Faculdade de Ciências

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA - COMUNICAÇÃO ORAL
Anais on-line, com ISBN, do II CBE, estará disponível em breve no site www.fc.unesp.br/cbe

Programação - Comunicação Oral- 30 de junho de 2009 – 3ª feira - 10h30 às 12h30 – Local: Hotel Obeid
Coordenação Geral da Sessão: Profa.Dra. Marcia Cristina Argenti Perez

SALA 1 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Infantil – 30/06 10h30 às 12h- Hotel Obeid

Coordenação: Profa Maria Angélica Seabra Rodrigues Martins - Discente: Eliana Ap. Gaiotto de Moraes

1. A BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: espaço de formação da criança e de pesquisa sobre o brincar SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando Donizete

2. O USO DA IMAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Talita Eloá Mansano Navarro

3. A ARTE TEATRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DO JOGO DRAMÁTICO E DO MOVIMENTO: propostas de oficinas para professores em processo de formação inicial e continuada - Ana Paula Cordeiro

4. A MÚSICA QUE QUEREMOS NA ESCOLA: reflexão sobre práticas usuais e proposta alternativa - Maria Flávia Silveira Barbosa

5. A ATUAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA APRENDIZAGEM INFANTIL - Maria Angélica Seabra Rodrigues Martins

SALA 2 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Fundamental - 30/06 10h30 às 12h - Hotel Obeid
Coordenação: Profa Daniela Melaré Vieira Barros - Discente: Luciana Silva Oliveira Souza

1. AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE DAS ESCOLAS DE BAURU: um estudo preliminar - Graziella Ribeiro S. Moura, Laís Cáceres dos Santos, Larissa Cáceres dos Santos, Tiffani Loyani Cortez dos Santos

2. INFÂNCIA E MÍDIA TECNOLÓGICA: uma prática de comunicação educativa - Mayra Fernanda Ferreira

3. A PRODUÇÃO SOBRE O FRACASSO ESCOLAR: A contribuição dos estudos etnográficos em Educação -Luís Paulo Cruz Borges, Paula Almeida de Castro, Carmen L. G. de Mattos

4. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOSPROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CUIABÁ - Marilce da Costa Campos Rodrigues

5. A (DES)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO:inovações e permanências na sala de aula - Rosemeire Reis

6. O CORPO BRINCANTE NA ROTINA ESCOLAR DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: qual o seu lugar?- Patrícia Vieira Bonfim, Lucia Helena Pena Pereira

7. SENSIBILIDADE DESENHADA ENTRE ARTE-EDUCADORES NO ENSINO FUNDAMENTAL: política e prática no ensino de arte - Gilberto Aparecido Damiano

SALA 3 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Médio - 30/06 10h30 às 12h - Hotel Obeid
Coordenação: Profa Deise Aparecida Peralta Sparvoli - Discente: Daniele Cecilia Ramos Dotti do Prado

1. O EMPREENDEDORISMO NA DISCIPLINA DE FÍSICA - Larissa Aparecida Rodrigues Aguiar, Adriana Paula Lacerda Santos

2. A INDISCIPLINA NA ÓTICA DOS JOVENS: algumas reflexões sobre as relações sociais no cotidiano escolar - DIAS Fernanda Vasconcelos, DAYRELL Juarez Tarcísio

3. A APRENDIZAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIAS (ABE) E O RACIOCÍNIO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO ENVOLVENDO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: uma análise realizada em uma escola de Belém (PA).- João Manoel da Silva Malheiro, Odete Pacubi Baierl Teixeira.

4. ENSINO MÉDIO EM QUESTÃO: Algumas reflexões sobre as contribuições dessa fase do ensino nas expectativas de jovens egressos em relação ao trabalho - Helen Cristina do Carmo, Geraldo Magela Pereira Leão

5. PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO ESTADO DA BAHIA -Benedito Gonçalves Eugênio

6. A ESCOLA DOS SONHOS... era vidro e se quebrou: a qualidade do ensino em escolas mineiras de nível médio em análise - Valéria Moreira Rezende

7. CONSTRUÇÃO DE UM JOGO COMO AUXILIAR NO ENSINO DOS CONCEITOS ECÓTIPO E FATORES LIMITANTES, tendo o Jacaré-do-papo-amarelo, Caiman latirostris (Daudin, 1802) como modelo biológico. Daniele Cristina de Souza;Antônio Fernandes Nascimento Júnior

SALA 4 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Especial - 30/06 10h30 às 12h - Hotel Obeid
Coordenação: Profa Thais Cristina Rodrigues Tezani - Discente: Aline Graciele Lima

1. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Rampa de Acesso ou de Retrocesso? - Maria Luisa da Costa Fogari, Martha M.dos Santos

2. Panorama das dificuldades e viabilidades para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de termologia -Eder Pires de Camargo,Roberto Nardi, Eliza Márcia Oliveira Lippe

3. GESTÃO ESCOLAR: a prática pedagógica administrativa na política de educação inclusiva- Thaís Cristina Rodrigues Tezani

4. ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA FRENTE AO DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR: uma questão curricular -Eliza Márcia Oliveira Lippe. Eder Pires de Camargo

5. ANÁLISE DO CURSO DE EXTENSÃO DE LIBRAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO: uma experiência -Sandra Eli Sartoreto de O. Martins, Eliza Márcia Oliveira Lippe

6. LUDICIDADE E AUTISMO: organização de espaços lúdicos para o trabalho com autistas - Maria Tereza Gomes Souza, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi

7. A PARCERIA ENTRE ESCOLA ESPECIAL E REGULAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA -Fernanda Vilhena Mafra Bazon, Elcie A. Fortes Salzano Masini

8. INCLUSÃO E AUTISMO: fazendo parte do grupo -Gislaine Marquini Machado, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

SALA 5 - Eixo: Prática Docente - 30/06 10h30 às 12h - Hotel Obeid

 Coordenação: Profa Luciene Ferreira da Silva - Discente: Elizabeth Keiko Yoshizawa

1. UMA FACETA DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NO BRASIL: as publicações da CADES e a formação de professores de matemática -Ivete Maria Baraldi, Rosinéte Gaertner

2. REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DOCENTES - Maria de Lourdes Ramos da Silva

3. DANÇAS CIRCULARES E LAZER-EDUCAÇÃO: espaço para atuação de licenciados em educação física -Elisa Cerqueira Rodrigues, Luciene Ferreira da Silva.

4. NECESSIDADES FORMATIVAS EM MATEMÁTICA: o que dizem os professores polivalentes sobre frações e seu ensino - Maria Raquel Miotto MORELATTI, Monica FÜRKOTTER

5. PROBLEMAS DE ESTRUTURA E GESTÃO DETECTADOS NAS ESCOLAS ATRAVÉS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - ALMEIDA, Rafael Q., LLEVADOT, Thalita B. SILVA, Luciene F.

6. ALGUMAS CONVERGÊNCIAS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE E EDGAR MORIN: contribuições para a formação docente - Alex Costa da Silva, Maria Elena Infante-Malachias

7. MÍDIA E CONSUMO NA INFÂNCIA: a necessidade de formação de professor mediador - Luciana Camurra, Teresa Kazuko Teruya

8. ESCOLA.COM CIÊNCIA: Uma Metodologia de Formação de Educadores Inovadores -Cláudia de Almeida Pires, Eduardo Martins Morgado

SALA 6 - Eixo: Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem  - 30/06 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa  Alessandra Turini Bolsoni Silva - Discente: Raquel Morato do Amaral Costa

1. A VISÃO SOBRE O LAZER E A DANÇA: educação de professoras de uma escola de educação infantil pública de Bauru – SP - Marcela Gomez Alves da Silva, Luciene Ferreira da Silva

2. A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO COMO PARÂMETRO PARA A INCLUSÃO DIGITAL -TEIXEIRA, Marco A., SALIBA, Maurício Gonçalves

3. EDUCAÇÃO, ESTADO E PODER: breves considerações - Diones Carlos de Souza Almeida, Adriany de Ávila Melo Sampaio

4. UTILIZAÇÃO DO MODELO DIDÁTICO ANALÓGICO EM AULAS DE CIÊNCIAS: uma aproximação à prática docente - SANTOS, Diana B. dos, INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena

5. DADOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS FREQÜENTADORAS DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: subsídios para intervenções interdisciplinares - Jáima Pinheiro de Oliveira, Rudahyra Taisa Osswald de Oliveira, Ana Cândida Schier Martins, Graziela Bougo Chamarelli

6. OBSERVAÇÃO DE ASPECTOS VOCAIS E DE MOTRICIDADE OROFACIAL EM PRÉ-ESCOLARES: subsídios para propostas educacionais - Ana Paula Zaboroski, Rudahyra Taisa O. de Oliveira, Gilsane Raquel Czlusniak, Ana Paula Dassie Leite

7. AUTORIDADE E DISCRIMINAÇÃO EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Rosana Akemi Kawashima, Raul Aragão Martins

Programação - Comunicação Oral - 01 de julho de 2009 – 4ª feira - 10h30 às 12h30 – Local: Hotel Obeid
Coordenação Geral da Sessão: Profa.Dra.  Marcia Cristina Argenti Perez

SALA 1 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Infantil -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa  Taciana Mirna Sambrano - Discente: Ariela Vanessa Sartori

1. HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta pedagógica inovadora na educação infantil - Patrícia Giancoli Rodrigues GARRIDO

2. CORPO, DANÇA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL - Fernanda Sgarbi, Kathya Maria Ayres de Godoy, Rita de Cássia Franco Sousa Antunes

3. CUIDADOS NA INFÂNCIA: análise da utilização da Internet pelas crianças - Antônio Francisco Marques - Débora Corrêa de Siqueira

4. EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS – um estudo sobre as práticas educativas desenvolvidas na creche pública -  Ana Corina Machado Spada

5. O AUTORITARISMO E A REPRODUÇÃO DE MOVIMENTO PRESENTES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: inibição do desenvolvimento infantil - Ramos, Luciana S.P.,Syllos, Mariana V..

6. BRINCANDO COM A POESIA: O Estudo da Poesia na Educação Infantil - ALVES, Deise Luci Santana

7.. EDUCAÇÃO INFANTIL: a necessidade da construção de abolições cotidianas - Leandra Jacinto Pereira

SALA 2 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Fundamental -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa Géssica Priscila Ramos - Discente: Daniele Cecilia Ramos Dotti do Prado

1. UMA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA MINISTRADA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - Maria Elizabete Rambo Kochhann

2. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE: orientações a professores no manejo do contexto escolar - João Roberto Franco. Daniela Waseda Caetano, Marlene Pavanelli Takayama, Mércia Fuzetti de Almeida Troncon

3. ALGUNS REFLEXOS DA DIDÁTICA CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - Richael Silva Caetano, Nelson Pirola

4. O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: o que pensam os professores sobre o PNLD - Guilherme Scarassati Martins, Maria Guiomar Carneiro Tomazello

5. RECURSOS DIDÁTICOS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: Aspectos metodológicos na utilização de Histórias em Quadrinhos nas séries iniciais - Mariana Vaitiekunas Pizarro, Jair Lopes Jr.

6. INFÂNCIA E APRENDIZAGEM ESCOLAR: avanços, impasses e desafios na qualidade de ensino nos primeiros anos do ensino fundamental - Aline Juliana Oja, Marcia C. Argenti Perez

7. A POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM MEADOS DOS ANOS 90: entre objetivos econômicos e pretextos pedagógicos  -Géssica Priscila Ramos

SALA 3 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Fundamental -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa Sonia Aparecida Vido Pascolati - Discente: Luciana Silva Oliveira Souza

1. DANÇA CRIANÇA NA VIDA REAL: Ação cultural no Ensino Fundamental - Rita de Cássia F. de Souza Antunes, Kathya Maria Ayres de Godoy, Rosana Ap. Pimenta, Junia César Pedroso

2. OS PROJETOS DE LEITURA E ESCRITA E A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS - Priscila Chaves Sgavioli

3. ALICE NO PAÍS DOS NÚMEROS: sugestões de atividades para sala de aula, a partir da obra de Lewis Carroll - Rafael Montoito

4. PRODUÇÃO DE UM CD DE ÁUDIO COMO MATERIAL PARADIDÁTICO PARA DIVULGAÇÃO DA PALEONTOLOGIA NO BRASIL DO PERÍODO QUATERNÁRIO - Luciana Ribeiro, Antônio Fernandes Nascimento Júnior

5. PRODUÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA PARA DIVULGAÇÃO DOS DINOSSAUROS ENCONTRADOS NO BRASIL - Kesia Gretchen Sato, Antônio Fernandes Nascimento Júnior

6. CONFECÇÃO DE UM MODELO DA MEMBRANA PLASMÁTICA COM MATERIAL RECICLADO COMO SUBSÍDIO AO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR - Kátia Michelli Constantino, Antônio Fernandes Nascimento Júnior

SALA 4 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani - Discente: Carolina Biondo da Silva

1. AS PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO - ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de

2. LEITURA ACADÊMICA: UM ESTUDO EM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA - Laura Maria Silva Araújo Alves

3. SER PROFESSOR: caminhos para a construção da identidade docente - HAMER, Bruna Laselva; CAPELLINI,Vera Lucia Messias Fialho

4. AS RELAÇÕES DE FORÇA SIMBÓLICAS NO “MODELO CAPES DE AVALIAÇÃO”. - Christine Barbosa Betty

5. SOBRE A (DES)CONSTRUÇÃO DO SER BIOLÓGICO NUMA SALA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ATRAVÉS DOS SENTIDOS - Arthur B Cruz Bernardes, Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo

6. O USO DE TECNOLOGIAS COMO AUXÍLIO AO ENSINO DE FÍSICA A ALUNOS DO PROEJA DO IFTO-Campus Palmas. Um estudo do caso - Arilson Paganotti,  Paulo da S. Paz Neto

SALA 5 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Especial -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa Fabiana Chinalia - Discente: Eliana Aparecida Gaiotto de Moraes

1. O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS: UM APOIO VIRTUAL - Ketilin Mayra Pedro, Eliana Marques Zanatta

2. POLÍTICAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: As experiências do Município de São Gonçalo/RJ - Gisela P da S Faitanin, Valdelúcia Alves da Costa

3. A CONSULTORIA COLABORATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM T.I.D - Neyde Maria de Andrade Felippe, Vera Lucia Messias Fialho Cappellini.

4. INCLUSÃO E ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS: uma análise da prática docente - Daiane Natalia Schiavon, Eliana Marques Zanata

5. EDUCAÇÃO DO SURDO: AUTO PERCEPÇÃO DE SUA TRAJETÓRIA – Maria Therezinha Machado Bonora, Eliana Marques Zanatta

6. RELAÇÕES MEDIADORAS E RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM: analisando o processo de inclusão educacional do aluno com deficiência intelectual - CHINALIA, Fabiana.

SALA 6 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Especial, Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa Guiomar Josefina Biondo - Discente: Aline Graciele Lima

1. A CRECHE COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: contribuições de Bowlby e Winnicott ao trabalho educativo - Adriana de Albuquerque Gomes; Lígia Ebner Melchiori

2. . EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO MORAL: reflexões a partir de uma experiência com alunos de educação especial - Eduardo G. Domingues, Luciana M. Lunardi Campos

3. TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: formação de professores -  Caroline Penteado de Assis

4. POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: Experiências de formação e inclusão nas escolas públicas/RJ - Valdelúcia A da Costa, Caroline da  Silva Barcellos, Edna Telma Bazilio Ferreira Teixeira, Gisela Paula da Silva Faitanin

5. A BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA E O PAPEL DO PROFESSOR PARA O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Fabiana Fernandes da Silva, Lucia Helena Pena Pereira

6. CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO MULTIDISCIPLINAR – CEAPEM:“POLÍTICAS PÚBLICAS DE SUCESSO” - Neuza Maria Mattos Almeida

SALA 7 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação à Distância -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa Vera Lúcia Messias Fialho Capellini - Discente: Elizabeth Keiko Yoshizawa

1. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO - RODRIGUES, Leda M. B. da Cunha, CAPELLINI, Vera L. F.

2. OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS AUDIOVISUAIS INTERATIVOS PARA TV DIGITAL - Marcos Américo

3. AS ORIENTAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS EM UM CURSO MINEIRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Beatriz de Basto Teixeira, Lílian Aparecida Lima, Paula Batista Lessa, Rafaela Reis Azevedo de Oliveira

4 O PAPEL DO TUTOR EM CURSOS EAD - Caroline de Oliveira Martins, José Irineu Bezerra Júnior, Patrícia Daniela Ferreira, Wilson Massashiro Yonezawa

5. O PAPEL DO ALUNO NA FORMAÇÃO EAD - Patricia Daniela Ferreira, Wilson Massashiro Yonezawa

6. EVASÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Olga M P Rolim Rodrigues, Tânia Gracy Martins do Valle, Lígia Ebner Melchiori, Lúcia Pereira Leite, Rita Melissa Lepre

SALA 8  - Eixo: Prática Docente -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa Maria Betanea Platzer - Discente: Maria Erminia Maia

1. CONDIÇÕES DE TRABALHO E INFRA-ESTRUTURA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo comparativo sobre a percepção de professores do ensino regular e especial - Nilson Rogério da Silva; Maria Amélia Almeida

2. IMPRENSA PERIÓDICA: um estudo sobre a profissão docente a partir de uma revista educacional - Claudia Panizzolo

3. OS PROFESSORES DE ARTE EM TEMPOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: em foco, a dimensão afetiva - Francisco Carlos Franco,  Laurinda Ramalho de Almeida

4. EDUCAÇÃO, RELAÇÕES CAPITALISTAS, ESTRATÉGIAS E TÁTICAS: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringá (PR) - Marisa Rezende Bernardes

5. PLANOS DE ENSINO: caracterização dos objetivos de estágios em Psicologia - Fabiane Ferraz Silveira, Christiana Gonçalves Meira de Almeida, Ana Cláudia Moreira Almeida Verdu

6. ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE BAURU – SP: Observação da Imagem Corporal em Aulas de Educação Física - BERTO, Daiane P, BISSARO, Camila, SANTOS, Jéssica dos, SILVA, Luciene F. da. .

7. PROFESSOR, PARA QUÊ E POR QUE ENSINAR CONTEÚDOS DISCIPLINARES ADVINDOS DE ABSTRAÇÕES DAS ABSTRAÇÕES? - Richael Silva Caetano

8. UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: Interface psicologia e educação - Marta Regina Gonçalves Correia, Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues

9. IMPRENSA PERIÓDICA: um estudo sobre a profissão docente a partir de uma revista educacional- Claudia Panizzolo

SALA 9 - Eixo: Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa Verônica Lima dos Reis - Discente: Raquel Morato do Amaral Costa

1. PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: uma análise ao longo da educação básica -Juliana Cristina Modenese, Lílian Aparecida Ferreira

2. A CONCRETUDE DA TEORIA - Shoko Kimura

3. INVESTIGAÇÃO DA CULTURA DE JOGOS TRADICIONAIS DE CRIANÇAS DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO -Bárbara. Fumes, Débora Fumes, Luciene F. da Silva

4. A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM -  Maria Aparecida Rocha Santana

5. APRENDIZAGEM E MOVIMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: a corporeidade no desenvolvimento da criança - William V. da Silva, Lucia Helena P. Pereira

6. A INTERFACE EDUCAÇÃO E ACOLHIMENTO: estratégias educacionais no processo da adoção tardia - Katia Cristina Bandeira Dugnani, Susi Lippi Marques

7. A EDUCAÇÃO SEXUAL E O CONHECIMENTO SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS a partir do relato de mães adolescentes - Verônica Lima dos Reis  e  Ana Cláudia B.  Maia

SALA 10 - Eixo: Educação, Multiculturalismo e Movimentos sociais -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Prof. José Roberto Boettger Giardinetto - Discente: Francisca Renata

1. A PRODUÇÃO DA MATEMÁTICA EM CONTEXTOS SOCIAIS DIVERSOS E SUA RELAÇÃO COM O SABER ESCOLAR: reflexões a partir de dois trabalhos etnomatemáticos . José Roberto Boettger Giardinetto

2. TRAÇOS DE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INDÍGENA: um estudo de caso sobre práticas e materiais didáticos em Araribá – SP -Jeruza Karla Garcia Giatti, Ivete Maria Baraldi

3. EDUCAÇÃO E A QUESTÃO AMBIENTAL: uma reflexão da relação homem-natureza e suas implicações - Valter Luís Barbosa, Antônio Fernandes Nascimento Júnior

4. ARTE E PUBLICIDADE: uma proposta de leitura - Eliane Patricia Grandini Serrano, Miguel G. Benites,   Moisés M. Costa

Programação - Comunicação Oral - 02 de julho de 2009 – 5ª feira– 10h30 às 12h30 – Local: Hotel Obeid
Coordenação Geral da Sessão: Profa.Dra.  Marcia Cristina Argenti Perez

SALA 1 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Fundamental -- -- 02/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa. Maria Betanea Platzer - Discente: Elizabeth Keiko Yoshizawa

1. REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CULTURAL - WILLER SOARES MAFFEI

2. PLANEJAMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES INFANTIS PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL - Thais Pondaco Gonsales;  
Sandra Regina Gimeniz-Paschoal

3. RELATOS DE PROFESSORES COORDENADORES SOBRE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES INFANTIS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL - Sandra Regina Gimeniz-Paschoal, Thais Pondaco Gonsales, Edinalva Neves Nascimento, Bruna Vilas Bôas

4. PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: o que a matemática pode contribuir? - Paulo César Oliveira, Rosana Helena Nunes, Paulo Vitor Cassiano, Sheine Pontes dos Reis

5. JORNAL ESCOLAR: proposta de intervenção de educação para as mídias para escola pública - Larissa Fernanda Domingues Rosseto

6. ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O POTENCIAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS INFORMAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: visitas a estações de tratamento de água e de esgoto nas cidades de Jaú - SP e Bauru - SP. -Paulo César Gomes, Mariana Vaitiekunas Pizarro, Jair Lopes Júnior

7. POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA: retórica e demagogia na prática de(formação) de professores de ciências no Estado de S.P - Paulo César Gomes, Jair Lopes Júnior

8. A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - Gleice Machado da Silva, Lílian Aparecida Ferreira

SALA 2 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Especial - 02/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa. Regiane Sedenho de Morais - Discente: Raquel Morato do Amaral Costa

1. AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DA CONSULTORIA COLABORATIVA Kátia de Abreu Fonseca, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Jair Lopes Junior

2. EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - Syllos, Mariana Vidal; Nabeiro, Marli

3. ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL INSERIDOS EM ESCOLAS REGULARES DE ENSINO E AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR - Cibele F Lima e Andréa R dos S Boettger Giardinetto.

4. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: análise de atitudes sociais de professores - Gina Yzumi Mitsunaga Kijima e Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues

5. REDES DE APOIO NA ADOÇÃO TARDIA PARA A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL -Katia Cristina Bandeira Dugnani, Susi Lippi Marques

6. DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: testes para apontar indícios da dislexia - Renê Paiva, Dariel de Carvalho

7. O ACESSO DE PESSOAS COM SEQÜELAS DE MIELOMENINGOCELE ÀS ESCOLAS REGULARES - Caroline Penteado de Assis, Claudia Maria Simões Martinez

8. O CONVÍVIO ESCOLAR ENVOLVENDO DOCENTES E DISCENTES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO - Vanderlei Balbino da Costa,  Luiz Gonçalves Junior

SALA 3 - Eixo: Prática Docente.- 02/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa. Sonia Aparecida Vido Pascolati - Discente: Daniele Cecilia Ramos Dotti do Prado

1. O QUÊ E PARA QUÊ? NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Necessidade de Respeito à Infância -Iani Fassa dos Santos, Luciene Ferreira da Silva

2. ARTE NA ESCOLA : formação continuada - Maria Luiza Calim de Carvalho Costa, . Guiomar Josefina Biondo

3. A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR - Lidiane Teixeira Brasil Mazzeu

4. SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NO CINEMA E NA LITERATURA - Isabela Gonçalves de Menezes

5. CONCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: SUBSÍDIOS PARA REPENSAR AS NECESSIDADES FORMATIVAS DOCENTES - Karla Beatriz Gomes Saraiva, Maria Elena Infante-Malachias.

6. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DAS SÉRIES INICIAIS NO BRASIL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS E A FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA - Mabi K.B. de Paula, Mara Sueli S. Moraes

SALA 4 - Eixo: Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem - 02/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa. Rita Melissa Lepre - Discente: Ariela Vanessa Sartori

1. CAMINHOS DA LEITURA: na ficção e na mídia - Nelyse A. Melro Salzedas, Guiomar Josefina Biondo, Rivaldo Alfredo Paccola

2. A COMPREENSÃO DO CONCEITO RESILIÊNCIA POR PROFESSORES EM EXERCÍCIO - SCRIPTORI, Carmen Campoy

3. REPENSANDO O SENTIDO DAS REGRAS QUE VISAM A CONVIVÊNCIA NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS - Rita Melissa Lepre, Nelson P. da Silva

4. “COMO EU SOU BURRA!”: Déficit Motivacional e Fracasso Escolar - Sérgio Antônio da Silva

5. ANIMAÇÃO CULTURAL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO LAZER - Matheus Oliveira Santos

6. APRENDER NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR PRODAM: Processos de Socialização - Juliana Cristina Perlotti Piunti, Rosa Maria Moraes Anunciato Oliveira 

SALA 5 - Eixo: Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem. - 02/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa. Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Discente: Carolina Biondo da Silva

1. SOFTWARES EDUCATIVOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades de novas aprendizagens - MALHEIRO, C. A. L.; SCHLÜZEN, K. J.; SCHLÜZEN, E. T. M; FURUYA, O. K.

2. EFEITOS DE CONTINGÊNCIAS DESCRITAS EM HISTÓRIAS SOBRE O COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS - Christiana Gonçalves Meira de Almeida, Maria Regina Cavalcante, Marcus Vinícius Amaral

3. CONCEITO DE GENE: uma análise dos livros didáticos da rede pública de bauru e sua contribuição para o ensino de biologia - André Luis Corrêa, Mariana A. Bologna Soares de Andrade

4. DESENVOLVIMENTO HUMANO E ESPORTE ESCOLAR NA INFÂNCIA NA VISÃO DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL - Maria Márcia da Silva, Luciene F. da Silva

5. ESTUDOS SOBRE A ILUSTRAÇÃO CRIATIVA E OS ESTEREÓTIPOS - Davnie Rosa Rodrigues, Joedy Luciana Barros Marins Bamonte

SALA 6 - Eixo: Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem - 02/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa. Taciana Mirna Sambrano - Discente: Aline Graciele Lima

1. DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE APOIO AO ENSINO DA ESTRUTURA CELULAR EM DIFERENTES SISTEMAS ORGÂNICOS. Souza, J.G., Bombonato, M.T.S., Vicentini, C.A.,Franceschini-Vicentini, I.B.,Amaral, A.C.

2. PROJETOS DE TRABALHO E TECNOLOGIA: uma proposta de articulação entre o ensino e a realidade Ana Gabriela de Brito Testa, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi

3. INVESTIGANDO O DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM SOLUÇÃO DE PROBLEMAS E EXERCÍCIOS ENVOLVENDO FRAÇÕES. Andresa M. Justulin, Nelson Pirola

4. EXPECTATIVAS E PRÉ-CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NAS CAMADAS POPULARES -Luciana Ponce Bellido e Marcia Cristina Argente Perez

 

Voltar

 

  Faculdade de Ciências