Zinco

Informações Gerais

     O Zinco é um metal branco-azulado, brilhante, resistente a oxidação e quebradiço em temperatura ambiente (298K); mas sendo maleável em temperaturas entre 373K e 423K.

     É  um metal de transição e pertence ao gás nobre 12 da tabela periódica.

     Dados históricos comprovam, que o zinco metálico, era produzido na Índia no séculoXIII. Através  da reação de redução do mineral calamina - Zn4(Si2O7) (OH)2 . H2O com substâncias orgânicas, tais como a lã (pêlo de animais).

     O metal foi redescoberto na Europa por Andreas S. Marggraf em 1746, provando que ele poderia ser obtido pela redução da calamina com o carvão vegetal. 

     Nome do Elemento: Zinco
     Símbolo Químico: Zn
     Número Atômico (Z): 29
     Peso Atômico: 65,39
     Grupo da Tabela: 12 (IIB)
     Configuração Eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4s2
     Classificação: Metal de Transição
     Estado Físico: Sólido (T=298K)
     Densidade: 7,14 g/cm3
     Ponto de Fusão (PF): 692,68 K
     Ponto de Ebulição (PE): 1180,0 K

Origem do Nome

     Do alemão "zink".

Histórico

     Muito antes do zinco ser reconhecido como elemento distinto, seus minérios eram usados para produzir latão. Uma liga contendo zinco foi achada em ruínas pré-históricas na Transilvânia. Zinco metálico foi produzido na Índia, no século 13, pela redução da calamina com materiais orgânicos.

     1746 – Na Europa, foi redescoberto por Marggraf, que o isolou através da redução da calamina com carvão vegetal.

Disponibilidade

     Os principais minerais são a blenda (sulfeto de zinco, ZnS), a esmitsonita (carbonato de zinco, ZnCO3), a franklinita (espinélio* de zinco e ferro), a calamina (silicato básico de zinco) e a zincita (óxido de zinco, ZnO).

     A abundância na crosta terrestre é de aproximadamente 75 ppm.

     *Espinélios são minerais formados, basicamente, por aluminato de magnésio, podendo este ser parcialmente substituído por ferro, manganês ou zinco e o alumínio, por ferro ou cromo.

Produção

     Pode ser produzido pelo aquecimento do minério para formar o óxido e a posterior redução com carbono (ZnO + C ® Zn + CO).

Aplicações     

     Empregado em uma variedade de ligas: latão, bronze para molas, com níquel e prata para tipografia, ligas para soldas, etc.

     Zinco metálico é usado em alguns tipos de baterias.

     Ligado com cobre e alumínio, é usado para produzir peças fundidas sob pressão, as quais são amplamente usadas nas indústrias automobilística, de equipamentos elétricos e outras.

     Muito usado no revestimento (galvanização) de peças de aço, para prevenir a corrosão.

     O zinco é um elemento essencial para o crescimento de homens e animais.