Fotos - Novo

A área de Visão Computacional, fortemente consolidada em vários países, tem crescido de maneira significativa nos últimos anos no Brasil. Ela caracteriza-se primordialmente pela utilização de imagens digitais associadas a técnicas de Reconhecimento de Padrões. Além disso, o estudo de métodos cognitivos, processos biológicos, processos físicos e estatísticos tem gerado soluções importantes para a área de Visão Computacional.

O objetivo principal do Workshop de Visão Computacional (WVC) é possibilitar a apresentação e discussão de trabalhos desenvolvidos em universidades e centros de pesquisas brasileiros, visando estimular grupos de pesquisas em Visão Computacional na geração de idéias e na divulgação dos trabalhos realizados.

O evento que deu origem à série, o WVC 2005, aconteceu na cidade de Piracicaba, SP, em conjunto com o WRA 2005 – II Workshop de Realidade Aumentada, no período de 21 a 23 de Setembro de 2005, e foi organizado pelo Departamento de Ciências da Computação da UNIMEP (http://iris.sel.eesc.usp.br/wvc2005).

O II Workshop de Visão Computacional, WVC 2006, aconteceu no período de 16 a 18 de Outubro de 2006, na USP, Campus de São Carlos, sob a realização do Departamento de Engenharia Elétrica (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e contou com apoio da FAPESP e CAPES (http://iris.sel.eesc.usp.br/wvc2006).

O III Workshop de Visão Computacional, WVC 2007, aconteceu no período de 22 a 24 de Outubro de 2007, na UNESP, campus de São José do Rio Preto, sob a realização do Departamento de Ciências de Computação e Estatística, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), e contou com o apoio da SBC, da FAPESP e CAPES (http://iris.sel.eesc.usp.br/wvc2007).

Em 2008, o Departamento de Computação, da Faculdade de Ciências, UNESP, campus de Bauru, está realizando o IV Workshop de Visão Computacional, WVC 2008, no período de 17 a 19 de novembro de 2008, com o apoio da SBC, IEEE, FAPESP, CAPES, CNPq, FUNDUNESP e PROEX, e com o patrocínio da Opto, MSTech, Cientistas Associados, Grafilar, Nossa Caixa e Banco Real.

Em 2008, estão participando do WVC pesquisadores de Instituições de Ensino e Pesquisa localizadas em todas as regiões do Brasil, desde o Rio Grande do Sul até o Amazonas, da América Latina e dos Estados Unidos. Foram submetidos 63 trabalhos, dos quais 18 foram aceitos para apresentação oral e 31 para apresentação na forma de pôster.

O WVC é um evento científico que está ganhando importância no cenário nacional, sendo o único a tratar especificamente de pesquisas envolvendo todos os aspectos de estudos em Visão Computacional e Processamento de Imagens.

Palestrantes Convidados do WVC 2008:

Minicursos Convidados do WVC 2008:

O WVC 2008 está sendo realizado pelo Departamento de Computação, UNESP, Bauru, parcialmente em conjunto com o V Workshop de Realidade Virtual e Aumentada.

 

Prof. Dr. Aparecido Nilceu Marana
Coordenador Geral do WVC 208

Contato: (14)3103-6079