Portal Unesp
Portal Unesp
Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte English version   Versión en Español
 
   
 
Grupo de Pesquisa en ensino de Ciências.
 

CAPITULOS DE LIVRO

2010

GATTI, Sandra Regina Teodoro ; NARDI, R. . Algumas considerações sobre a evolução dos modelos de mundo e o conceito de atração gravitacional. In: Marcos Daniel Longhini. (Org.). Educação em Astronomia: experiências e contribuições para a prática pedagógica. 1 ed. Campinas: Editora Átomo, 2010, v. 1, p. 179-208.

NARDI, R. . A pós-graduação em Educação, o ensino de Ciências e as licenciaturas na área: encontros e desencontros. In: Ângela Dalben; Júlio Diniz; Leiva Leal; Lucíola Santos. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação de professores: educação em ciências. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. 1, p. 217-237.

BASTOS, Fernando ; TALAMONI, A.C.B. ; GATTI, Sandra Regina Teodoro ; BONZANINI, T. K. ; LIPPI, E. M. O. ; NARDI, R. . Demandas de professores de Ciências e Matemática das escolas estaduais do Município de Bauru (SP): análise de um processo de levantamento de dados e divulgação de aspectos preliminares dos resultados obtidos. In: Nelson Antonio Pirola. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática IV - Temas de investigação. 1 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, v. 1, p. 73-94.

2009

BASTOS, Fernando ; NARDI, R. . Polêmicas sobre abordagens para o ensino de Ciências: uma análise, com ênfase na idéia da pluralidade metodológica. In: Paulo Marcelo Marini Teixeira; Júlio César Castilho Razera. (Org.). Ensino de Ciências: pesquisas e pontos de discussão. 1 ed. Campinas - São Paulo: Komedi, 2009, v. 1, p. 67-90.

RAZERA, Júlio Cesar Castilho ; NARDI, R. . Perspectivas da formação moral no ensino de Ciências. In: Paulo Marcelo Marini Teixeira; Júlio César Castilho Razera. (Org.). Ensino de Ciências: pesquisas e pontos de discussão. 1 ed. Campinas - São Paulo: Komedi, 2009, v. 1, p. 91-113.

IACHEL, G. ; NARDI, R. . Um estudo exploratório sobre o ensino de astronomia na formação continuada de professores. In: Roberto Nardi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática I: Temas sobre Formação de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 01, p. 225-242.

CAMARGO, Eder Pires de ; NARDI, R. . Inclusão no ensino de física: materiais e metodologia adequados ao ensino de alunos com e sem deficiência visual. In: Roberto Nardi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática I: Temas sobre Formação de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 01, p. -.

BOZELLI, Fernanda Cátia ; NARDI, R. . Ensino de física, analogias e a dinâmica do contexto interativo discursivo em sala de aula. In: Roberto Nardi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática I: Temas sobre Formação de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 01, p. 243-259.

PASSOS, Marinez Meneghello ; NARDI, R. ; ARRUDA, Sérgio de Mello . A formação de professores: uma revisão das últimas décadas em revistas brasileiras da área de educação matemática. In: Roberto Nardi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática I: Temas sobre Formação de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 01, p. 193-208.

GATTI, Sandra Regina Teodoro ; NARDI, R. . Análise de práticas pedagógicas realizadas em atividades de formação continuada de professores: a aproximação da história e filosofia da ciência no ensino de física. In: Roberto Nardi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática I: Temas sobre Formação de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 01, p. 91-108.

LANGHI, Rodolfo ; NARDI, R. . Ensino de ciências naturais e a formação de professores: potencialidades do ensino não formal da astronomia. In: Roberto Nardi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática I: Temas sobre Formação de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 01, p. -.

RAZERA, J. C. C. ; NARDI, R. . Ensino de ciências e educação moral: implicações mútuas. In: Roberto Nardi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática I: Temas sobre Formação de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 01, p. 59-74.

CORTELA, Beatriz Salemme Correa ; NARDI, R. . Os processos de elaboração e operacionalização de uma estrutura curricular na formação de professores de física: as intenções legais, os discursos dos formadores e suas práticas docentes. In: Roberto Nardi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática I: Temas sobre Formação de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 01, p. 161-178.

MONTEIRO, Maria Amélia ; NARDI, R. ; BASTOS FILHO, Jenner Barreto . Dificuldades dos professores em introduzirem a física moderna no ensino médio: a necessidade de superação da racionalidade técnica nos processos formativos. In: Roberto Nardi. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática I: Temas sobre Formação de Professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 01, p. 145-160.

SILVA, Osmar Henrique Moura da ; NARDI, R. ; LABURÚ, Carlos Eduardo . Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com orientação racional por meio de uma reconstrução racional didática. In: Ana Maria de Andrade Caldeira. (Org.). Ensino de Ciências e Matemática II: Temas sobre Formação de Conceitos. 1 ed. São Paulo - SP: Cultura Acadêmica, 2009, v. 1, p. 185-200.

2008

GATTI, Sandra Regina Teodoro ; NARDI, R. . Algumas consdierações sobre a evolução dos modelos de mundo e o conceito de atração gravitacional. In: Marcos Daniel Longhini. (Org.). Educação em Astronomia: experiências e contribuições para a prática pedagógica. 1 ed. Uberlandia - MG: Editora da Universidade Federal de Uberlandia, 2008, v. 1, p. 1-21.

CORTELA, Beatriz Salemme Corrêa ; NARDI, R. . A elaboração de uma estrutura curricular e a formação de professores de Física: as intenções legais, os processos de operacionalização, os discursos dos formadores e suas práticas docentes.. In: BASTOS, Fernando e NARDI, Roberto. (Org.). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área.. 1 ed. São Paulo - SP: Escrituras Editora, 2008, v. 1, p. 1-12.

BASTOS, Fernando ; NARDI, R. . Debates recentes sobre formação de professores: considerações sobre contribuições da pesquisa acadêmica.. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. (Org.). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área.. 1 ed. São Paulo - SP: Escrituras Editora, 2008, v. 1, p. 1-12.

CAMARGO, Sérgio ; NARDI, R. . Estudando um processo de reestruturação curricular de um curso de licenciatura em física.. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. (Org.). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área.. 1 ed. São Paulo - SP: Escrituras Editora, 2008, v. 1, p. 1-12.

GATTI, Sandra Regina Teodoro ; NARDI, R. . História da Ciência no Ensino de Física: algumas relações entre as concepções e as práticas de futuros docentes. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. (Org.). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área.. 1 ed. São Paulo - SP: Escrituras Editora, 2008, v. 1, p. 1-16.

BOZELLI, Fernanda Cátia ; NARDI, R. . O uso de analogias no ensino superior de física: o que dizem os licenciandos.. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. (Org.). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área.. 1 ed. São Paulo - SP: Escrituras Editora, 2008, v. 1, p. 1-19.

CAMARGO, Eder Pires de ; NARDI, R. . A Formação de Professores de Física no Contexto das Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência Visual. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. (Org.). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área.. 14 ed. São Paulo - SP: Escrituras Editora, 2008, v. 1, p. 1-1.

LANGHI, Rodolfo ; NARDI, R. . Construção de saberes disciplinares em astronomia durante trajetórias formativas de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.. In: BASTOS, Fernando e NARDI, Roberto. (Org.). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área.. 18 ed. São Paulo - SP: Escrituras Editora, 2008, v. 1, p. 1-1.

MACHADO, Daniel Iria ; NARDI, R. . Uma abordagem construtivista ao ensino de física moderna com a hipermídia.. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. (Org.). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área.. 1 ed. São Paulo - SP: Escrituras Editora, 2008, v. 1, p. 1-15.

SILVA, Osmar Henrique Moura da ; NARDI, R. . A Reconstrução Racional Didática para Auxiliar a Instrução Racional de Conceitos Científicos numa Estratégia de Ensino Inspirada em Lakatos.. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. (Org.). Formação de Professores e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências: contribuições da pesquisa na área.. 1 ed. São Paulo - SP: Escrituras Editora, 2008, v. 1, p. 1-17.

2007

NARDI, R. ; GATTI, Sandra Regina Teodoro . Concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências: uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas. In: Rómulo Gallego Badillo; Royman Pérez Miranda; Luz Nedry Torres de Gallego. (Org.). Didáctica de las Ciencias: aportes para una discusión. Bogotá - Colômbia: Universidad Pedagogica Nacional, 2007, v. , p. 141-163.

NARDI, R. . A área de Ensino de Ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros.. In: Roberto Nardi. (Org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. 1 ed. São Paulo: Escrituras, 2007, v. 1, p. 357-492.

2006

BOZELLI, Fernanda Cátia ; NARDI, R. . O discurso analógico no ensino superior de Física. In: NARDI, R. ; ALMEIDA, Maria Jose P.M.. (Org.). Analogias, Leituras e Modelos em Ensino de Ciências: a sala de aula em estudo. 1 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2006, v. 1, p. 11-28.

CAMARGO, Sérgio ; NARDI, R. . A linguagem no ensino de Física: interpretação de discursos de licencianos num estágio supervisionado de regência. In: NARDI, R. ; ALMEIDA, Maria José P.M.. (Org.). Analogias, Leituras e Modelos em Ensino de Ciências: a sala de aula em estudo. 1 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2006, v. 1, p. 117-140.

2005

NARDI, R. . A educação em Ciências, a pesquisa em ensino de Ciências e a formação de professores no Brasil . In: Maria Inês Petrucci Rosa. (Org.). Formar- encontros e trajetórias com professores de Ciências. 1 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2005, v. , p. 89-141.

NARDI, R. . Origens e evolução da pesquisa em Educação em Ciências no Brasil: uma retrospectiva hiostórica. In: MARCOS DEL ROIO. (Org.). A Universidade entre o conhecimento e o trabalho: o dilema das ciências. 1 ed. Marília: Unesp Marília Publicações, 2005, v. 1, p. 173-202.

2004

NARDI, R. ; SANDRIN, Maria de Fátima Neves ; PUORTO, Giuseppe . Serpentes e acidentes ofídicos: um tema problemático nos livros didáticos. . In: Roberto Nardi; Fernando Bastos; Renato Eugênio da Silva Diniz. (Org.). Pesquisa em ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Escrituras Editora,2004, v. 5, p. 173-194.

LONGUINI, Marcos Daniel ; NARDI, R. . A prática reflexiva na formação inicial de professores de Física: análise de uma experiência.. In: Roberto Nardi; Fernando Bastos; Renato Eugênio da Silva Diniz. (Org.). Pesquisa em ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2004, v. 1, p. 195-211.

CAMARGO, Sérgio ; NARDI, R. . Prática de ensino de Física: uma reflexão sobre as marcas de referenciais teóricos presentes nos discuros de licenciandos Sérgio Camargo e Roberto Nardi . In: Roberto Nardi; Fernando Bastos; Renato Eugênio da Silva Diniz. (Org.). Pesquisa em ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2004, v. 1, p. 213-234.

BASTOS, Fernando ; NARDI, R. ; DINIZ, Renato Eugênio da Silva ; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade . Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca do processo de ensino e aprendizagem de Ciências: revisitando os debates sobre Construtivismo. In: Roberto Nardi; Fernando Bastos; Renato Eugênio da Silva Diniz. (Org.). Pesquisa em ensino de Ciências: contribuições para a formação de professores. 1 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2004, v. 1, p. 9-56.

NARDI, R. ; GATTI, Sandra Regina Teodoro . Mudança Conceitual e Ensino de Ciências: uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas. In: Rómulo Gallego Badillo. (Org.). De la Didáctica de las Ciencias de la Naturaleza. 1 ed. Bogotá - Colômbia: Editora de la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia, 2004, v. 1, p. 109-142.

2003

NARDI, R. . Memórias da Prática de Ensino de Física em Escolas de Verão. In: Sandra Escovedo Selles; Marcia Serra Ferreira. (Org.). Formação docente em Ciências: memórias e práticas. Niterói - RJ: EdUFF, 2003, v. , p. 47-57.

2002

NARDI, R. ; VALE, José Misael Ferreira Do ; CURY, Carlos Roberto Jamil ; SILVEIRA, Maria Laura ; MARQUES, Antônio Francisco ; ALMEIDA, Loriza Lacerda de ; ARENA, D. B. ; SOUZA, Álvaro José de ; ANDRADE, Manuel Correira de ; QUAGLIO, Paschoal ; CARVALHO, Djalma Pacheco de ; MAGNONI JÚNIOR, Lourenço ; SUERTEGARAY, Direce Maria Antunes ; MACHI, Maurício . Origens e evolução da pesquisa em Educação em Ciências no Brasil: uma retrospectiva histórica. In: José Misael Ferreira do Vale; Lourenço Magnoni Júnior; Elian Alabi Lucci; Maria da Graça Mello Magnoni. (Org.). Escola pública e sociedade. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2002, v. 1, p. 218-236.

2001

RAZERA, J. C. C. ; NARDI, R. . Ética no ensino de ciências: atitudes e desenvolvimento moral nas controvérsias.. In: Roberto Nardi. (Org.). Educação em ciências: da pesquisa à prática docente.. 1 ed. São Paulo: Escrituras, 2001, v. 1, p. 41-56.

TEODORO, S. R. ; NARDI, R. . A história da ciência e as concepções alternativas de estudantes como subsídios para o planejamento de um curso sobre atração gravitacional. In: Roberto Nardi. (Org.). Educação em ciências: da pesquisa à prática docente.. 1 ed. São Paulo: Escrituras, 2001, v. 3, p. 57-68.

1999

NARDI, R. . Avaliação de livros e materiais didáticos para o Ensino de Ciências e as necessidades formativas do docente.. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo; Celestino Alves da Silva Jr.. (Org.). Formação do educador e avaliação educacional. 1 ed. São Paulo: Editora da UNESP - EDUNESP, 1999, v. 1, p. -.

1998

NARDI, R. ; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . O ensino do conceito de campo de força. In: Roberto Nardi. (Org.). Pesquisas em Ensino de Física. 1 ed. São Paulo: Escrituras Editora, 1998, v. , p. 61-70.