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Todos alunos


"Bem-vindos" ao Curso de Aperfeiçoamento:

"Práticas Educacionais Inclusivas na Área da Deficiência Intelectual".

Este Curso de 180 horas na modalidade - EaD faz parte da Rede de Formação Continuada da SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
(Inscrição apenas para alunos enviados pelo MEC inscritos na Plataforma Paulo Freire).


clique aqui para download do video
Atenciosamente
Profa. Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
Coordenadora do Curso.


Confira o livro de relatos das edições 3 e 4

ISBN 978-85-99703-66-3



Como Acessar o TelEduc

Equipe

Passe o mouse sobre o nome e visualize a foto de cada integrante da Equipe

COORDENADORA TURMAS - PROFESSORES TUTORES
Vera Lucia M. F. Capellini 1 Alessandra Soares Rodrigues 26 Telma Ribeiro
COORD. DE TUTORIA 2 Sária 27 Regina
Eliana Marques Zanata 3 Fernada R. M. Barbaresco 28 Marcia Gomes da Silva
ARTICULADORA DE TUTORIA 4 Ana Luiza Rolim 29 Silvana Donizeth Fialho Lopes
Leda Maria B. da C. Rodrigues 5 Claudius Luiz Capellini 30 Carla Alves
PESQUISADORES 6 Vera L S Pereira 31 Viviane Souza
Ana Claudia Bortolozzi Maia 7 Kátia de Abreu Fonseca 32 Naiara Lima Costa
Olga Maria Piazentin R. Rodrigues 8 Liene Regina Rossi 33 Barbara Prado Losnak
Tania Gracy Martins do Valle 9 Pollyana Zavitoski 34 Marina Pavão Battaglini
FORMADORES 10 Marcia Daniele Lima Massa 35 Patricia Moralis Caramori
Alcionete Pschisky 11 Regiane Bonagura Bastos 36 Marilu Dascanio Ramos
Carmen Maria Bueno Neme 12 Rafaela de Almeida Shiavo 37 Alexandre Santos
Dariel de Carvalho 13 Vilma Messias Fialho de Paula 38 Renata Ajub Tirelli
Denise Dascanio 14 Naiana Paula Bocardo 39 Eder Ricardo da Silva
Elaine Pereira Terrassi 15 Ana Paula A dos Santos 40 Eliane Morais de Jesus Mani
Gina Sanches 16 Marilda Ricardo 41 Giselda Santiago
Giseli Renata Gouvea 17 Maria Ap. Amaral Vassoler 42 Elisa Rachel Pisani Altafim
Gloria 18 Rita de Cassia dos S. Lopes 43 Fabiane Ferraz Silveira
Juliana Nunes 19 Celia Regina Fialho 44 Patricia Zago
Lauren Mariana Mennocchi 20 Claudia Daibello 45 Christiana G. M. de Almeida
Livia Maria Leme 21 Maria Conc. S. Daminello 46 Lucila Russi Mergulhao
Marisa Aparecida Santille 22 Sabrina Pereira Soares Basso 47 Silvia Cavalcante Vicentin
Patricia R Mattar 23 Francine Caparroz 48 Sonia Celestino
Renata Machado 24 Luci de Paula 49 Larissa Helena
Sandra Helena de Almeida 25 Patricia Pereira Soares 50 Ana Cristina Brito da Silva
Thais Tezani SECRETÁRIA PROG SITE EXTERNO
Veronica Lima dos Reis Pollyana Zavitoski Beto Fonseca

PROGRAMA DO CURSO:

“PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL”

A área da Educação Especial ainda é bastante restrita em termos de disponibilidades de professores formadores em serviço, sendo que os cursos, quando oferecidos, atingem uma parcela diminuta dos profissionais que atuam em sala de aula. Neste sentido, entendemos que um curso ministrado, via EAD, atingirá um contingente maior de professores. À medida que o professor detiver os conhecimentos importantes para realizar um bom trabalho em sala de aula e, for sensibilizado sobre seu papel de mediador da convivência na diversidade, poderá melhor atender as necessidades educacionais de seus alunos. Assim, a universidade, enquanto agência de formação, além de produzir conhecimento sobre o tema tem, ainda, a responsabilidade social de qualificar os recursos humanos envolvidos, tanto em cursos de formação inicial quanto continuada. A UNESP/FC – Bauru, não podia se eximir desta tarefa, visto que educadores de Bauru e região constantemente, têm nos solicitado ações desta natureza.

A nova Política da Educação Especial na perceptiva inclusiva, favorecerá o processo de escolarização de todos os indivíduos com deficiência, pois resgatou o papel do Atendimento Educacional Especializado-AEE, ressaltando a importância deste apoio para o desenvolvimento dos alunos com deficiência, bem como a articulação deste com a equipe da classe comum.

Esta proposta, de um curso de 180 horas, objetiva a veiculação de informações sobre deficiência intelectual e seus desdobramentos a educabilidade de pessoas com deficiência intelectual na classe comum. Temáticas serão desenvolvidas possibilitando informações sobre aspectos etiológicos, conceituais, históricos e legais da Educação Especial, desenvolvimento humano, postura ética frente à deficiência, relação família escola e aspectos da sexualidade. A elaboração e execução de avaliações diagnósticas darão subsídios para a implementação de práticas educativas inclusivas voltadas para o ensino efetivo de pessoas com deficiência mental, como colaboração professor da classe comum-professor de AEE, flexibilização do ensino, além da utilização de recursos lúdicos e jogos. A informática é hoje, ferramenta indispensável para o trabalho pedagógico. O curso será efetivado por meio de leituras, videoconferências, vídeos temáticos, vivências e será avaliado por meio de trabalhos individualizados e coletivos, participação em fóruns de discussão e elaboração de narrativas sobre as experiências desenvolvidas, permitindo a reflexão da prática e a troca de experiências.

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

O objetivo geral do curso é a formação continuada de professores de classe comum, por meio de EAD, na área de deficiência intelectual, com enfoque nas práticas educativas inclusivas. Ao final do curso os professores deverão: a) conhecer o contexto histórico e legal da educação das pessoas com deficiência ; b) realizar avaliações diagnóstico do desempenho acadêmico e social de sua sala, c) planejar estratégias de ensino colaborativamente com o professor do AEE que acolham a diversidade e promovam o desenvolvimento de todos os alunos.

PÚBLICO ALVO

50 turmas de professores de classe comum de 20 alunos cada.

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Será utilizada a plataforma TelEduc, disponibilizada em parceria com o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) com as ferramentas disponíveis. A partir de cadernos didáticos, sendo um para cada módulo , contendo: textos sobre cada tema, propostas de atividades práticas, indicações de links, vídeos e bibliografia básica.

CERTIFICAÇÃO

Na Certificação do Curso de 180 horas em Práticas inclusivas na área da deficiência intelectual, constará o apoio do Ministério da Educação, da Secretaria de Educação Especial, realizado como parte do Programa: "Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial".

METODOLOGIA E ABORDAGEM

A dinâmica de desenvolvimento prevê cinco modalidades de atividades a saber:

• Livros temáticos - textos elaborados pelos professores pesquisadores versando sobre os conteúdos do curso.

• Videoconferências - geradas no estúdio localizado no Departamento de Educação da FC/UNESP – Bauru, proferidas por docentes participantes deste projeto.

• Trabalho individualizado – constitui-se de leitura crítica dos textos, análise de vídeos e realização de tarefas orientadas pelos tutores, que serão realizadas em data e hora de livre escolha dos cursistas, com prazo para devolução das mesmas.

• Vivências orientadas – Atividades complementares aplicadas com seus próprios alunos em suas salas de aulas e/ou com a comunidade escolar, orientadas por tutores e supervisionadas pelos professores formadores. • Narrativas – Produção de textos narrativos a partir de estudos de caso e experiências realizadas.

• Trabalho monitorado – compõem-se de realização de atividades em sessões on-line, sessões off-line e de suporte, orientadas pelo tutor e pelos professores pesquisadores . Serão utilizados como recursos, a plataforma TelEduc, e-mails e bate-papo. Desenvolvimento da proposta:

• Os professores pesquisadores elaboraram o material didático para os 5 módulos:

• Os professores pesquisadores, com apoio de profissionais especializados em informática planejaram e ministraram o curso para formação e treinamento de toda a equipe.

• Os tutores orientarão o desenvolvimento de todas as atividades do curso junto aos cursistas.

• Cada módulo terá o conteúdo teórico em material escrito e, com uma videoconferência, além de lista de discussões, fórum, bate-papo e orientações por e_mail.

• Ao término de cada módulo será proposto uma vivência orientada a ser realizada junto a própria sala de aula, com a família ou com a comunidade escolar, além de uma avaliação final com os conteúdos abordados.

• Após cada vivência orientada, cada cursista elaborará uma narrativa relatando sua experiência no desenvolvimento da tarefa proposta.

• Os professores pesquisadores e formadores analisarão as narrativas e farão as devidas considerações.

• Tais narrativas serão socializadas para os colegas da turma.

Estrutura Curricular

MÓDULO TÍTULO CONTEÚDO CARGA HORÁRIA
1. A educação a Distância como possibilidade de formação continuada.

a) Conceito de Educação a Distância.

b) Uso da Plataforma TELEDUC  e as metodologias  da EAD.

20 horas
2. Fundamentos da educação inclusiva. 

a) Marcos Históricos e legais da Educação  Inclusiva.

b) Diversidade:  identidade e igualdade na escola.

c) Aprendizagem e desenvolvimento humano.

d) Ética profissional.

e) Relação família-escola.

40 horas
3. A escola inclusiva e seu projeto Pedagógico.

a) Projeto pedagógico de uma escola inclusiva.

b) Melhorando as relações: habilidades sociais  em contextos inclusivos.

c) A  mediação do professor  nas práticas pedagógicas.

20 horas
4. Avaliação e planejamento de práticas inclusivas.

a) Identificação de necessidades e habilidades dos  alunos  com deficiência.

b) Estudo de caso e Plano de AEE.

c) Colaboração entre professor da classe comum  com o professor do AEE.

20 horas
5. Estratégias Metodológicas e Recursos  de acessibilidade ao currículo na classe comum.

a) Currículo flexível aberto às diferenças.

b) Tecnologia Assistiva.

c) Registros dos trabalhos desenvolvidos.

d) Estilos de aprendizagem.

e) Jogos e brincadeiras: a criatividade na prática pedagógica.

f) A importância do Letramento na matemática e Língua Portuguesa para a vida.
60 horas

Material de Apoio

ORIENTAÇÕES


Caro aluno neste site você encontrará algumas informações que também estão no ambiente Teleduc e outras não. Todas as atividades que vocês precisarem responder e que vão requerer tabulação, para conhecermos melhor nosso cursista e também avaliarmos nosso curso, será necessário acessar por este site os links da ficha de inscrição e dos questionários. Em caso de dúvida fale com seu tutor.
ATENÇÃO: o envio dos questionários é uma atividade do curso, que computa sua participação, por esta razão é imprescindível a realização da mesma.

Dicas para responder:
1. Esteja com seu navegador de internet ATUALIZADO;
2. Esteja com seus documentos em mãos;
3. O número de seu CPF ficará registrado no sistema impedindo que envie o mesmo questionário mais de uma vez (caso erre o número de seu CPF informe o tutor);
4. Coloque informações completas (é uma exigência do MEC).
5. Responda todos os itens (se esquecer algum item o formulário não será enviado).
6. Para responder os 3 primeiros documentos demora em torno de 30 minutos. (Pode se fazer um de cada vez).
7. Em caso de dúvida fale com o tutor.

Atenciosamente
Coordenação do curso.

Clique aqui e responda a ficha de participação e os questionários


Contatos

verinha@fc.unesp.br
Dra. Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

veracapellini.ead@gmail.com
Secretária do curso: Pollyana Zavitoski

Telefone Unesp: (14) 3103-6081.