Neônio

Informações Gerais

     O neônio é um gás incolor, inerte, pertencente ao grupo 18 da tabela periódica. É classificado como gás nobre.

     Em 1896, Sir William Ramsey incluiu uma tabelaperiódica dos elementos ao seu livro "Gases na atmosfera". Nesta tabela ele posicionou o grupo dos gases nobres corretamente, apesar do argônio possuir um número atômico maior do que o do potássio (K). Em 1898 Sir William Ramsay e Morris W. Travers, descobriram um novo elemento na primeira fração da destilação do argônio líquido. Eles deram o nome de neônio (Ne), do grego neos.

     Posteriormente, F.W. Aston, mostrou que o neônioera uma mistura de dois isótopos 20Ne e 22Ne. Ele foi o primeiro a aplicar o conceito de isótopo à elementos não radioativos.

     O neônio é o quarto elemento mais abundante no Universo e o quinto na atmosfera terrestre

     Nome do Elemento: Neônio
     Símbolo Químico:Ne
     Número Atômico (Z): 10
     Peso Atômico: 20,1797
     Grupo da Tabela: 18 (VIIIA)
     Configuração Eletrônica: 1s2 2s2 2p6
     Classificação: Gás Nobre
     Estado Físico: Gasoso (T=298K)
     Densidade: -
     Ponto de Fusão (PF): 24,56 K
     Ponto de Ebulição (PE): 27,07 K

Origem do Nome

     Do grego "neon" que significa novo.

Histórico

     1896 – Sir William Ramsey incluiu uma tabela periódica dos elementos ao seu livro "Gases na atmosfera". Nesta tabela ele posicionou o grupo dos gases nobres corretamente, apesar do argônio possuir um número atômico maior do que o do potássio (K).

     1898 – Sir William Ramsay e Morris W. Travers, descobriram um novo elemento na primeira fração da destilação do argônio líquido. Eles deram o nome de neônio (Ne), do grego neos. Posteriormente, F.W. Aston, mostrou que o neônio era uma mistura de dois isótopos 20Ne e 22Ne. Ele foi o primeiro a aplicar o conceito de isótopo à elementos não radioativos.

Disponibilidade

     Está presente na atmosfera, na proporção de aproximadamente 1 parte para 65000 partes de ar.

Produção

     Destilação fracionada do ar líquido.

Aplicações

     Em pequenas lâmpadas de sinalização usadas em aparelhos elétricos e eletrônicos. Em lâmpadas para anúncios luminosos (misturado com argônio). Em válvulas para raios-X (misturado com argônio). Em lasers de hélio e néon. Como gás de enchimento em alguns lasers de vapores metálicos. Detectores de íons para laboratórios. Líquido criogênico para sensores ultra-sensíveis de infravermelho, etc.