DILATAÇÃO E CONTRAÇÃO - 2


Objetivo

Mostrar que quando um material é aquecido ele sofre um aumento de volume e quando resfriado sofre uma diminuição de volume.
Contexto
Alguma vez você já se perguntou por que o copo de vidro se quebra quando colocamos café fervendo dentro dele? Ou por que o mercúrio sobe dentro do bulbo do termômetro? Estas são apenas duas situações onde testemunhamos o fenômeno da dilatação dos materiais. Nos dois casos anteriores o que ocorreu foi que tanto o copo como o mercúrio do termômetro sofreram um aumento de temperatura e por isso os seus volumes aumentaram. No caso do copo, a camada de vidro interna se aqueceu e dilatou antes da camada de vidro externa ter se aquecido o suficiente para sofrer a mesma dilatação. Por isso a camada de vidro interna empurra a camada externa e o copo se quebra. O volume de quase todos os materiais cresce quando sofre um aumento de temperatura porque a vibração das moléculas do material aumenta. Assim as moléculas passam a ocupar um espaço maior e conseqüentemente o volume de todo o material também aumenta. O inverso ocorre quando um material sofre uma diminuição de temperatura. Entretanto há raras exceções onde a temperatura aumenta e o volume ocupado pelo material diminui. Como no caso da água, que quando sua temperatura passa de zero a quatro graus centígrados, o volume ocupado por ela diminui.
Idéia do experimento
A idéia é aquecer um frasco cheio de água e verificar a variação do volume da água através do deslocamento do nível da água num tubo ligado ao frasco. A água é aquecida colocando uma vela para aquecer o frasco. Quando a água está sendo aquecida ela dilata (aumenta o volume), ou seja, passa a ocupar um espaço maior. Como o frasco está cheio e não há espaço para onde a água ir, então ela sobe pelo tubo ligado ao frasco. O volume de água que sobe pelo tubo é o quanto a água dilatou. Depois o frasco é colocado dentro de um recipiente contendo água fria. Isso faz com que a água de dentro do frasco esfrie rapidamente. Conforme a água vai esfriando, ela diminui o volume, ou seja, vai se contraindo e a água que se encontra no tubo vai descendo.
Tabela do material
Item Observações
1 frasco de vidro de 50 ml É aquele frasco em que geralmente vem com xarope.
1 caneta Que seja possível separar o tubo externo. Se o tubo tiver furo na lateral, ele será tapado com fita crepe.
1 borracha escolar Deve ter cerca de um centímetro de altura.
1 garrafa de refrigerante de 2 litros de plástico Para confeccionar uma vasilha.
1 lamparina Ver anexo 1.
1 caixa de palitos de fósforo Para acender a lamparina.
Água Cerca de um litro.
15 centímetros de fita crepe Para confeccionar uma escala.
1 estilete Para cortar a borracha e a garrafa.
1 pano de limpeza Para limpar o fundo do frasco após o aquecimento.
Montagem Comentários

Esquema de montagem

fte14_6.gif 7kB


Anexo 1

LAMPARINA E SUPORTE


Se você possuir lamparina comum, use-a. Se não tiver, faça esta lamparina a base de vela, que consideramos ser mais segura que a lamparina comum, a base de álcool.
Tabela do material Montagem Comentários Esquema de montagem
fte14_13.gif 3kB

Projeto Experimentos de Física com Materiais do Dia-a-Dia - UNESP/Bauru

TMO/FCL