Faculdade de Ciências
Faculdade de Ciências
   
 
ENCINE - Ensino de Ciências e Inclusão Escolar
Disciplina

 

Curso: Licenciatura em Física

Disciplina: Tópicos Especiais de Educação para o Ensino de Física: O Ensino de Ciências e Inclusão Escolar com Alunos de Necessidades Especiais.

Caráter Optativa

Créditos: 4

Carga Horária: 60 horas

Objetivos:

1- Visualizar o enfoque de inclusão e integração;

2-A legislação brasileira referente a educação especial;

3-A influência de distitntos refrenciais educacionais para a implantação de um referencial de ensino de ciências inclusivo;

4-As viabilidades e dificuldades inerentes ao planejamento e condução de situações inclusivas de ensino;

5-A didática Multisensorial das ciências eos processos de cosntrução de materiais e atividades de ensino de ciências multisensoriais;

Conteúdo Programático:

1- Modelo médico e modelo social da deficiência

2-Deficiencia incapacidade ou desvantagem?

3- Como Chamar as pessoas que têm deficência?

4-Inclusão escolar o que é?

5-Inclusão escolar: Porque?

6-Inclusão escolar: como fazer?

7-A legislação brasileira e suas relações com fenômenos da integração e da inclusão escolar.

8-O fenômeno da deficiência e sua relação com o conceito de compensação.

9-Problemas especiais com a deficiência. A deficiência visual.

10- problemas especiais com a deficiência. A deficiência auditiva.

11-Ensino de Ciências e Inclusão Escolar. Referenciais para elaboaração de atividades de ensino.

12- Ensino de Ciências e Inclusão Escolar. Referenciais de aprendizagem.