GHOEM - GRUPO DE HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

 

 

GHOEM 10 ANOS

09 e 10 de Outubro de 2012.

Atividades do 1º Dia

Boas Vindas
Prfa. Ms. Miran Maria Andrade - Vídeo 01

Conferência de Abertura
Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica (UNESP/Bauru) - Vídeo 01 - Vídeo 02
Esta conferência tem por objetivo apresentar a trajetória de pesquisa do GHOEM desde a sua constituição. Uma conferência que aborde como o grupo se constituiu e se consolidou no âmbito da Educação Matemática nesta primeira década de história. Deste modo, julgamos interessante cuidar dos problemas, dos enfrentamentos e dos progressos que mantém o trabalho contínuo e duradouro do GHOEM. Quanto à temática, sugerimos como mote: "o princípio não justifica continuidade" de Marc Bloch, para que, a partir dele, tal conferência se desenvolva.

Mesa Redonda 1: O GHOEM e suas pesquisas: outros olhares – AberturaVídeo 01
Prof. Dr. Antônio Miguel (UNICAMP) – Vídeo 02
Profa. Dra. Maria Ângela Miorim (UNICAMP) – Vídeo 03
Profa. Dra. Maria Laura Magalhães (UFMG) – Vídeo 04
Profa. Dra. Heloisa da Silva (UNESP/Rio Claro) - Coordenadora da Mesa Discussão – Vídeo 05
Considerando que os convidados desta mesa são pesquisadores que, em alguns momentos da trajetória do GHOEM, se fizeram presentes através da participação em bancas de qualificação e defesa de trabalhos de membros do Grupo, bem como em eventos, discussões e publicações científicas, espera-se que os participantes da mesa apontem avanços, retrocessos, limitações, como as teorias têm sido mobilizadas pelo grupo, os temas sobre os quais o grupo precisa se aprofundar mais, dentre outros encaminhamentos.

Palestra 1: Le singe peintre: Huile sur toile (Sobre a dissolução da História e como celebrar os 20 anos de investigações do GHOEM)
Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna (UFPR) - Vídeo 01Vídeo 02
A partir de uma frase de Nietzsche, traduzida como "eu anuncio a guerra", dirige-se uma reflexão, no contexto de uma década de pesquisas realizadas pelo GHOEM, sobre possibilidades de dissolução da História. Esboça-se uma síntese da produção do grupo e de alternativas com sabor de vidro e corte. Abrem-se as janelas...



Atividades do 2º Dia

Mesa Redonda 2: Histórias da Educação Matemática: outros olhares, outros saberes
Profa. Dra. Arlete de Jesus Brito (UNESP/Rio Claro) - Vídeo 01
Prof. Dr. Hélio Salles Gentil (Universidade São Judas Tadeu) – Vídeo 02
Profa. Dra. Maria Carolina Bovério Galzerani (UNICAMP) – Vídeo 03

Prof. Dr. Carlos Vianna (UFPR) - Coordenador da Mesa (Discussão)
Esta mesa redonda tem por objetivo discutir diferentes pressupostos e métodos utilizados para o desenvolvimento de trabalhos historiográficos. Assim, consideramos pertinente que os integrantes da mesma discutam sobre as concepções de história e as metodologias que têm defendido e mobilizado para desenvolver suas pesquisas. Destacando, também, as contribuições desses exercícios historiográficos na área que atuam.

Palestra 2: Narrativas e memória no exercício historiográfico
Profa. Dra. Maria Carolina Bovério Galzerani (UNICAMP) - Vídeo 01 - Vídeo 02
Essa palestra tem por objetivo discutir imagens de memória, história e narrativa, inspiradas no diálogo com ensaios do filósofo Walter Benjamin, as quais potencializam instigantes contribuições no exercício historiográfico, sobretudo no que se refere à produção de uma racionalidade estética.

Conferência de Encerramento:
Prof. Dr. José Carlos Sebe Bom Meihy (USP/São Paulo) - Vídeo 01 - Vídeo 02
Esta conferência tem como objetivo promover um diálogo, com um historiador e um dos maiores especialistas em História Oral no Brasil, sobre o desenvolvimento da história oral no Brasil e no mundo e seu status atual.

Fala de Encerramento: Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica - Vídeo 01





Faculdade de Ciências