Portal Unesp
Portal Unesp
Reitoria
 
diminuir fonteaumentar fonte English version   Versión en Español
 
   
 
Grupo de Pesquisa en ensino de Ciências.

Apresentação



O objetivo fundamental do grupo é investigar processos de formação de professores de Ciências e Matemática em diferentes situações (nos cursos de graduação, no cotidiano de trabalho e em cursos de formação continuada). Três subprojetos de pesquisa são atualmente articuladores do grupo.

a) Praticas pedagógicas e processos formativos de professores na área de ensino de Ciências e Matemática; O objetivo fundamental do projeto é estabelecer um conjunto de subsídios  para a reflexão sobre os processos de formação docente na área de ensino de Ciências Naturais e Matemática, subsídios esses que contribuam para a introdução e estabilização de práticas inovadoras em Cursos de Licenciatura e Programas de Educação Continuada de Professores (Apoio: CNPq – Edital Universal).

b) Saberes profissionais de professores de Ciência e Biologia: A relação entre a formação inicial e pratica profissional. Esse subprojeto procura articular pesquisas que ocorrem sobre os diferentes aspectos que compõem a formação inicial e os saberes que os professores desenvolvem durante o exercício da profissão docente.

c) Educação em Ciências no Brasil: memórias de pesquisadores. Neste projeto o objetivo central é obter informações sobre como professores que atuaram e/ou vêm atuando no ensino de disciplinas relacionadas à área de Ensino de Ciências, em diferentes níveis de ensino, e não fazem parte da comunidade de pesquisadores da área, vêm praticando significações a respeito de procedimentos e resultados de pesquisa na área e suas possíveis implicações para o ensino que têm praticado, através do trabalho com a memória de professores que atuaram nesse período manifesta em discursos obtidos através de entrevistas individuais. Visa também preservar a memória da área de ensino de ciências, dando continuidade a projeto anterior, intitulado Formação da área de Ensino de Ciências no Brasil: memórias de pesquisadores. Da mesma forma que o anterior, tem financiamento do CNPq, através de bolsa de produtividade em pesquisada de um dos responsáveis pelo projeto. Este projeto é uma parceria com o GepCE – Grupo de estudo e pesquisa em Ciência e Ensino da Unicamp. Recentemente, foi concluído o projeto intitulado Linguagem, discurso e formação de professores de Ciências, envolvendo parcerias com o grupo da Unicamp, da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia e da Universidade do Minho, que resultou em livro intitulado Analogias, leituras e modelos no Ensino de Ciência: a sala de aula em estudo (Escrituras, 2006). Esse grupo é composto por quatro docentes do programa, oito doutorandos, seis mestrandos, um pós-doutorando e dois alunos de iniciação cientifica, a maioria deles com bolsas (CNPq, Fapesp e Capes). Os projetos de pesquisa estão inseridos na linha Fundamentos e modelos psico-pedagógicos no Ensino de Ciências e Matemática e Linguagem, discurso e Ensino de Ciências.