O APOIO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL:
UM DESAFIO SOCIAL -Marina
Lemos Villardi; Eliana Goldfarb Cyrino |
O LIVRO DIDÁTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES
PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA ESCOLAR - Aline Mendes
do Amaral Corsini; Viviane Souza Galvão |
A INCLUSÃO ESCOLAR: HISTÓRICO
DE UMA IDÉIA - Aline Mendes do Amaral Corsini1; Viviane Souza Galvão |
PARQUE INFANTIL PARA FILHOS DOS
OPERÁRIOS ONTEM E PROJETO PIÁ HOJE: repercussões no
presente das memórias alegres infantis paulistanas
- Maria da Glória Feitosa Freitas; Leandro de Lajonquière |
BANCO INTERNACIONAL DE OBJETOS
EDUCACIONAIS (BIOE): CONTRIBUINDO PARA AS PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE FÍSICA - Paloma A. A.
Rodrigues; Klaus Schlünzen
Jr.; Elisa Tomoe M.Schlünzen
|
“BICHINHOS QUE CONHECEMOS: DA
LAGARTA À LAGARTIXA”, relato do trabalho de extensão
realizado na EMEI Vila São Lúcio no município de Botucatu
– SP - Raquel Sanzovo Pires
de Campos |
CUIDAR E EDUCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
o que advogam as políticas públicas federais? - Aline Sommerhalder;
Maria Lúcia de Oliveira |
LEITURA, ESCRITA E INFÂNCIA: questionamentos
significativos - Maria Betanea
Platzer |
ENXERGANDO O MUNDO ATRAVÉS DE
HISTÓRIAS INFANTIS - Rose Mary Nunes Diogo |
ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E AÇÃO
DOCENTE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES - Janaína Fernanda
do Carmo; Maria Betanea Platzer |
RELATO DE PESQUISA: Infância e
construção normativa de gênero e sexualidade: a construção
do padrão normativo nos filmes de animação infantil.
– Bianca Gonçalves Mattara |
A GESTÃO EM CRECHES NA CIDADE
DE BAURU: cuidado ou educação? - Márcia Miranda Silveira
Bello; Gina Sanchez |
O GRUPO DE AMIGOS E A CONDUTA
DE BEBER ENTRE ADOLESCENTES - Izabella
Alvarenga Silva; Raul Aragão Martins |
AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE
DAS ESCOLAS DE BAURU: um estudo preliminar - Graziella
R. S. Moura; Laís C. dos Santos; Larissa C. dos Santos;
Tiffani Loyani C. dos Santos |
A MAGIA DOS RECURSOS NATURAIS
NA ARTE: a obtenção de esmaltes cerâmicos a partir
de cinzas de vegetais por Hideko Honma - Vanessa Yoshimi Murakawa; Solange M. L..Gonçalves |
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA
O DESENVOLVIMENTO HUMANO: influências e contribuições
para o cenário da educação infantil - Regilene
Ap.de Lúcia; Valéria Ap.
Chechia |
A INTERFERÊNCIA DA FAMÍLIA NO
PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM: um estudo de caso -
Débora Almasan; Rosa Maria
Del Vescovo; Valéria Aparecida Chechia |
ARTE DO MOSAICO: sua contribuição
para a saúde coletiva na terceira idade - Aline Martinez
Delalibera; Solange Maria Leão Gonçalves |
CAE – Centro de Apoio Especializado
da Apae
de Bauru - Priscila Foger
Marques Gasparini, Vânia Melo Bruggner
Grassi |
INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL DAS
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – Infocentro
Apae de Bauru - Leda M. Borges
da Cunha Rodrigues; Luci
R.. Alves de Paula; Polyana dos Santos
Castro |
CEAPA - Centro Especializado em
Autismo e Patologias Associadas da Apae
de Bauru - Luci Regina Alves
de Paula; Salete Regiane Monteiro Afonso; Priscila
Foger Marques Gasparini |
INCLUSÃO ESCOLAR: algumas considerações
- Leandro H. W. Tavares; Silvia R. Q. A. Zuliani;
Éder P. Camargo |
ANÁLISE DO CURSO DE EXTENSÃO DE
LIBRAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA
DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO:
uma experiência - Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins; Liza Márcia Oliveira Lippe |
ESTUDO DE CASO: ensinando comportamentos
funcionais a uma adolescente surdocega
- Tatiana Vieira Pleti;
Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues |
PROFISSIONALIDADE DOCENTE: a importância
da ação coletiva para a construção da autonomia -
Márcia Regina Onofre |
ESCOLA: espaço de formação e experiências
narrativas docentes e discente
- Gisela P. da Silva Faitanin;
Valdelúcia A. da Costa;
Iduina Edite Mont'alvern
Braun Chaves ; Caroline
da Silva Barcellos |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO,
FORMAÇÃO E INCLUSÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO -
Valdelúcia Alves da Costa;
Caroline da Silva Barcellos; Edna Telma Bazilio
Ferreira Teixeira; Gisela da Silva Faitanin |
O LÚDICO NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO:
focalizando os jogos e as brincadeiras na aprendizagem
e desenvolvimento -Fabiana Chinalia;
Juliene Leiva Rosa |
O PROCESSO DE INCLUSÃO DA CRIANÇA
COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma análise
das expectativas da família – Vivian F. da Silva Rigueto;
Fabiana Chinalia |
A OBRA DE VIGOTSKI E OS REFERENCIAIS
TEÓRICOS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA DAS SÉRIES INICIAIS
- Raquel Dias Telecesqui;
Olavo Pereira Soares |
ANÁLISE DE REDES DE CO-AUTORIA
CIENTÍFICA ENTRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A FONOAUDIOLOGIA
- Suzelei Faria Bello ; Maria Cristina P. I. Hayashi |
A FUNÇÃO DOS BRINQUEDOS NOS BERÇÁRIOS
DE INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL - Claudia C.
S. Campos; Natália M. P. Perez; Tamires
O. Bueno; Fabiana C. F. De Vitta |
ANÁLISE DOS BRINQUEDOS DOS BERÇÁRIOS
DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL INTEGRADAS
DE BAURU - Fabiana C. F. de Vitta;
Aline C. Nardo; Claudia C. S. Campos; Naiane
Padial Martins |
COMPARAÇÃO DE PROCEDIMENTOS EDUCATIVOS
SOBRE POSTURA SENTADA EM ESCOLARES DO ENSINO
FUNDAMENTAL - Alberto de Vitta;
Rosangela M. dos Santos; Roseli Cristina Leme Pocay;
Fabiana C. F. de Vitta |
ORIENTAÇÃO SOBRE POSTURA SENTADA
E TRANSPORTE E CARREGAMENTO DE PESO EM ESCOLARES DO ENSINO
FUNDAMENTAL: o efeito da participação dos pais
Alberto de Vitta; Mariana
Martinez Gonzalez; Natália Toledo Piza;
Fabiana C. F. de Vitta |
ESTUDO SOBRE A ADAPTABILIDADE
DA CRIANÇA DEFICIENTE EM PRÉ-ESCOLAS REGULARES - Alexandra S. R. Monteiro; Fabiana C. F. de Vitta;
Alberto de Vitta |
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE
CRIANÇAS DE 0
A 12 MESES QUE FREQUENTAM CRECHE
- Carla G. Blanco; Claudia C. S. Campos; Fabiana C.
F. de Vitta; Alexandra S.
R. Monteiro |
AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE
CRIANÇAS DE 1
A 2
ANOS QUE FREQUENTAM CRECHE - Ana Carolina B. Zanoni; Cristiani A. Alquati; Fabiana C. F. de Vitta;
Alexandra S. R. Monteiro |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E PRÁTICA
PEDAGÓGICA: contribuições para pensar a presença da
criança negra na educação infantil
-Carolina de Paula Teles |
A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE JOVENS E
ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: do direito conquistado à
luta por sua efetivação - Ana Paula Ribeiro
Freitas |
UCD – Unidade de Cuidados Diários
da APAE de Bauru: uma proposta multidisciplinar -
Sílvia Marta Moura e Silva ;
Ana Paula Alves dos Santos; Luciana Marçal da Silva |
QUALIFICAÇÃO, ENCAMINHAMENTO E
ACOMPANHAMENTO PARA EFETIVAR O DIREITO AO TRABALHO
- Rose M. C. Orlato; Silvia dos Santos; Cássia G. de Oliveira Sanchez |
OFICINA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA
DA APAE DE BAURU - Luciana Marçal da Silva |
PERFIL DOS ENUNCIADOS DE DEFICIENTES
INTELECTUAIS NÃO-VERBAIS, USUÁRIOS DE SISTEMAS COMUNICATIVOS,
NA INTERAÇÃO COM PARCEIROS - Cândice
Lima Moreschi; Maria Amélia Almeida |
PINTURA NA TERCEIRA IDADE - Anny Lemos Ferreira; Solange Maria Leão |
O PROCESSO DE CONCRETIZAÇÃO DAS
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE
PEDAGOGIA NA UNESP DE MARÍLIA: desafios e possibilidades
- Maria Eliza Nogueira Oliveira;
Graziela Z.Abdian Maia |
O PROVIMENTO DO CARGO DE ADMINISTRADOR
DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO PAULISTA - Viviani Fernanda Hojas; Graziela
Zambão Abdian
Maia |
A PRÁTICA DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL POR MEIO DA MÚSICA: UM PROCESSO LÚDICO. -
Juliessa Ricce; Regiane Sedenho
de Morais |
CONSELHO TUTELAR E ESCOLA: JURIDICIALIZAÇÃO
DAS PRÁTICAS E GARANTIA DE DIREITOS - Tailane
Rodrigues; Gabrielle Macedo;
Paula L. Nascimento; Estela Scheinvar
|
POLÍTICAS PÚBLICAS E FORMAÇÃO
DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA
DA INCLUSÃO: as experiências do curso de pedagogia/Faculdade
de Educação/Universidade Federal Fluminense/RJ - Gisela
Paula da Silva Faitanin;
Valdelúcia Alves da Costa |
AUTORIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
um estudo sobre material impresso do PEC - formação
universitária - Carla Ariela
Rios Vilaronga; Flavia Medeiros Sarti |
PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM:
o que se verifica? - Letícia Brito da Silva |
REPRESENTAÇÕES PERCEPTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
E INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL EM
PEDAGOGIA - Claudionor R.
da Silva; Juliene de Cássia
Leiva Rosa. |
OLHA O DESCARTE! Cuidado para
não machucar o coletor..-
Fátima Aparecida Dias Gomes Marin; Ana Cláudia Consolari,
Giovana Burato; Mayra Costa Aguiar |
DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES
METACOGNITIVAS EM MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS VERBAIS
COM HISTÓRIA EM UM AMBIENTE LÚDICO DE APRENDIZAGEM - Roselaine Cristina Pupin; Antônio dos Santos
Andrade |
MOYSÉS BREJON E A FORMAÇÃO DE
ADMINISTRADORES ESCOLARES - Fabiana Aparecida Arf;
Lourdes Marcelino Machado |
CORPO, MÍDIA E EDUCAÇÃO - Ana
Carolina Biscalquini Talamoni |
AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR
E A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:
Fernanda Oscar Dourado; Anna Augusta Sampaio de Oliveira |
TRABALHO INFANTIL E RESILIÊNCIA:
como situações de risco podem se configurar em indicadores
de proteção - Michelle Venâncio Ikefuti;
Renata M. Coimbra Libório;
Alex S. Gomes Pessoa |
PRÁTICAS DO ENSINO INFANTIL NA
BRINQUEDOTECA HOSPITALAR - Soraia M. Marques; Denis
S. Moreira; Samantha R. De Paula; Marcella
G. Nascimento; Isabela M.S.Viana |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM EXPOSIÇÕES
INTERATIVAS - Maria Elizabete Rambo
Kochhann |
MICROFÍSICA DA SALA DE AULA -
Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes |
ENTRAVES CONCEITUAIS DA MECÂNICA
QUÂNTICA NO ENSINO DE QUÍMICA - José Bento Suart
Júnior; Sílvia Regina Quijadas
Aro Zuliani |
A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDOS SOBRE
A FORMAÇÃO CONTINUADA POR PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO:
um estudo em Blumenau/SC - Vera R. Dalri,
Stela Maria Meneghel |
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO AMBIENTE
EM ESPAÇOS DE EXCLUSÃO SOCIAL: estudo de caso com
moradores do ferradura mirim
no município de Bauru - Cássia Maria da Silva Rodrigues;
Juliana Sakoda Telles Chinaglia |
OS PORTFÓLIOS NA AVALIAÇÃO DA
EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – instrumento formativo e reflexivo
ou de controle/burocrático? - Maria Cecília Cerminaro;
Sônia M. Duarte Grego. |
BASQUETEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLAR: um estudo sobre a realidade da prática na
cidade de Bauru-SP - Lucas Torres Basque;
Luciene Ferreira da Silva |
A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E A PERSPECTIVA
DE GÊNERO
- Patrícia do Nascimento Campos; Marcelo
Andrade |
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NOS ESPAÇOS
ESCOLARES - Giselma Sampaio; Marcelo Andrade |
A ESTÉTICA DO DESAMPARO: fragmentos
de arte para uma narrativa a contrapelo da história
- Daive Cristiano Lopes de Freitas |
PROCESSO
DE INTERVENÇÃO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DE JOVENS
DO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL - Lorena S. Cardoso;
Jovana Bernardes; Marcos
Coelho Bissoli; Maria Eunice
Figueiredo Guedes |
PRÁTICAS
DE ENSINO EM QUÍMICA EM AÇÕES DE PARCERIA COLABORATIVA UNIVERSIDADE-ESCOLA
PÚBLICA
- James Rogado; Patrícia Favoreto
Moraes; Luis Henrique Ramalho; Ubaldo Tadeu Bressan
Damiano |
A FORMAÇÃO
INICIAL (PRÉ-SERVIÇO) DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
NA ERA DIGITAL -
Rodrigo Florêncio de Atayde |
ELABORAÇÃO
DE MATERIAL INFORMATIVO PARA OPERACIONALIZAÇÃO DE
PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVA NUMA REDE MUNICIPAL
DE ENSINO - Sandra Eli Sartoreto
de O. Martins; Lúcia P. Leite |
A ATUAÇÃO
DA PSICOLOGIA COMO SUPORTE PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS
COM DEFICIÊNCIA: uma parceria entre universidade e
instituição. - Ana Paula
P. Moraes; Amili .M. Ellaro; Helena F. Vander Velden; Lúcia P. Leite |
Investigação
orientada e formação inicial de professores de química:
um estudo com base em uma proposta de elaboração de
mini-cursos temáticos
Silvia Regina Q. A. Zuliane;
Ana Silvia S.R.Gomes; Renata V. Massucato. |
ESTRATÉGIA
DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL DESCRITIVA COMO SUBSÍDIO METODOLÓGICO
NA INVESTIGAÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
- Leila Grizzo Canettieri;
Jair Lopes Junior |
A DANÇA
COMO MEIO DE SOCIABILIZAÇÃO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA
DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO - Claudia de Souza
Rosa Cravo; Kathya Maria
Ayres de Godoy; Rita de Cássia Franco de Souza Antunes,
Junia César Pedroso |
LINGUAGEM MUSICAL: saberes e práticas na formação do professor
de educação infantil - Maria Nanci Panes Brunholi, Gilza Maria Garms Zauhy |
QUAL A
RELAÇÃO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA E O DESEMPENHO
ESCOLAR? O que pesquisas apontam - Luciana Ponce
Bellido, Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo |
POLÍTICA
DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA LEI Nº 5.540/68
AOS DIAS DE HOJE - Flávio Roberto Chaddad;
Marcela Cristina Chaddad |
O ESTUDO
DE CONCEITOS ÓPTICOS EM UMA AULA PRÁTICA DE FÍSICA - Haroldo L. P. Cravo;
Elso Drigo
Filho; Renata F. M. Batista; Rapahel
A. Caface |
A COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ALFABETIZADORES -
Marley Eloisa G. Antunes;
Helena Faria de Barros |
A UTILIZAÇÃO
DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA
DE DOCENTES DO MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO - SP Jaqueline de Souza José; Raquel Rosan Christino Gitahy |
CARACTERIZAÇÃO
DE CONTINGÊNCIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA: subsídios
para a formação de professores das séries iniciais
- Carolina de Santi Antonelli; Fernanda Tartalha
do Nascimento; Jurandyr
de Oliveira; Jair Lopes Junior |
REPERTÓRIOS
DESCRITIVOS DE CONTINGÊNCIAS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
NAS SÉRIES INICIAIS - Fernanda Tartalha
do Nascimento; Carolina de Santi Antonelli; Jurandyr de Oliveira;
Jair Lopes Junior |
AVALIAÇÃO
DO DESEMPENHO DA HABILIDADE CHUTAR POR CRIANÇAS DE
QUATRO E CINCO ANOS DE IDADE - Juliana Inhesta
Limão; Daiane Pescara; Milton Vieira do Prado Junior |
DIMENSÕES
DO TRABALHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE:
O IMPACTO DA ESCOLARIDADE DAS MÃES - Wendy Caroline
da Silva; Renata Maria Coimbra Libório |
TURIMO
E PATRIMÔNIO CULTURAL: a importância da educação na
conservação de bens culturais de valor turístico -
Helton Luiz Gonçalves Damas |
PROJETO
POLÍTICO-PEDAGÓGICO: importância, concepções e contribuições
na educação - Mariette Mari Fanton ,
Vera Messias Fialho Capellini
|
MEMÓRIA
OPERACIONAL E CONHECIMENTOS MUSICAIS EM CRIANÇAS DE
9 E 10 ANOS ETÁRIOS - Fabiana Silva Ribeiro; Flávia Heloísa
dos Santos |
AS CONCEPÇÕES
DOS PROFESSORES SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES
INICIAIS - Vanessa da Silva de Melo; Olavo Pereira
Soares |
CRECHES
RODRIGUES DE ABREU EM
BUSCA DE SUA IDENTIDADE EDUCATIVA
- Leila Fernandes Arruda; Ms. Leilany Fernandes Rodrigues
Arruda da Silva |
CORNELIA
DE LANGE: um estudo de caso de inclusão escolar nos
anos iniciais do ensino fundamental - Neichelli
Fabrício Langona; Vera Lúcia Messias Fialho
Capellini |
A CONCEPÇÃO
DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOBRE O TRABALHO COM MAPAS CONCEITUAIS - Neichelli
Fabrício Langona - Vera
Lúcia Messias Fialho Capellini - |
PERFIL
E AVALIAÇÃO DOS PROFESSORES-ALUNOS DE UM CURSO À DISTÂNCIA
DE APERFEIÇOAMENTO EM
PRÁTICAS EDUCACIONAIS INCLUSIVAS
- Eliana Marques Zanata; Lígia Ebner Melchiori; Lúcia Pereira Leite; Olga Maria Rolim Piazentin; Rita Melissa Lepre;
Tânia Gracy Martins do Valle;
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini |
UTILIZAÇAO
DIDÁTICA DO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO ABORDANDO O ENSINO
DE FÍSICA E ASTRONOMIA - Marcelo G. Bacha;
Tamires M. Gallo;
Rodolfo Langhi; Gustavo
Iachel; Rosa M. Fernandes
Scalvi |
A ESSÊNCIA
DA EDUCAÇÃO ESTA NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS - Henrique
Sanioto; Jorge Perez Galardo;
Márcia Cintrão |
TRANSTORNOS
ALIMENTARES: impacto de uma de palestra sobre os alunos
uma escola pública no município de Taquaritinga –
SP - Souza Lyvia M. Souza;
Cláudia R. Santos; Márcia
Cintrão; Henrique Sanioto
|
BIO NA
RUA-BOTUCATU -
Maria de Lourdes Spazziani;
Anna Carolina Santana da Silva; Isadora Soares Galvanese;
João Paulo Becker Lotufo Junior |
MATRIZES
DE REFERÊNCIA E DESCRITORES DE DESEMPENHO NO ENSINO
FUNDAMENTAL: aspectos metodológicos no delineamento
de práticas educativas para o ensino de ciências -
Daniela Cristina Maestro; Jair Lopes Junior; Fabiana
Maris Versuti-Stoque;
Paulo César Gomes |
PRODUÇÃO
DE UM LIVRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS -
Bruna Faria Gomes dos Santos; Beatrice
Cristine de Andrade; Joseli
Moraes de Andrade; Geise Kelly Aleixo Cassemiro |
O PAPEL
DA MULHER NOS CONTOS DE FADAS - Bruna Faria Gomes
dos Santos; Cláudia Faria Gomes; Clodoaldo Meneguello
Cardoso |
FILMES
INFANTIS E O PRECONCEITO - Bruna Faria Gomes dos Santos;
Clodoaldo Meneguello Cardoso |
(RE)CONHECENDO OS VÍNCULOS DE AMIZADE NA INFÂNCIA: algumas aproximações
- Vanda Jeane Ferreira Freire; Ivone Martins de Oliveira
|
TRAJETÓRIAS
ESCOLARES: a repetência entre o ensino e a aprendizagem
– um estudo de caso etnográfico - Suziane
de Santana Vasconcellos, Paula Almeida de
Castro, Carmen
Lúcia Guimarães de Mattos |
UM ESTUDO
SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO USO DA INFORMÁTICA
EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL
DE BAURU - Claudia
A.Francez;.
Wilson Massashiro Yonezawa |
HISTÓRIAS
EM QUADRINHOS: recurso pedagógico para interpretação
textual na 3ª. série do ciclo i do ensino fundamental - Poliana Pereira de Oliveira Celso Socorro Oliveira |
CONTAR
HISTÓRIAS COM O USO DE RECURSOS NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
- Gislaine R. R. Gobbo; Maria do Carmo Monteiro
Kobayashi |
AFETIVIDADE
NO CONTEXTO ESCOLAR: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES
- Laurinda Ramalho de Almeida;
Ana Lúcia Pereira; Ludmila Passos Abreu; Regina Garcia
Toledo de Souza |
LITERATURA
INFANTIL EM
TRÊS NÍVEIS: SENSORIAL, EMOCIONAL
E RACIONAL - Bruna Carvalho; Ketilin
M. Pedro; Rosa Maria Manzoni |
OS DETERMINANTES
HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO
NO BRASIL - Bruna Carvalho; Áurea de Carvalho Costa |
LEITURA
DA IMAGEM NA ESCOLA -
Sonia Aparecida Vido
Pascolati; Márcia Aparecida Martinez Carneiro Toncovitch |
ADAPTAÇÕES
DE UM SOFTWARE LIVRE PARA DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM
EM USUÁRIOS
DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - Raquel Alves de Souza , Esther Giacomini
Silva , Marcos Vinícius Alvim Andrade; Greice
Rafael Ramalho |
ANÁLISE
DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA:
EM BUSCA DO PROFESSOR
REFLEXIVO - Flávia Ribeiro Zanella , Vera Messias Fialho Capellini |
PROJETO
DE APOIO PEDAGÓGICO INFORMATIZADO - Wagner Antonio Junior; Márcia Regina
Vazzoler; Rosa Aparecida
Souto; Cinira Ribeiro Soares de Araújo |
O DISCURSO
ARGUMENTATIVO DOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE
DIREITOS UNIVERSAIS PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA
A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO “O CIDADÃO DE PAPEL”
- João Manoel da Silva Malheiro;
João Vinícius da Conceição Malheiro |
PROJETO
ADMINISTRADOR JÚNIOR / FAAG - Márcia Regina Vazzole;
Wagner Antonio Junior; Rafael Vilas Boas Garcia; Felipe
Moreno de Melo |
ESCOLA
LEVINDO LAMBERT: Uma ação pela melhoria do ensino
público- Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Helena
Maria dos Santos Felício ,
Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Olavo Soares, Lolia
Reis, Vanessa Melo Tânis
Thiers , Letícia Baracho
, Maria José Marios , Maria
Eliete Cassiano, Juliane
da Costa , Tayana Costa,
Aldenice de Souza
Raquel Dias , Carolina Garcia , Simone Pereira,
Maria Isabel Castoldi ,
Carla Damas, , Maicon Fábio
, Marcela Godinho , Elizabete
Dantas , Samantha Rosa, Joelma Batista, Mariana da
Costa, Cláudia Simone , Débora Aparecida, Ana Laura
de Souza , Jeani Landre,
, Glaice Kelly de Souza
), Giselle Zouain
da S.Soares ,
Adriele Moreira ,Maria Martha Stussi
, Marcilene Alves . |
O COMPROMISSO
POLÍTICO-PEDAGÓGICO DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL: discurso e prática - Danielle
A. de Oliveira; Rita de C. Zuquieri |
ESTUDO
DA AMPLIAÇÃO DO USO DA PLATAFORMA MOODLE NA METODOLOGIA
SYLLABUS NA UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇão
- Rafael Gonçalves Pires; Dariel de Carvalho |
CANTIGAS POPULARES: PARTE ESSENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL Letícia Aparecida
Pereira |
FORMAÇÃO
DO ADMINISTRADOR ESCOLAR: construção do conhecimento
nas publicações brasileiras - Eulália Araújo Calixto,
Graziela Zambão Abdian Maia |
PRÁTICAS
DIALÓGICAS: VISANDO O LETRAMENTO - Kelly Cristina
Bognar Sacoman,
Rosa Maria Manzoni |
A ORGANIZAÇÃO
DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ONDE TEORIA EMBASA
A PRÁTICA PARA UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE ÀS CRIANÇAS
PEQUENAS - Luciana Patrícia Machado Nunes, Maévi
Anabel Nono
|
HISTÓRIA
DA FORMAÇÃO DOCENTE E SUA PROLETARIZAÇÃO: uma análise
do professor do 1º ao 5º ano da rede municipal de
1988 à 2008 - Ana Paula Ferreira |
PERCEPÇÃO
DOS GRADUANDOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
ACERCA DA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
(TCC) - Márcia J. Beffa;
Maria de Lourdes Morales Horiguela |
PRÁTICAS
BEM-SUCEDIDAS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA - Aline
Juliana Oja; Máevi Anabel
Nono |
PSICOMOTRICIDADE
E ATIVIDADES LÚDICAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
EM CRIANÇAS DISLÉXICAS
- Maria Isabella Benini;
Ninfa de L. Bento Beneti; Edelvira
de C. Q.Mastroianni; Irineu A.Tuim Viotto Filho |
CONSTRUÇÃO
DE TEXTO DE ATUALIDADES EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA: UMA PARCERIA UNIVERSIDADE
- ensino médio I - Dayse Iara dos Santos; Elisabete
Ap. Andrello Rubo;
Ariadne Cristina Catto;
André Luiz Costa |
CONSUMO
SUSTENTÁVEL E A TRANSVERSALIDADE TEMÁTICA COMO PRÁTICA
EDUCATIVA - Yaisa Domingas de Carvalho Miguel; Silvia Aparecida Guarnieri
Ortigoza |
PRÁTICAS
INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Renata Aparecida
da Costa Mendonça Aquino; Mara Franco de Sá; Cristiano
Ricardo da Silva; Joelma Barbosa Ferreira |
A REESTRUTURAÇÃO
PRODUTIVA NO BRASIL NO PERÍODO DE 1985 A 2002: a organização
do trabalho e os impactos no ensino superior - Karoline
Rebecka Siqueira Ferreira |
A INVESTIGAÇÃO
ORIENTADA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA
- Thiago Bufeli Bianchini
; Silvia Regina Quijadas
Aro Zuliani |
(RE)PENSANDOA CRIANÇA NA CONTEMPORANEIDADE - Ariela Vanessa
Sartori; Marcia Cristina Argenti Perez |
O INGRESSO
DA CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
olhares teóricos e empíricos - Daniele Cecília Ramos
Dotti do Prado; Márcia Cristina Argenti Perez |
INFÂNCIA,
LUDICIDADE E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO HOSPITALAR
- Maria Carolina Canale Sanches; Márcia Cristina Argenti
Perez |
DESCOBRINDO
A INFÂNCIA, COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS
E BRINCADEIRAS - Nathália Fernanda da Silva; Márcia Cristina Argenti
Perez |
SIGNIFICADOS
E EXPECTATIVAS DE CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES EM
RELAÇÃO A ESCOLARIZAÇÃO
- Patrícia Juliana Ferreira, Márcia Cristina Argenti
Perez; |
VIOLÊNCIA
INTRAFAMILIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: concepções e posicionamentos
- Raquel Morato do Amaral Costa; Márcia Cristina Argenti
Perez |
(RE)PENSANDO A INFÂNCIA: continuidades e rupturas na transmissão
intergeracional - Vanessa
Bentes Miranda; Márcia Cristina Argenti
Perez |
A PRÁTICA
DOCENTE NA INÍCIO DA ATUAÇÃO
PROFISSIONAL -
Elizabeth Keiko Yoshizawa; Márcia Cristina Argenti
Perez |
MUSICALIZAÇÃO
E ALFABETIZAÇÃO: relações estruturais entre e a forma
sonata com a palavra - Jose Luiz de Oliveira Coutinho; Márcia Cristina Argenti
Perez |
FAMILIARES,
PROFESSORES E CRIANÇA NO CONTEXTO DE FISSURA LABIOPALATINA - Antares
Juliana da Costa Gomes; Márcia Cristina Argenti
Perez |
DISCUTINDO
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA ESCOLA - Carolina Biondo
da Silva;
Marcia Cristina Argenti Perez |
GENÊRO
E EDUCAÇÃO INFANTIL: apontamentos - José do Carmo
Teodoro Junior; Marcia Cristina Argenti Perez |
A EDUCAÇÃO
DA CRIANÇA NA FAMÍLIA: grupo de pais na escola - Marcia Cristina
Argenti Perez |
INFÂNCIAS:
a lúdico na escola -
Marcia Cristina
Argenti Perez |
DIREITOS
DA CRIANÇA : trabalhando
os princípios do ECA na escola -
Marcia Cristina Argenti
Perez |
UM OLHAR
SOBRE AS ATIVIDADES DE LEITURA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
- Viviane Netto Silva |
A EXPERIÊNCIA
DE FORMAR PROFESSORES EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
NO ESTADO DO PI - Carla Ariela
Rios Vilaronga; Maria Isabel C. de Freitas; Celina
Mitiko Yokoro |
A EXPERIMENTAÇÃO
INVESTIGATIVA EM FÍSICA
COMO FACILITADOR
NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO -
Aline Agnelo Jango; Vitor
D’Avila Marques; Denise
Fernandes de Mello |
O LÚDICO
E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Djeimy
R. Jerônimo; Luciene F. da
Silva |
AS BRINCADEIRAS
INFANTIS NO ENSINO FUNDAMENTAL - Karen Garretano
Soares; Ana Paula Fortes |
FRUTAS
– DOS PRIMEIROS ALIMENTOS AO PRIMEIRO ESTUDO - Lúcia
Helena de Souza; Alethéa M. de Oliveira Rodini;
Cláudia Yazlle |
GT “TRABALHO
E EDUCAÇÃO” DA ANPED: perfil de sua produção entre
os anos de 1995 e 1999 - Romeu Adriano da Silva
; Aldenice de Sousa Sena |
PORTFÓLIO:
uma aventura na construção do conhecimento com auxilio
da web - Ilda Basso; Dariel de Carvalho |
UTILIZANDO
EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS NO ENSINO INFORMÁTIZADO
DE SURDOS EM ESCOLA MUNICIPAL
- Camila de Lima Vieira dos Santos; Celso Socorro
Oliveira |
FORMAÇÃO
PROFISSIONAL DO PEDAGOGO PARA ATUAR COM O LAZER –
educação e a educação para o lazer - Mirelle
de Faria Baldini; Luciene Ferreira da Silva |
EDUCAÇÃO
INFANTIL: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL ATRAVÉS
DOS JOGOS - Débora Regina Tomazi,
Antonio F. Marques; Thaísa Batista Ribeiro |
A FAMÍLIA
COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
DA EDUCAÇÃO INFANTIL: AUXÍLIO NAS TAREFAS - Thaisa
Batista Ribeiro. Rita de Cássia Bastos Zuquieri,
Débora Regina Tomazi; |
UM OLHAR
SOBRE OS JOVENS EM
MINAS GERAIS - Juarez Tarcisio Dayrell
Simone Grace de Paula; Ana Amélia de Paula Laborne;
Raquel Pereira Alvares |
A CONSTRUÇÃO
DE UM NOVO MODELO RELACIONAL E M CRECHE: a experiência
da creche berçário São Francisco de Assis - Andreza
C. Morais de Freitas |
A ANDRAGOGIA
NO SUPORTE DIDÁTICO DO PROGRAMA PERMANENTE DE INCLUSÃO
DIGITAL PARA OS SERVIDORES DA UNESP/BAURU - Ana Lídia
dos Santos Pereira; Edward
Goulart Júnior; José Munhoz Fernandes; Juliana Lopes
da Silva; Laís Israel Flores; Wilson MassashiroYonesawa
|
O MOVIMENTO
DE PROFISSIONALIZAÇÃO-PROLETARIZAÇÃO DOCENTE, a formação
de professores e a educação física - Fernanda Rossi;
Dagmar Hunger; Bruna Varoto
da Costa |
LAZER
E GRUPOS DE INTERESSE DO LAZER NO AMBIENTE ESCOLAR
DE CRIANÇAS DO QUINTO-ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. -Maria
L. A. Oliveira; Luciene F. da Silva |
A CONTRIBUIÇÃO
DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO OBJETO DE ENSINO NA ALFABETIZAÇÃO
DE UM ALUNO COM SÍNDROME DO X-FRÁGIL - Lôyde
do Nascimento Gonçalves; Ana Suellen
Martins, Eliana Marques Zanata,
Rosa Maria Manzoni |
SÍNDROME
DO X-FRÁGIL: RELATO DE UM PROCESSO DE INCLUSÃO - Lôyde
do Nascimento Gonçalves; Eliana Marques Zanata |
UM ESTUDO
SOBRE O ENSINO MÉDIO MILITAR: o caso da escola preparatória
de cadetes do ar - José Bernardo de Broutelles
|
REFLEXÕES
SOBRE O SENTIDO DO TRABALHO NO CONTEXTO EDUCACIONAL
- Cíntia Renata Pascolato; Luciana Silva Zanelato |
ESTUDANDO
A AVERSÃO À MATEMÁTICA NO CURSO SUPERIOR: ANÁLISE
FUNCIONAL DE CASO DE REPROVAÇÃO EM
DISCIPLINA BÁSICA. - Edvaldo A. Moraes;
Bettina B. Karen R.Coelho;
Celso Socorro Oliveira |
FORMAÇÃO
INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
NO BRASIL: em busca de metodologias eficientes - Fabíola
Pereira Soares |
PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS NA PROFISSÃO DOCENTE: aprender e ensinar
com prazer - Sirlei Sebastiana Polidoro
Campos |
NO MEIO
DO CAMINHO TEM UMA PEDRA... um
estudo sobre o solo com crianças de 3 anos - Jóici
Grell Macias de Barros;
Cristiana Musa |
ESTUDOS
DOS SABERES PROFISSIONAIS DOCENTES NO EIXO TEMÁTICO
LUTAS NA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO
ESTADO DE SÃO PAULO - Marcos Roberto So; Mauro Betti |
O TRABALHO
COM CONTOS DE MISTÉRIO EM CLASSES DO 5° ANO NO ENSINO FUNDAMENTAL - Joana
Abrahão Chaim; Veridiana
Peron |
IDENTIDADES
TERRITORIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR - Viviane Amorim |
CORPO
E EDUCAÇÃO: influência das tendências humanísticas
no desenvolvimento da concepção de corpo do professor
de educação física na educação superior - André Luiz
Bastos; Roberto Stahringer |
CONSULTORIA
TÉCNICA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma experiência na Secretaria
da Educação de Bauru -Relma
Urel Carbone
Carneiro |
O PAPEL
DO TUTOR NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PARA INCLUSÃO DO ALUNO COM BAIXA VISÃO E CEGUEIRA.
- Caroline Penteado de Assis |
a falta de estímulos aos alunos do ensino fundamental
e a leitura - Cristiane Maria Cavalcanti Moretto, Rosa Maria Manzani, Bruna Faria Gomes dos Santos, Floriana das Graças
Cavalcanti |
AS DIFICULDADES
DE SOCIABILIDADE DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
NAS ESCOLAS, ANALISADAS POR MEIO DO BRINCAR - Ana
Célia Carlin Martineli
- Andreia Cristiane Silva
Wiezzel |
O PROFESSOR
DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O TRABALHO
COM A DIVERSIDADE NA ALFABETIZAÇÃO EM SALA DE AULA - Adriana Rodrigues da Rocha |
O OUTRO
LADO DO MUNDO: UM ESTUDO SOBRE O JAPÃO COM CRIANÇAS
DE 5 ANOS
- Christiane Cecílio, Angélica do Nascimento,Cláudia
Yazlle |
APOIO
PEDAGÓGICO COLABORATIVO PARA ALUNOS COM DIFICULDADE
DE APRENDIZAGEM – Dados Estatísticos da População
Atendida -Letícia Queiroz
Lopes dos Santos - Nathália
Simões Vanessa Ferreira Geraldo Marina de Campos Ferreira
Pinto, Olga
Maria Piazentin Rolim Rodrigues,
Vera Lúcia Messias Fialho
Capellini |