Departamento de Matemática

Projeto Pedagógico

O Curso de Licenciatura em Matemática tem como objetivo a formação do professor de Matemática como uma liderança intelectual, social e política para intervir nas atuais condições escolares. Espera-se, desse modo, que o licenciado atue efetivamente no sentido de alterar as condições de ensino e aprendizagem vigentes, ao considerar o conhecimento da realidade social, econômica e cultural de nossa região e do conhecimento aprofundado em Matemática - interligado às questões de natureza pedagógica.

Por se tratar de uma Licenciatura, a estruturação do Curso prioriza as disciplinas e atividades destinadas à formação do professor de Matemática para os anos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Quanto à organização curricular, as disciplinas procuram fugir de uma visão meramente conteudista, articuladas no sentido de levar à apreensão dos conceitos da Matemática e das Ciências da Educação do ponto de vista de suas estruturas fundamentais.

Essa articulação global procura romper a divisão estanque entre as chamadas disciplinas de conteúdo específico e das disciplinas pedagógicas, para possibilitar a adequação intelectual entre o conteúdo programático das disciplinas e o universo de conhecimentos do professor, necessários ao profícuo desenvolvimento do magistério no nível dos Ensinos Fundamental e Médio.

O curso também oferece outras atividades tais como eventos e desenvolvimento de projetos.

Partindo do princípio de que o processo de formação do professor de Matemática não se exaure nos quatro anos mínimos que o mesmo permanece no curso de graduação, a Universidade propicia atividades que permitem aos seus ex-alunos uma formação continuada.


Abaixo estão os "links" para os textos, na íntegra, dos Projetos Político-Pedagógicos: