GHOEM - GRUPO DE HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

Linhas de Pesquisa




Linha de Pesquisa “Projeto – Mapeamento da Formação e Atuação de Professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil”

Trata-se de uma linha de pesquisa cujo início foi um único projeto de pesquisa mas que atualmente incorpora inúmeros trabalhos voltados ao estudo de como são/eram formados e como atuam/atuaram professores de Matemática no Brasil em diferentes instituições e níveis escolares, em distintos tempos e espaços. Os projetos que hoje compõem esse projeto/linha de pesquisa, além desse tema central, são, todos, desenvolvidos segundo a metodologia da História Oral e se inscrevem no campo da História da Educação Matemática Brasileira, entrelaçando, portanto, outras linhas de pesquisa do GHOEM.


Análise de Livros Didáticos – Hermenêutica de Profundidade

O GHOEM constituiu um acervo de cerca de mil exemplares de livros didáticos antigos visando a ampliação de sua atuação no que diz respeito à História da Educação Matemática Brasileira. Para isso, o grupo tem desenvolvido estudos teóricos sobre análise de livros didáticos segundo a perspectiva da Hermenêutica de Profundidade. Ampliando as fontes e abordagens próprias à História Oral pretende-se abordar outras faces da cultura escolar, especificamente aquelas relativas à Matemática.


Escolas Reunidas, Escolas Isoladas: Educação e Educação Matemática em Grupos Escolares

O objetivo do projeto é compreender as práticas educativas (em geral e, particularmente, aquelas relativas ao ensino de Matemática) desenvolvidas nos Grupos Escolares e nas escolas que a eles eram vinculadas. O projeto pretende, a partir da recuperação, organização e estudo de arquivos existentes em Grupos Escolares da região de Bauru (SP), e valendo-se também do método da História Oral compreender o funcionamento dessas escolas e as práticas nelas vigentes.


História da Educação Matemática

Constituir um mapa de "movimentação" da formação de professores no país, suas concepções e suas práticas. Inscrevem-se nessa linha de pesquisa trabalhos que operam a partir de acervos vários, principalmente aqueles compostos de fontes escritas (livros didáticos, materiais de referência, legislações, biografias e autobiografias etc) e orais.


História Oral e Educação Matemática

São objetivos fundamentais dessa linha de pesquisa: (a) desenvolver referencial teórico de sustentação às iniciativas de utilização da História Oral em investigações em Educação Matemática e (b) Analisar os desdobramentos da utilização desse referencial em pesquisas específicas (construção de modelo-em-ação).


História Oral, Narrativas e Formação de Professores: pesquisa e intervenção

O projeto pretende elaborar, aplicar e analisar estratégias alternativas para a formação de professores que ensinam Matemática considerando, dentre tais estratégias, a História Oral e, mais amplamente, as narrativas sobre a escola. Pergunta-se: como as narrativas podem atuar no sentido de envolver professores em formação (inicial e continuada) em situações nas quais possam refletir sobre e organizar suas práticas? Vinculam-se, assim, nessa linha, intervenção e investigação.


IC-GHOEM

O IC-GHOEM, grupo de Iniciação Científica do GHOEM tem dois objetivos: intensificar o oferecimento de iniciações científicas aos estudantes de cursos de Licenciatura em Matemática das Universidades nas quais estão lotados os membros do grupo; e promover o exercício de orientação de pesquisa aos "estudantes" vinculados ao GHOEM que, como alunos de Programas de Mestrado e Doutorado, serão futuros orientadores em Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação.


Narrativas e ensino e aprendizagem de Matemática (Inclusiva)

Nesta linha, os trabalhos enfocam o ensino e aprendizagem de Matemática abordando diferentes metodologias na escola básica, como também uso de narrativas de professores e de alunos para compreender aspectos da educação inclusiva.





Faculdade de Ciências