Faculdade de Ciências

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA - PÔSTER
Anais on-line, com ISBN, do II CBE, estará disponível em breve no site www.fc.unesp.br/cbe

Programação - Pôster - 30 de junho de 2009 – 3ª feira – 17h às 18h30
Local: Hotel Obeid
Coordenação Geral da Sessão: Profas Marcia Cristina Argenti Perez e Rosa Maria Manzoni

O APOIO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM DESAFIO SOCIAL -Marina Lemos Villardi; Eliana Goldfarb Cyrino

O LIVRO DIDÁTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR - Aline Mendes do Amaral Corsini;  Viviane Souza Galvão

A INCLUSÃO ESCOLAR: HISTÓRICO DE UMA IDÉIA - Aline Mendes do Amaral Corsini1;  Viviane Souza Galvão

PARQUE INFANTIL PARA FILHOS DOS OPERÁRIOS ONTEM E PROJETO PIÁ HOJE: repercussões no presente das memórias alegres infantis paulistanas - Maria da Glória Feitosa Freitas; Leandro de Lajonquière

BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS EDUCACIONAIS (BIOE): CONTRIBUINDO PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE FÍSICA - Paloma A. A. Rodrigues;  Klaus Schlünzen Jr.; Elisa Tomoe M.Schlünzen

“BICHINHOS QUE CONHECEMOS: DA LAGARTA À LAGARTIXA”, relato do trabalho de extensão realizado na EMEI Vila São Lúcio no município de Botucatu – SP - Raquel Sanzovo Pires de Campos

CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: o que advogam as políticas públicas federais?  - Aline Sommerhalder; Maria Lúcia de Oliveira

LEITURA, ESCRITA E INFÂNCIA: questionamentos significativos - Maria Betanea Platzer

ENXERGANDO O MUNDO ATRAVÉS DE HISTÓRIAS INFANTIS - Rose Mary Nunes Diogo

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E AÇÃO DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - Janaína Fernanda do Carmo; Maria Betanea Platzer

RELATO DE PESQUISA: Infância e construção normativa de gênero e sexualidade: a construção do padrão normativo nos filmes de animação infantil. – Bianca Gonçalves Mattara

A GESTÃO EM CRECHES NA CIDADE DE BAURU: cuidado ou educação? - Márcia Miranda Silveira Bello; Gina Sanchez

O GRUPO DE AMIGOS E A CONDUTA DE BEBER ENTRE ADOLESCENTES - Izabella Alvarenga Silva; Raul Aragão Martins

AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE DAS ESCOLAS DE BAURU: um estudo preliminar - Graziella R. S. Moura; Laís C. dos Santos; Larissa C. dos Santos; Tiffani Loyani C. dos Santos

A MAGIA DOS RECURSOS NATURAIS NA ARTE: a obtenção de esmaltes cerâmicos a partir de cinzas de vegetais por Hideko Honma - Vanessa Yoshimi Murakawa; Solange M. L..Gonçalves

A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO: influências e contribuições para o cenário da educação infantil - Regilene Ap.de Lúcia; Valéria Ap. Chechia

A INTERFERÊNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: um estudo de caso - Débora Almasan; Rosa Maria Del Vescovo;  Valéria Aparecida Chechia

ARTE DO MOSAICO: sua contribuição para a saúde coletiva na terceira idade - Aline Martinez Delalibera;  Solange Maria Leão Gonçalves

CAE – Centro de Apoio Especializado da Apae de Bauru - Priscila Foger Marques Gasparini, Vânia Melo Bruggner Grassi

INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Infocentro Apae de Bauru - Leda M. Borges da Cunha Rodrigues; Luci R.. Alves de Paula; Polyana dos Santos Castro

CEAPA - Centro Especializado em Autismo e Patologias Associadas da Apae de Bauru - Luci Regina Alves de Paula; Salete Regiane Monteiro Afonso; Priscila Foger Marques Gasparini

INCLUSÃO ESCOLAR: algumas considerações - Leandro H. W. Tavares; Silvia R. Q. A. Zuliani; Éder P. Camargo

ANÁLISE DO CURSO DE EXTENSÃO DE LIBRAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO: uma experiência - Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins; Liza Márcia Oliveira Lippe

ESTUDO DE CASO: ensinando comportamentos funcionais a uma adolescente surdocega - Tatiana Vieira Pleti; Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues

PROFISSIONALIDADE DOCENTE: a importância da ação coletiva para a construção da autonomia - Márcia Regina Onofre

ESCOLA: espaço de formação e experiências narrativas docentes e discente - Gisela P. da Silva Faitanin; Valdelúcia A. da Costa; Iduina Edite Mont'alvern Braun Chaves ; Caroline da Silva Barcellos

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INCLUSÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Valdelúcia Alves da Costa; Caroline da Silva Barcellos; Edna Telma Bazilio Ferreira Teixeira; Gisela da Silva Faitanin

O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO: focalizando os jogos e as brincadeiras na aprendizagem e desenvolvimento -Fabiana Chinalia; Juliene Leiva Rosa

O PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise das expectativas da família – Vivian F. da Silva Rigueto; Fabiana Chinalia

A OBRA DE VIGOTSKI E OS REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS - Raquel Dias Telecesqui; Olavo Pereira Soares

ANÁLISE DE REDES DE CO-AUTORIA CIENTÍFICA ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FONOAUDIOLOGIA - Suzelei Faria Bello ; Maria Cristina P. I. Hayashi

A FUNÇÃO DOS BRINQUEDOS NOS BERÇÁRIOS DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL - Claudia C. S. Campos; Natália M. P. Perez; Tamires O. Bueno; Fabiana C. F. De Vitta

ANÁLISE DOS BRINQUEDOS DOS BERÇÁRIOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTEGRADAS DE BAURU - Fabiana C. F. de Vitta; Aline C. Nardo; Claudia C. S. Campos; Naiane Padial Martins

COMPARAÇÃO DE PROCEDIMENTOS EDUCATIVOS SOBRE POSTURA SENTADA EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL - Alberto de Vitta; Rosangela M. dos Santos; Roseli Cristina Leme Pocay; Fabiana C. F. de Vitta

ORIENTAÇÃO SOBRE POSTURA SENTADA E TRANSPORTE E CARREGAMENTO DE PESO EM ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL: o efeito da participação dos pais
Alberto de Vitta; Mariana Martinez Gonzalez; Natália Toledo Piza; Fabiana C. F. de Vitta

ESTUDO SOBRE A ADAPTABILIDADE DA CRIANÇA DEFICIENTE EM PRÉ-ESCOLAS REGULARES - Alexandra S. R. Monteiro; Fabiana C. F. de Vitta; Alberto de Vitta

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 0 A 12 MESES QUE FREQUENTAM CRECHE - Carla G. Blanco; Claudia C. S. Campos; Fabiana C. F. de Vitta; Alexandra S. R. Monteiro

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS QUE FREQUENTAM CRECHE - Ana Carolina B. Zanoni; Cristiani A. Alquati; Fabiana C. F. de Vitta; Alexandra S. R. Monteiro

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: contribuições para pensar a presença da criança negra na educação infantil -Carolina de Paula Teles

A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: do direito conquistado à luta por sua efetivação  - Ana Paula Ribeiro Freitas

UCD – Unidade de Cuidados Diários da APAE de Bauru: uma proposta multidisciplinar - Sílvia Marta Moura e Silva ; Ana Paula Alves dos Santos; Luciana Marçal da Silva

QUALIFICAÇÃO, ENCAMINHAMENTO E ACOMPANHAMENTO PARA EFETIVAR O DIREITO AO TRABALHO - Rose M. C. Orlato; Silvia dos Santos; Cássia G. de Oliveira Sanchez

OFICINA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DA APAE DE BAURU - Luciana Marçal da Silva

PERFIL DOS ENUNCIADOS DE DEFICIENTES INTELECTUAIS NÃO-VERBAIS, USUÁRIOS DE SISTEMAS COMUNICATIVOS, NA INTERAÇÃO COM PARCEIROS - Cândice Lima Moreschi; Maria Amélia Almeida

PINTURA NA TERCEIRA IDADE - Anny Lemos Ferreira; Solange Maria Leão

O PROCESSO DE CONCRETIZAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA NA UNESP DE MARÍLIA: desafios e possibilidades - Maria Eliza Nogueira Oliveira; Graziela Z.Abdian Maia

O PROVIMENTO DO CARGO DE ADMINISTRADOR DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO PAULISTA - Viviani Fernanda Hojas; Graziela Zambão Abdian Maia

A PRÁTICA DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA MÚSICA: UM PROCESSO LÚDICO. - Juliessa Ricce; Regiane Sedenho de Morais

CONSELHO TUTELAR E ESCOLA: JURIDICIALIZAÇÃO DAS PRÁTICAS E GARANTIA DE DIREITOS - Tailane Rodrigues; Gabrielle Macedo; Paula L. Nascimento; Estela Scheinvar

POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: as experiências do curso de pedagogia/Faculdade de Educação/Universidade Federal Fluminense/RJ - Gisela Paula da Silva Faitanin; Valdelúcia Alves da Costa

AUTORIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo sobre material impresso do PEC - formação universitária - Carla Ariela Rios Vilaronga;  Flavia Medeiros Sarti

PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM: o que se verifica? - Letícia Brito da Silva

REPRESENTAÇÕES PERCEPTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA - Claudionor R. da Silva; Juliene de Cássia Leiva Rosa.

OLHA O DESCARTE! Cuidado para não machucar o coletor..- Fátima Aparecida Dias Gomes Marin; Ana Cláudia Consolari, Giovana Burato; Mayra Costa Aguiar

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES METACOGNITIVAS EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS VERBAIS COM HISTÓRIA EM UM AMBIENTE LÚDICO DE APRENDIZAGEM - Roselaine Cristina Pupin;  Antônio dos Santos Andrade

MOYSÉS BREJON E A FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES ESCOLARES - Fabiana Aparecida Arf; Lourdes Marcelino Machado

CORPO, MÍDIA E EDUCAÇÃO - Ana Carolina Biscalquini Talamoni

AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: Fernanda Oscar Dourado; Anna Augusta Sampaio de Oliveira

TRABALHO INFANTIL E RESILIÊNCIA: como situações de risco podem se configurar em indicadores de proteção - Michelle Venâncio Ikefuti; Renata M. Coimbra Libório; Alex S. Gomes Pessoa

PRÁTICAS DO ENSINO INFANTIL NA BRINQUEDOTECA HOSPITALAR - Soraia M. Marques; Denis S. Moreira; Samantha R. De Paula; Marcella G. Nascimento; Isabela M.S.Viana

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM EXPOSIÇÕES INTERATIVAS -  Maria Elizabete Rambo Kochhann

MICROFÍSICA DA SALA DE AULA - Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes

ENTRAVES CONCEITUAIS DA MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO DE QUÍMICA - José Bento Suart Júnior; Sílvia Regina Quijadas Aro Zuliani

A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA POR PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO: um estudo em Blumenau/SC - Vera R. Dalri, Stela Maria Meneghel

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO AMBIENTE EM ESPAÇOS DE EXCLUSÃO SOCIAL: estudo de caso com moradores do ferradura mirim no município de Bauru - Cássia Maria da Silva Rodrigues; Juliana Sakoda Telles Chinaglia

OS PORTFÓLIOS NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – instrumento formativo e reflexivo ou de controle/burocrático? - Maria Cecília Cerminaro; Sônia M. Duarte Grego.

BASQUETEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estudo sobre a realidade da prática na cidade de Bauru-SP - Lucas Torres Basque; Luciene Ferreira da Silva

A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E A PERSPECTIVA DE GÊNERO  - Patrícia do Nascimento Campos; Marcelo Andrade

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NOS ESPAÇOS ESCOLARES - Giselma Sampaio;  Marcelo Andrade

A ESTÉTICA DO DESAMPARO: fragmentos de arte para uma narrativa a contrapelo da história - Daive Cristiano Lopes de Freitas

Pôster - 01 de julho de 2009 – 4ª feira – 17h às 18h30 – Local: Hotel Obeid
Coordenação Geral da Sessão: Profas. Marcia Cristina Argenti Perez e Rosa Maria Manzoni

PROCESSO DE INTERVENÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE JOVENS DO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL - Lorena S. Cardoso; Jovana Bernardes; Marcos Coelho Bissoli; Maria Eunice Figueiredo Guedes

PRÁTICAS DE ENSINO EM QUÍMICA EM AÇÕES DE PARCERIA COLABORATIVA UNIVERSIDADE-ESCOLA PÚBLICA  - James Rogado; Patrícia Favoreto Moraes; Luis Henrique Ramalho; Ubaldo Tadeu Bressan Damiano

A FORMAÇÃO INICIAL (PRÉ-SERVIÇO) DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ERA DIGITAL -  Rodrigo Florêncio de Atayde

ELABORAÇÃO DE MATERIAL INFORMATIVO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVA NUMA REDE MUNICIPAL DE ENSINO - Sandra Eli Sartoreto de O. Martins; Lúcia P. Leite

A ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA COMO SUPORTE PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: uma parceria entre universidade e instituição. - Ana Paula P. Moraes; Amili .M. Ellaro; Helena F. Vander Velden; Lúcia P. Leite

Investigação orientada e formação inicial de professores de química: um estudo com base em uma proposta de elaboração de mini-cursos temáticos
Silvia Regina Q. A. Zuliane; Ana Silvia S.R.Gomes; Renata V. Massucato.

ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL DESCRITIVA COMO SUBSÍDIO METODOLÓGICO NA INVESTIGAÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM - Leila Grizzo Canettieri; Jair Lopes Junior

A DANÇA COMO MEIO DE SOCIABILIZAÇÃO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - Claudia de Souza Rosa Cravo; Kathya Maria Ayres de Godoy; Rita de Cássia Franco de Souza Antunes, Junia César Pedroso

LINGUAGEM MUSICAL: saberes e práticas na formação do professor de educação infantil -  Maria Nanci Panes Brunholi, Gilza Maria Garms Zauhy

QUAL A RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA E O DESEMPENHO ESCOLAR? O que pesquisas apontam - Luciana Ponce Bellido,  Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo

POLÍTICA DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA LEI Nº 5.540/68 AOS DIAS DE HOJE - Flávio Roberto Chaddad; Marcela Cristina Chaddad

O ESTUDO DE CONCEITOS ÓPTICOS EM UMA AULA PRÁTICA DE FÍSICA - Haroldo L. P. Cravo; Elso Drigo Filho; Renata F. M. Batista; Rapahel A. Caface

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES -  Marley Eloisa G. Antunes;  Helena Faria de Barros

A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DE DOCENTES DO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO - SP  Jaqueline de Souza José; Raquel Rosan Christino Gitahy

CARACTERIZAÇÃO DE CONTINGÊNCIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: subsídios para a formação de professores das séries iniciais - Carolina de Santi Antonelli; Fernanda Tartalha do Nascimento; Jurandyr de Oliveira; Jair Lopes Junior

REPERTÓRIOS DESCRITIVOS DE CONTINGÊNCIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS - Fernanda Tartalha do Nascimento; Carolina de Santi Antonelli; Jurandyr de Oliveira; Jair Lopes Junior

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA HABILIDADE CHUTAR POR CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS DE IDADE - Juliana Inhesta Limão; Daiane Pescara; Milton Vieira do Prado Junior

DIMENSÕES DO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O IMPACTO DA ESCOLARIDADE DAS MÃES - Wendy Caroline da Silva; Renata Maria Coimbra Libório

TURIMO E PATRIMÔNIO CULTURAL: a importância da educação na conservação de bens culturais de valor turístico - Helton Luiz Gonçalves Damas

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: importância, concepções e contribuições na educação - Mariette Mari Fanton , Vera Messias Fialho Capellini

MEMÓRIA OPERACIONAL E CONHECIMENTOS MUSICAIS EM CRIANÇAS DE 9 E 10 ANOS ETÁRIOS - Fabiana Silva Ribeiro; Flávia Heloísa dos Santos

AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS - Vanessa da Silva de Melo; Olavo Pereira Soares

CRECHES RODRIGUES DE ABREU EM BUSCA DE SUA IDENTIDADE EDUCATIVA -  Leila Fernandes Arruda; Ms. Leilany Fernandes Rodrigues Arruda da Silva

CORNELIA DE LANGE: um estudo de caso de inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental - Neichelli Fabrício Langona; Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O TRABALHO COM MAPAS CONCEITUAIS - Neichelli Fabrício Langona - Vera Lúcia Messias Fialho Capellini  -

PERFIL E AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES-ALUNOS DE UM CURSO À DISTÂNCIA DE APERFEIÇOAMENTO EM PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS - Eliana Marques Zanata; Lígia Ebner Melchiori; Lúcia Pereira Leite; Olga Maria Rolim Piazentin; Rita Melissa Lepre; Tânia Gracy Martins do Valle; Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

UTILIZAÇAO DIDÁTICA DO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO ABORDANDO O ENSINO DE FÍSICA E ASTRONOMIA - Marcelo G. Bacha; Tamires M. Gallo; Rodolfo Langhi; Gustavo Iachel; Rosa M. Fernandes Scalvi

A ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO ESTA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS - Henrique Sanioto; Jorge Perez Galardo; Márcia Cintrão

TRANSTORNOS ALIMENTARES: impacto de uma de palestra sobre os alunos uma escola pública no município de Taquaritinga – SP - Souza Lyvia M. Souza; Cláudia R. Santos; Márcia Cintrão; Henrique Sanioto

BIO NA RUA-BOTUCATU -  Maria de Lourdes Spazziani; Anna Carolina Santana da Silva; Isadora Soares Galvanese; João Paulo Becker Lotufo Junior

MATRIZES DE REFERÊNCIA E DESCRITORES DE DESEMPENHO NO ENSINO FUNDAMENTAL: aspectos metodológicos no delineamento de práticas educativas para o ensino de ciências - Daniela Cristina Maestro; Jair Lopes Junior; Fabiana Maris Versuti-Stoque; Paulo César Gomes

PRODUÇÃO DE UM LIVRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS - Bruna Faria Gomes dos Santos; Beatrice Cristine de Andrade; Joseli Moraes de Andrade; Geise Kelly Aleixo Cassemiro

O PAPEL DA MULHER NOS CONTOS DE FADAS - Bruna Faria Gomes dos Santos; Cláudia Faria Gomes; Clodoaldo Meneguello Cardoso

FILMES INFANTIS E O PRECONCEITO - Bruna Faria Gomes dos Santos; Clodoaldo Meneguello Cardoso

(RE)CONHECENDO OS VÍNCULOS DE AMIZADE NA INFÂNCIA: algumas aproximações - Vanda Jeane Ferreira Freire; Ivone Martins de Oliveira

TRAJETÓRIAS ESCOLARES: a repetência entre o ensino e a aprendizagem – um estudo de caso etnográfico - Suziane de Santana Vasconcellos,  Paula Almeida de Castro,  Carmen Lúcia Guimarães de Mattos

UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO USO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE BAURU - Claudia A.Francez;. Wilson Massashiro Yonezawa

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: recurso pedagógico para interpretação textual na 3ª. série do ciclo i do ensino fundamental - Poliana Pereira de Oliveira Celso Socorro Oliveira

CONTAR HISTÓRIAS COM O USO DE RECURSOS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL - Gislaine R. R. Gobbo;  Maria do Carmo Monteiro Kobayashi

AFETIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES - Laurinda Ramalho de Almeida; Ana Lúcia Pereira; Ludmila Passos Abreu; Regina Garcia Toledo de Souza

LITERATURA INFANTIL EM TRÊS NÍVEIS: SENSORIAL, EMOCIONAL E RACIONAL - Bruna Carvalho; Ketilin M. Pedro; Rosa Maria Manzoni

OS DETERMINANTES HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL - Bruna Carvalho; Áurea de Carvalho Costa

LEITURA DA IMAGEM NA ESCOLA -  Sonia Aparecida Vido Pascolati; Márcia Aparecida Martinez Carneiro Toncovitch

ADAPTAÇÕES DE UM SOFTWARE LIVRE PARA DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM EM USUÁRIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL  - Raquel Alves de Souza ,  Esther Giacomini Silva , Marcos Vinícius Alvim Andrade; Greice Rafael Ramalho

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA: EM BUSCA DO PROFESSOR REFLEXIVO - Flávia Ribeiro Zanella ,  Vera Messias Fialho Capellini

PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO INFORMATIZADO  - Wagner Antonio Junior; Márcia Regina Vazzoler; Rosa Aparecida Souto; Cinira Ribeiro Soares de Araújo

O DISCURSO ARGUMENTATIVO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE DIREITOS UNIVERSAIS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO “O CIDADÃO DE PAPEL” - João Manoel da Silva Malheiro; João Vinícius da Conceição Malheiro

PROJETO ADMINISTRADOR JÚNIOR / FAAG - Márcia Regina Vazzole; Wagner Antonio Junior; Rafael Vilas Boas Garcia; Felipe Moreno de Melo

ESCOLA LEVINDO LAMBERT: Uma ação pela melhoria do ensino público- Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Helena Maria dos Santos Felício , Fernanda Vilhena Mafra Bazon,  Olavo Soares, Lolia Reis, Vanessa Melo Tânis Thiers , Letícia Baracho , Maria José Marios , Maria Eliete Cassiano, Juliane da Costa , Tayana Costa, Aldenice de Souza  Raquel Dias , Carolina Garcia , Simone Pereira, Maria Isabel Castoldi , Carla Damas, , Maicon Fábio , Marcela Godinho , Elizabete Dantas , Samantha Rosa, Joelma Batista, Mariana da Costa, Cláudia Simone , Débora Aparecida, Ana Laura de Souza , Jeani Landre, , Glaice Kelly de Souza ), Giselle Zouain da S.Soares ,  Adriele Moreira  ,Maria Martha Stussi , Marcilene Alves .

O COMPROMISSO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: discurso e prática - Danielle A. de Oliveira; Rita de C. Zuquieri

ESTUDO DA AMPLIAÇÃO DO USO DA PLATAFORMA MOODLE NA METODOLOGIA SYLLABUS NA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇão - Rafael Gonçalves Pires; Dariel de Carvalho

CANTIGAS POPULARES: PARTE ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL Letícia Aparecida Pereira

FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR ESCOLAR: construção do conhecimento nas publicações brasileiras - Eulália Araújo Calixto, Graziela Zambão Abdian Maia

PRÁTICAS DIALÓGICAS: VISANDO O LETRAMENTO - Kelly Cristina Bognar Sacoman, Rosa Maria Manzoni

A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ONDE TEORIA EMBASA A PRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE ÀS CRIANÇAS PEQUENAS - Luciana Patrícia Machado Nunes, Maévi Anabel Nono

 

Pôster- 02 de julho de 2009 – 5 feira – 17h às 18h30 – Local: Hotel Obeid
Coordenação Geral da Sessão: Profas. Marcia Cristina Argenti Perez e Rosa Maria Manzoni

HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOCENTE E SUA PROLETARIZAÇÃO: uma análise do professor do 1º ao 5º ano da rede municipal de 1988 à 2008 - Ana Paula Ferreira

PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ACERCA DA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - Márcia J. Beffa; Maria de Lourdes Morales Horiguela

PRÁTICAS BEM-SUCEDIDAS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA - Aline Juliana Oja; Máevi Anabel Nono

PSICOMOTRICIDADE E ATIVIDADES LÚDICAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM CRIANÇAS DISLÉXICAS - Maria Isabella Benini; Ninfa de L. Bento Beneti; Edelvira de C. Q.Mastroianni; Irineu A.Tuim Viotto Filho

CONSTRUÇÃO DE TEXTO DE ATUALIDADES EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA PARCERIA UNIVERSIDADE - ensino médio I - Dayse Iara dos Santos; Elisabete Ap. Andrello Rubo; Ariadne Cristina Catto; André Luiz Costa

CONSUMO SUSTENTÁVEL E A TRANSVERSALIDADE TEMÁTICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA - Yaisa Domingas de Carvalho Miguel; Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Renata Aparecida da Costa Mendonça Aquino; Mara Franco de Sá; Cristiano Ricardo da Silva; Joelma Barbosa Ferreira

A REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE 1985 A 2002: a organização do trabalho e os impactos no ensino superior - Karoline Rebecka Siqueira Ferreira

A INVESTIGAÇÃO ORIENTADA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA - Thiago Bufeli Bianchini ; Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani

(RE)PENSANDOA CRIANÇA NA CONTEMPORANEIDADE  - Ariela Vanessa Sartori;  Marcia Cristina Argenti Perez

O INGRESSO DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: olhares teóricos e empíricos - Daniele Cecília Ramos Dotti do Prado;  Márcia Cristina Argenti Perez

INFÂNCIA, LUDICIDADE E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR - Maria Carolina Canale Sanches;  Márcia Cristina Argenti Perez

DESCOBRINDO A INFÂNCIA, COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS - Nathália Fernanda da Silva;  Márcia Cristina Argenti Perez

SIGNIFICADOS E EXPECTATIVAS DE CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES EM RELAÇÃO A ESCOLARIZAÇÃO -  Patrícia Juliana Ferreira,  Márcia Cristina Argenti Perez;

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: concepções e posicionamentos - Raquel Morato do Amaral Costa;  Márcia Cristina Argenti Perez

(RE)PENSANDO A INFÂNCIA: continuidades e rupturas na transmissão intergeracional - Vanessa Bentes Miranda; Márcia Cristina Argenti Perez

A PRÁTICA DOCENTE NA INÍCIO DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL  - Elizabeth Keiko Yoshizawa;  Márcia Cristina Argenti Perez

MUSICALIZAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: relações estruturais entre e a forma sonata com a palavra - Jose Luiz de Oliveira Coutinho;  Márcia Cristina Argenti Perez

FAMILIARES, PROFESSORES E CRIANÇA NO CONTEXTO DE FISSURA LABIOPALATINA  - Antares Juliana da Costa Gomes; Márcia Cristina Argenti Perez

DISCUTINDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA - Carolina Biondo da Silva;  Marcia Cristina Argenti Perez

GENÊRO E EDUCAÇÃO INFANTIL: apontamentos - José do Carmo Teodoro Junior;  Marcia Cristina Argenti Perez

A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA FAMÍLIA: grupo de pais na escola -  Marcia Cristina Argenti Perez

INFÂNCIAS: a lúdico na escola -  Marcia Cristina Argenti Perez

DIREITOS DA CRIANÇA : trabalhando os princípios do ECA na escola -  Marcia Cristina Argenti Perez

UM OLHAR SOBRE AS ATIVIDADES DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - Viviane Netto Silva

A EXPERIÊNCIA DE FORMAR PROFESSORES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO ESTADO DO PI - Carla Ariela Rios Vilaronga;  Maria Isabel C. de Freitas; Celina Mitiko Yokoro

A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA EM FÍSICA COMO FACILITADOR NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO - Aline Agnelo Jango; Vitor D’Avila Marques; Denise Fernandes de Mello

O LÚDICO E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Djeimy R. Jerônimo; Luciene F. da Silva

AS BRINCADEIRAS INFANTIS NO ENSINO FUNDAMENTAL - Karen Garretano Soares; Ana Paula Fortes

FRUTAS – DOS PRIMEIROS ALIMENTOS AO PRIMEIRO ESTUDO - Lúcia Helena de Souza; Alethéa M. de Oliveira Rodini; Cláudia Yazlle

GT “TRABALHO E EDUCAÇÃO” DA ANPED: perfil de sua produção entre os anos de 1995 e 1999 - Romeu Adriano da Silva ; Aldenice de Sousa Sena

PORTFÓLIO: uma aventura na construção do conhecimento com auxilio da web - Ilda Basso; Dariel de Carvalho

UTILIZANDO EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS NO ENSINO INFORMÁTIZADO DE SURDOS EM ESCOLA MUNICIPAL - Camila de Lima Vieira dos Santos; Celso Socorro Oliveira

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR COM O LAZER – educação e a educação para o lazer - Mirelle de Faria Baldini; Luciene Ferreira da Silva

EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL ATRAVÉS DOS JOGOS - Débora Regina Tomazi, Antonio F. Marques; Thaísa Batista Ribeiro

A FAMÍLIA COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: AUXÍLIO NAS TAREFAS - Thaisa Batista Ribeiro. Rita de Cássia Bastos Zuquieri, Débora Regina Tomazi;

UM OLHAR SOBRE OS JOVENS EM MINAS GERAIS - Juarez Tarcisio Dayrell Simone Grace de Paula; Ana Amélia de Paula Laborne; Raquel Pereira Alvares

A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO RELACIONAL E M CRECHE: a experiência da creche berçário São Francisco de Assis - Andreza C. Morais de Freitas

A ANDRAGOGIA NO SUPORTE DIDÁTICO DO PROGRAMA PERMANENTE DE INCLUSÃO DIGITAL PARA OS SERVIDORES DA UNESP/BAURU - Ana Lídia dos Santos Pereira; Edward Goulart Júnior; José Munhoz Fernandes; Juliana Lopes da Silva; Laís Israel Flores; Wilson MassashiroYonesawa

O MOVIMENTO DE PROFISSIONALIZAÇÃO-PROLETARIZAÇÃO DOCENTE, a formação de professores e a educação física - Fernanda Rossi; Dagmar Hunger; Bruna Varoto da Costa

LAZER E GRUPOS DE INTERESSE DO LAZER NO AMBIENTE ESCOLAR DE CRIANÇAS DO QUINTO-ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. -Maria L. A. Oliveira; Luciene F. da  Silva

A CONTRIBUIÇÃO DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO OBJETO DE ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO DE UM ALUNO COM SÍNDROME DO X-FRÁGIL - Lôyde do Nascimento Gonçalves; Ana Suellen Martins, Eliana Marques Zanata, Rosa Maria Manzoni

SÍNDROME DO X-FRÁGIL: RELATO DE UM PROCESSO DE INCLUSÃO - Lôyde do Nascimento Gonçalves; Eliana Marques Zanata

UM ESTUDO SOBRE O ENSINO MÉDIO MILITAR: o caso da escola preparatória de cadetes do ar - José Bernardo de Broutelles

REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO DO TRABALHO NO CONTEXTO EDUCACIONAL - Cíntia Renata Pascolato;  Luciana Silva Zanelato

ESTUDANDO A AVERSÃO À MATEMÁTICA NO CURSO SUPERIOR: ANÁLISE FUNCIONAL DE CASO DE REPROVAÇÃO EM DISCIPLINA BÁSICA. - Edvaldo A. Moraes; Bettina B. Karen R.Coelho; Celso Socorro Oliveira

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: em busca de metodologias eficientes - Fabíola Pereira Soares

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA PROFISSÃO DOCENTE: aprender e ensinar com prazer - Sirlei Sebastiana Polidoro Campos

NO MEIO DO CAMINHO TEM UMA PEDRA... um estudo sobre o solo com crianças de 3 anos - Jóici Grell Macias de Barros; Cristiana Musa

ESTUDOS DOS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES NO EIXO TEMÁTICO LUTAS NA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO - Marcos Roberto So; Mauro Betti

O TRABALHO COM CONTOS DE MISTÉRIO EM CLASSES DO 5° ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL - Joana Abrahão Chaim; Veridiana Peron

IDENTIDADES TERRITORIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR - Viviane Amorim

CORPO E EDUCAÇÃO: influência das tendências humanísticas no desenvolvimento da concepção de corpo do professor de educação física na educação superior - André Luiz Bastos; Roberto Stahringer

CONSULTORIA TÉCNICA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma experiência na Secretaria da Educação de Bauru -Relma Urel Carbone Carneiro

O PAPEL DO TUTOR NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DO ALUNO COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA. - Caroline Penteado de Assis

a falta de estímulos aos alunos do ensino fundamental e a leitura - Cristiane Maria Cavalcanti Moretto,  Rosa Maria Manzani, Bruna Faria Gomes dos Santos, Floriana das Graças Cavalcanti

AS DIFICULDADES DE SOCIABILIDADE DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS, ANALISADAS POR MEIO DO BRINCAR  -  Ana Célia Carlin Martineli - Andreia Cristiane Silva Wiezzel

O PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O TRABALHO COM A DIVERSIDADE NA ALFABETIZAÇÃO EM SALA DE AULA - Adriana Rodrigues da Rocha

O OUTRO LADO DO MUNDO: UM ESTUDO SOBRE O JAPÃO COM CRIANÇAS DE 5 ANOS  - Christiane Cecílio, Angélica do Nascimento,Cláudia Yazlle

APOIO PEDAGÓGICO COLABORATIVO PARA ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM – Dados Estatísticos da População Atendida -Letícia Queiroz Lopes dos Santos - Nathália Simões Vanessa Ferreira Geraldo Marina de Campos Ferreira Pinto,  Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

 

Voltar

 

  Faculdade de Ciências