Faculdade de Ciências
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ENCINE - Ensino de Ciências e Inclusão Escolar
Artigos e Publicações

 

2003

Atividade e material didático para o ensino de Física à alunos com deficiência visual: Queda de Objetos

2004

Atividade De Ensino De Física Para Alunos Com Deficiência Visual: Vivência Do Atrito: Observação E contextualização Do Fenômeno

Ensino de Física para alunos com deficiência visual: Atividade que aborda a posição de encontro de dois móveis por meio de um problema aberto

2005

Ensino de Física e Alunos com Deficiência Visual: Análise e Proposta de Procedimentos docentes de condução de atividades de Ensino

Ensino de Óptica para alunos com Deficiência Visual: Análise de Concepções Alternativas

2006

Atividade de ensino de Física para alunos cegos ou com baixa visão: conceito de aceleração da gravidade

Ensino de Ciências e Matemática num ambiente inclusivo:  pressupostos didáticos e metodológicos

Ensino de conceitos físicos de termologia para alunos com deficiência visual

Ensino de Física e Deficiência Visual Atividades que abordam o conceito de aceleração da gravidade

O Ensino de Física no Contexto de Física da Deficiência Visual Análise de uma atividade estruturada sobre um evento Sonoro

Planejamento de atividades de ensino de mecânica e física moderna para alunos com deficiência visual

Trabalhando conceitos de óptica e eletromagnetismo com alunos com deficiência visual e videntes

Um estudo sobre a formação do professor de Física no contexto das necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência visual

2007

Alunos com deficiencia visual em um curso de química fatores atitudinais como dificuldades educacionais

Concepciones alternativas sobre reposo y movimiento, modelos históricos y deficiencia visual

Dificuldades e alternativas encontradas por licenciandos para o planejamento de atividades de ensino de eletromagnetismo para alunos com deficiência visual.

Dificuldades e alternativas encontradas po licenciandos para o planejamento de atividades de ensino de optica para alunos com deficiencia visual.

Planejamento de atividades de ensino de física para alunos com deficiencia visual: dificuldades e alternativas

2008

A Comunicação como Barreira à inclusão de alunos com deficiencia visual em aulas de Eletromagnetismo

A Comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de óptica

O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiência visual em aulas de eletromagnetismo

O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiência visual em aulas de óptica

Panorama geral das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de eletromagnetismo

Panorama geral das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de óptica

2009

A condução de atividades de Mecânica para alunos com e sem deficiência visual dificuldades e viabilidades

Análise da formação incial de professor de Ciências e Biologia frente ao desafio da inclusão escolar

Contextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de óptica

Ensino de Física e Deficiencia Visual - Diretrizes para a Implantação de uma nova Linha de Pesquisa

Inclusão no Ensino de Física - Materiais adequados ao Ensino de Eletricidade para alunos com e sem deficiência visual

O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiência visual em aulas de mecânica

O emprego de linguagens acessíveis para alunos com deficiêcia visual em aulas de termologia

Panorama das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia

Tendencias na pesquisa em Formação de professores - um estudo a partir da análise de publicações em revistas e anais de eventos na área de educação especial

Uma reflexão histórico filosófica sobre ensino do conceito de energia para alunos videntes e com deficiencia visual

2010

Percepções de alunos com deficiência visual  acerca de um curso de Física

Concepções de Licenciandos em Física durante a formação inicial acerca dos desdobramentos para a inclusão do aluno surdo.

O ENSINO DE CIÊNCIAS E DEFICIÊNCIA VISUAL:   Uma investigação das percepções da professora de ciências com relação à inclusão

Contextos comunicacionais adequados e inadequados à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica.

Mindware Semiótico-comunicativo: aplicação do software open-vibe numa interface cérebro cmputador no ensino de Física para deficientes visuais

Deficência Visual na perspectiva da neurociência cognitiva: delineamento de uma aplicação didática para o ensino de Física.

Análise das percepções de uma professora de ciências com relação a inclusão de alunos com deficiencia visual na sala de aula regular

2011

A Biônica no Ensino de Física: uma tecnologia assistiva utilizando uma interface cérebro-computador para controlar uma unidade robótica

A pesquisa em Neurociência e suas implicações para o Ensino de Ciências: contribuições para o Ensino de Física em deficientes visuais

Análise do processo de implantação de linha de pesquisa relacionada ao ensino de ciências para alunos com necessidades educacionais especiais

Aplicação de texto paradidático no ensino de física como possível alternativa para a inclusão de aluno com deficiência visual

Dificuldades relatadas por professores no processo de inclusão de alunos com deficiência auditiva

Diversidade sensorial no processo ensino/aprendizagem de física: questão apenas de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais?

Do braille ao computador: tecnologias inclusivas associadas aos alunos deficientes visuais

Didática multissensorial e o ensino inclusivo de ciências

Ensino de conceitos de termodinâmica para alunos com deficiência auditiva: processo inicial de investigação

Ensino de física para alunos com deficiências visuais: panorama das pesquisas apresentadas nos principais encontros e revistas da área a partir do ano 2000

Educação inclusiva:    concepções de professores de ciências com relação à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de astronomia

2012

ANÁLISE DO PROCESSO INCLUSIVO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE BAURU: A VOZ DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL

ANÁLISIS DEL PROCESO INCLUSIVO DEL ALUMNO CIEGO EN CLASES DE FÍSICA MODERNA

CONSOLIDAÇÃO de LINHA DE PESQUISA sobre ENSINO DE CIÊNCIAS e ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO COMUNICATIVO DOS CONCEITOS DE CALOR E TEMPERATURA PARA ALUNOS SURDOS MEDIADO POR INTERLOCUTOR DE LIBRAS

REFLEXÕES ACERCA DO EVENTO: I ENCONTRO EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA (I ENEPI) - AÇÕES E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

 

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