ON THE ACTIVITIES CARRIED OUT IN THE STAGES; (5) MONITORING OF THE GRADUATES IN THE FIELD OF TRAINING; (6) INDIVIDUAL / DOUBLE INTERVIEWS WITH THE TRAINEES ON THE KNOWLEDGE MOBILISED AND RECONSTRUCTED THROUGHOUT THE STAGES. THE DATA WERE RECORDED THROUGH AUDIO AND VIDEO RECORDINGS, REPORTS AND FIELD NOTES CONSTRUCTED BY THE RESEARCHER DURING THE AFOREMENTIONED STEPS; HOWEVER, DUE TO THE EXCESSIVE AMOUNT OF DATA, ONLY THE INTERVIEWS WERE ANALYSED (STEPS 1, 4 AND 6) AND, AMONG THE SIX GRADUATES WHO PARTICIPATED IN EVERY RESEARCH STAGE, WE RANDOMLY SELECTED THREE OF THEM. AS A METHODOLOGICAL REFERENCE FOR ORGANISING, ANALYSING AND INTERPRETING DATA, WE ADOPTED THE ASSUMPTIONS OF TEXTUAL DISCOURSE ANALYSIS, USING THE DISCIPLINARY, PEDAGOGICAL, CURRICULAR AND EXPERIENTIAL KNOWLEDGE AS A PRIORI CATEGORIES. THE RESULTS SHOW THAT GRADUATES, DESPITE HAVING VERY SOLID SPONTANEOUS IDEAS ABOUT THE TEACHING ACTIVITY, BEGIN TO REVISIT THEM FROM A TRAINING ENVIRONMENT WHERE DISCUSSIONS AND REFLECTION ARE PROMOTED BOTH FROM THEORETICAL REFERENCES AND EXCHANGES OF EXPERIENCES THROUGHOUT THE INTERNSHIP. SUCH CONTRIBUTIONS HELP GRADUATES SUPPORT THEIR PLANNING, THEIR ACTIONS IN THE CLASSROOM AND, ABOVE ALL, REBUILT THEIR TEACHING KNOWLEDGE. THIS ANALYSIS DEVELOPMENT PROCESS HAS FINALLY ALLOWED US TO CONSTRUCT SUBCATEGORIES FOR EACH OF THE TEACHERS' KNOWLEDGE, WHICH MAY INDICATE WAYS TO GUIDE TEACHER TRAINERS IN THE CONSTRUCTION OF TRAINING SPACES THAT REALLY TAKE INTO ACCOUNT THE COMPLEXITY OF TEACHING WORK, AIMING TO CONTRIBUTE TO THE MOVEMENT OF PROFESSIONALISATION ADVOCATED BY AREA RESEARCH.
Arquivo:
TES_DOUT20180228_STANZANI ENIO DE LORENA.pdf
Tamanho:
2271 Kb (2271507 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
06/04/2018 ÀS 14:37:24
Atualizado:
06/04/2018 ÀS 14:37:24
Visitas:
1728
Última Visita em :
19/04/2024 ÀS 04:03:26
Downloads:
69
Último Download em :
30/01/2024 ÀS 20:37:49
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por