Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
   
 
ENCINE - Ensino de Ciências e Inclusão Escolar
Teses e Dissertações

 

Teses

SABERES DOCENTES MOBILIZADOS NOS CONTEXTOS DA FORMAÇÃO EM LICENCIATURA EM FÍSICA E DOS ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIA VISUAL. Autor: Eder Pires de Camargo - Ano: 2016 - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP como parte dos requisitos para obtenção do título de Livre Docente.

O ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA VISUAL: ELABORAÇÃO E CONDUÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO PARA ALUNOS CEGOS E DE BAIXA VISÃO. Autor Eder Pires de Camargo - Ano 2005 - Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

MINDWARE SEMIÓTICO-COMUNICATIVO: CAMPOS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA PARA DEFICIENTES VISUAIS UTILIZANDO UMA INTERFACE CÉREBRO-COMPUTADOR - Autor: Edval Rodrigues de Viveiros - 2013 - Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP

ENSINO DE FÍSICA E DEFICIÊNCIA VISUAL: POSSIBILIDADES DO USO DO COMPUTADOR NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL - Autor: Julio Cesar de Queiroz Carvalho - 2015 - Instituto de Física - USP.

Dissertações

UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE REPOUSO E MOVIMENTO DE PESSOAS CEGAS. Autor Eder Pires de Camargo - Ano 2000 - Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP

O ENSINO DE CIÊNCIAS E DEFICIÊNCIA VISUAL: Uma investigação das percepções das professoras de ciências e da sala de recursos com relação à inclusão. Autora Eliza Marcia Oliveira Lippe - Ano 2010 - Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP

COMPETÊNCIA COMUNICATIVA DE FUTUROS PROFESSORES FRENTE À DIVERSIDADE RELIGIOSA NA ABORDAGEM DO TEMA "ORIGENS DO UNIVERSO". Autor - Hernani Luiz Azevedo - 2011 - Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP.

ENSINO DE FÍSICA PARA PESSOAS SURDAS: O PROCESSO EDUCACIONAL DO SURDO NO ENSINO MÉDIO E SUAS RELAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR. Autor Fabio de Souza Alves - 2012 - Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PAPEL DO INTERLOCUTOR DE LIBRAS COMO MEDIADOR EM AULAS DE FÍSICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. Autor: Thiago José Batista de Almeida - 2013 - Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP

A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS EM ATIVIDADES DE DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL ABERTA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Autor: Douglas Augusto Galbiatti - 2014 - Faculdade de Ciências de Bauru - UNESP


Trabalhos de Conclusão de Curso

PRODUÇÃO DE TEXTO PARADIDÁTICO E SUA UTILIZAÇÃO EM UM CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO: POSSÍVEIS MELHORIAS NO ENSINO DE FÍSICA. Autora Carla dos Reis Evangelista - Ano 2010 - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP


Relatórios de Pesquisa


RELATÓRIO CNPQ - CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO

RELATÓRIO FUDUNESP