|
PROGRAMAÇÃO
CIENTÍFICA - COMUNICAÇÃO ORAL
Anais
on-line, com ISBN, do II CBE, estará disponível
em breve no site www.fc.unesp.br/cbe
Programação
- Comunicação Oral- 30 de junho de 2009 –
3ª feira - 10h30 às 12h30 – Local: Hotel
Obeid
Coordenação Geral da Sessão: Profa.Dra.
Marcia Cristina Argenti Perez
SALA
1 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Infantil – 30/06 10h30 às 12h-
Hotel Obeid
Coordenação: Profa Maria Angélica
Seabra Rodrigues Martins - Discente: Eliana Ap.
Gaiotto de Moraes |
1. A BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
espaço de formação da criança e de pesquisa sobre
o brincar SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando Donizete |
2.
O USO DA IMAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO
DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Talita Eloá Mansano
Navarro |
3. A ARTE TEATRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POR MEIO DO JOGO DRAMÁTICO E DO MOVIMENTO: propostas
de oficinas para professores em processo de formação
inicial e continuada - Ana Paula Cordeiro |
4. A MÚSICA QUE QUEREMOS NA ESCOLA:
reflexão sobre práticas usuais e proposta alternativa
- Maria Flávia Silveira Barbosa |
5. A ATUAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA
APRENDIZAGEM INFANTIL - Maria Angélica Seabra Rodrigues
Martins |
SALA 2 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Fundamental
- 30/06
10h30 às 12h - Hotel Obeid
Coordenação: Profa Daniela Melaré Vieira Barros - Discente: Luciana
Silva Oliveira Souza
|
1.
AS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE DAS ESCOLAS DE BAURU:
um estudo preliminar - Graziella Ribeiro S. Moura,
Laís Cáceres dos Santos, Larissa Cáceres dos Santos,
Tiffani Loyani Cortez dos Santos |
2.
INFÂNCIA E MÍDIA TECNOLÓGICA: uma prática de comunicação
educativa - Mayra Fernanda Ferreira |
3. A PRODUÇÃO SOBRE O FRACASSO ESCOLAR:
A contribuição dos estudos etnográficos em Educação
-Luís Paulo Cruz Borges, Paula Almeida de Castro,
Carmen L. G. de Mattos |
4.
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
DOSPROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA REDE MUNICIPAL
DE ENSINO DE CUIABÁ - Marilce da Costa Campos Rodrigues |
5. A (DES)CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE
ALFABETIZAÇÃO:inovações e permanências na sala de
aula - Rosemeire Reis |
6.
O CORPO BRINCANTE NA ROTINA ESCOLAR DO PRIMEIRO
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: qual o seu lugar?- Patrícia
Vieira Bonfim, Lucia Helena Pena Pereira |
7.
SENSIBILIDADE DESENHADA ENTRE ARTE-EDUCADORES NO
ENSINO FUNDAMENTAL: política e prática no ensino
de arte - Gilberto Aparecido Damiano |
SALA 3 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Médio - 30/06 10h30 às 12h - Hotel Obeid
Coordenação: Profa Deise Aparecida Peralta Sparvoli - Discente:
Daniele Cecilia Ramos Dotti do Prado
|
1.
O EMPREENDEDORISMO NA DISCIPLINA DE FÍSICA - Larissa
Aparecida Rodrigues Aguiar, Adriana Paula Lacerda
Santos |
2. A INDISCIPLINA NA ÓTICA DOS JOVENS:
algumas reflexões sobre as relações sociais no cotidiano
escolar - DIAS Fernanda Vasconcelos, DAYRELL Juarez
Tarcísio |
3. A APRENDIZAGEM BASEADA EM EVIDÊNCIAS
(ABE) E O RACIOCÍNIO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO ENVOLVENDO
ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: uma análise realizada em
uma escola de Belém (PA).- João Manoel da Silva
Malheiro, Odete Pacubi Baierl Teixeira. |
4.
ENSINO MÉDIO EM QUESTÃO: Algumas reflexões sobre
as contribuições dessa fase do ensino nas expectativas
de jovens egressos em relação ao trabalho - Helen
Cristina do Carmo, Geraldo Magela Pereira Leão |
5. PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO NO ESTADO
DA BAHIA -Benedito Gonçalves Eugênio |
6. A ESCOLA DOS SONHOS... era vidro
e se quebrou: a qualidade do ensino em escolas mineiras
de nível médio em análise - Valéria Moreira Rezende |
7.
CONSTRUÇÃO DE UM JOGO COMO AUXILIAR NO ENSINO DOS
CONCEITOS ECÓTIPO E FATORES LIMITANTES, tendo o
Jacaré-do-papo-amarelo, Caiman latirostris (Daudin, 1802) como modelo biológico. Daniele
Cristina de Souza;Antônio Fernandes Nascimento Júnior |
SALA 4 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Especial
- 30/06
10h30 às 12h - Hotel Obeid
Coordenação: Profa Thais Cristina Rodrigues Tezani
- Discente:
Aline Graciele Lima
|
1.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Rampa de Acesso ou de Retrocesso?
- Maria Luisa da Costa Fogari, Martha M.dos Santos |
2.
Panorama das dificuldades e viabilidades para a
inclusão do aluno com deficiência visual em aulas
de termologia -Eder Pires de Camargo,Roberto Nardi,
Eliza Márcia Oliveira Lippe |
3.
GESTÃO ESCOLAR: a prática pedagógica administrativa
na política de educação inclusiva- Thaís Cristina
Rodrigues Tezani |
4.
ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS
E BIOLOGIA FRENTE AO DESAFIO DA INCLUSÃO ESCOLAR:
uma questão curricular -Eliza Márcia Oliveira Lippe.
Eder Pires de Camargo |
5.
ANÁLISE DO CURSO DE EXTENSÃO DE LIBRAS NA MODALIDADE
A DISTÂNCIA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO: uma experiência
-Sandra Eli Sartoreto de O. Martins, Eliza Márcia
Oliveira Lippe |
6.
LUDICIDADE E AUTISMO: organização de espaços lúdicos
para o trabalho com autistas - Maria Tereza Gomes
Souza, Maria do Carmo Monteiro Kobayashi |
7. A PARCERIA ENTRE ESCOLA ESPECIAL
E REGULAR NO CONTEXTO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA -Fernanda
Vilhena Mafra Bazon, Elcie A. Fortes Salzano Masini
|
8.
INCLUSÃO E AUTISMO: fazendo parte do grupo -Gislaine
Marquini Machado, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
|
SALA 5 - Eixo: Prática Docente
- 30/06
10h30 às 12h - Hotel Obeid
Coordenação: Profa
Luciene Ferreira da Silva - Discente: Elizabeth
Keiko Yoshizawa |
1.
UMA FACETA DA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA NO BRASIL: as
publicações da CADES e a formação de professores
de matemática -Ivete Maria Baraldi, Rosinéte Gaertner
|
2.
REPRESENTAÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE
IDENTIDADES PROFISSIONAIS DOCENTES - Maria de Lourdes
Ramos da Silva |
3.
DANÇAS CIRCULARES E LAZER-EDUCAÇÃO: espaço para
atuação de licenciados em educação física -Elisa
Cerqueira Rodrigues, Luciene Ferreira da Silva. |
4.
NECESSIDADES FORMATIVAS EM MATEMÁTICA: o que dizem
os professores polivalentes sobre frações e seu
ensino - Maria Raquel Miotto MORELATTI, Monica FÜRKOTTER |
5.
PROBLEMAS DE ESTRUTURA E GESTÃO DETECTADOS NAS ESCOLAS
ATRAVÉS DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - ALMEIDA, Rafael Q., LLEVADOT,
Thalita B. SILVA, Luciene F. |
6.
ALGUMAS CONVERGÊNCIAS DO PENSAMENTO EDUCACIONAL
DE PAULO FREIRE E EDGAR MORIN: contribuições para
a formação docente - Alex Costa da Silva, Maria
Elena Infante-Malachias |
7.
MÍDIA E CONSUMO NA INFÂNCIA: a necessidade de formação
de professor mediador - Luciana Camurra, Teresa
Kazuko Teruya |
8.
ESCOLA.COM CIÊNCIA: Uma Metodologia de Formação
de Educadores Inovadores -Cláudia de Almeida Pires,
Eduardo Martins Morgado |
SALA 6 - Eixo: Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem
- 30/06 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação: Profa
Alessandra Turini Bolsoni Silva - Discente: Raquel Morato do Amaral Costa
|
1. A VISÃO SOBRE O LAZER E A DANÇA:
educação de professoras de uma escola de educação
infantil pública de Bauru – SP - Marcela Gomez Alves
da Silva, Luciene Ferreira da Silva |
2. A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO COMO PARÂMETRO
PARA A INCLUSÃO DIGITAL -TEIXEIRA, Marco A., SALIBA,
Maurício Gonçalves |
3.
EDUCAÇÃO, ESTADO E PODER: breves considerações -
Diones Carlos de Souza Almeida, Adriany de Ávila
Melo Sampaio |
4.
UTILIZAÇÃO DO MODELO DIDÁTICO ANALÓGICO EM AULAS DE CIÊNCIAS:
uma aproximação à prática docente - SANTOS, Diana
B. dos, INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena |
5.
DADOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS FREQÜENTADORAS
DE CRECHES E PRÉ-ESCOLAS: subsídios para intervenções
interdisciplinares - Jáima Pinheiro de Oliveira,
Rudahyra Taisa Osswald de Oliveira, Ana Cândida
Schier Martins, Graziela Bougo Chamarelli |
6.
OBSERVAÇÃO DE ASPECTOS VOCAIS E DE MOTRICIDADE OROFACIAL
EM PRÉ-ESCOLARES: subsídios para propostas educacionais
- Ana Paula Zaboroski, Rudahyra Taisa O. de Oliveira,
Gilsane Raquel Czlusniak, Ana Paula Dassie Leite |
7.
AUTORIDADE E DISCRIMINAÇÃO EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Rosana Akemi Kawashima,
Raul Aragão Martins |
Programação
- Comunicação Oral - 01 de julho de 2009 – 4ª feira -
10h30 às 12h30 – Local: Hotel Obeid
Coordenação Geral da Sessão: Profa.Dra.
Marcia Cristina Argenti Perez
SALA 1 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Infantil
-- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa Taciana
Mirna Sambrano - Discente: Ariela Vanessa Sartori
|
1.
HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta pedagógica inovadora
na educação infantil - Patrícia Giancoli Rodrigues
GARRIDO |
2.
CORPO, DANÇA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO
INFANTIL - Fernanda Sgarbi, Kathya Maria Ayres de
Godoy, Rita de Cássia Franco Sousa Antunes |
3.
CUIDADOS NA INFÂNCIA: análise da utilização da Internet
pelas crianças - Antônio Francisco Marques - Débora
Corrêa de Siqueira |
4.
EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0
A 3 ANOS – um estudo sobre
as práticas educativas desenvolvidas na creche pública
- Ana Corina
Machado Spada |
5.
O AUTORITARISMO E A REPRODUÇÃO DE MOVIMENTO PRESENTES
NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: inibição do desenvolvimento
infantil - Ramos, Luciana S.P.,Syllos, Mariana V..
|
6.
BRINCANDO COM A POESIA: O Estudo da Poesia na Educação
Infantil - ALVES, Deise Luci Santana |
7..
EDUCAÇÃO INFANTIL: a necessidade da construção de
abolições cotidianas - Leandra Jacinto Pereira |
SALA
2 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Fundamental
-- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa Géssica Priscila Ramos - Discente: Daniele
Cecilia Ramos Dotti do Prado
|
1.
UMA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA MINISTRADA PARA PROFESSORES E ALUNOS
DO ENSINO FUNDAMENTAL - Maria Elizabete Rambo Kochhann
|
2.
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE:
orientações a professores no manejo do contexto
escolar - João Roberto Franco. Daniela Waseda Caetano,
Marlene Pavanelli Takayama, Mércia Fuzetti de Almeida
Troncon |
3.
ALGUNS REFLEXOS DA DIDÁTICA CONSTRUTIVISTA NO ENSINO
DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Richael Silva Caetano, Nelson Pirola |
4.
O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: o que pensam
os professores sobre o PNLD - Guilherme Scarassati
Martins, Maria Guiomar Carneiro Tomazello |
5.
RECURSOS DIDÁTICOS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: Aspectos
metodológicos na utilização de Histórias em Quadrinhos
nas séries iniciais - Mariana Vaitiekunas Pizarro,
Jair Lopes Jr. |
6.
INFÂNCIA E APRENDIZAGEM ESCOLAR: avanços, impasses
e desafios na qualidade de ensino nos primeiros
anos do ensino fundamental - Aline Juliana Oja,
Marcia C. Argenti Perez |
7. A POLÍTICA EDUCACIONAL PAULISTA
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM MEADOS DOS ANOS 90: entre objetivos econômicos
e pretextos pedagógicos
-Géssica Priscila Ramos |
SALA
3 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Fundamental
-- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa Sonia Aparecida Vido Pascolati - Discente:
Luciana Silva Oliveira Souza
|
1.
DANÇA CRIANÇA NA VIDA REAL: Ação cultural no Ensino
Fundamental - Rita de Cássia F. de Souza Antunes,
Kathya Maria Ayres de Godoy, Rosana Ap. Pimenta,
Junia César Pedroso |
2.
OS PROJETOS DE LEITURA E ESCRITA E A FORMAÇÃO DE
LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS - Priscila Chaves
Sgavioli |
3.
ALICE NO PAÍS DOS NÚMEROS: sugestões de atividades
para sala de aula, a partir da obra de Lewis Carroll
- Rafael Montoito |
4.
PRODUÇÃO DE UM CD DE ÁUDIO COMO MATERIAL PARADIDÁTICO
PARA DIVULGAÇÃO DA PALEONTOLOGIA NO BRASIL DO PERÍODO
QUATERNÁRIO - Luciana Ribeiro, Antônio Fernandes
Nascimento Júnior |
5.
PRODUÇÃO DE UM JOGO DA MEMÓRIA PARA DIVULGAÇÃO DOS
DINOSSAUROS ENCONTRADOS NO BRASIL - Kesia Gretchen
Sato, Antônio Fernandes Nascimento Júnior |
6.
CONFECÇÃO DE UM MODELO DA MEMBRANA PLASMÁTICA COM
MATERIAL RECICLADO COMO SUBSÍDIO AO ENSINO DE BIOLOGIA
CELULAR - Kátia Michelli Constantino, Antônio Fernandes
Nascimento Júnior |
SALA 4 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Superior
e Educação de Jovens e Adultos -- 01/07 10h30 às
12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa Silvia Regina Quijadas Aro Zuliani - Discente:
Carolina Biondo da Silva
|
1.
AS PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA NA FORMAÇÃO
DO PEDAGOGO - ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de
|
2.
LEITURA ACADÊMICA: UM ESTUDO EM
ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA
UFPA - Laura Maria Silva Araújo Alves |
3.
SER PROFESSOR: caminhos para a construção da identidade
docente - HAMER, Bruna Laselva; CAPELLINI,Vera Lucia
Messias Fialho |
4.
AS RELAÇÕES DE FORÇA SIMBÓLICAS NO “MODELO CAPES
DE AVALIAÇÃO”. - Christine Barbosa Betty |
5.
SOBRE A (DES)CONSTRUÇÃO DO SER BIOLÓGICO NUMA SALA
DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ATRAVÉS
DOS SENTIDOS - Arthur B Cruz Bernardes, Maria Rosa
Rodrigues Martins de Camargo |
6.
O USO DE TECNOLOGIAS COMO AUXÍLIO AO ENSINO DE FÍSICA
A ALUNOS DO PROEJA DO IFTO-Campus Palmas. Um estudo
do caso - Arilson Paganotti, Paulo da S. Paz Neto |
SALA 5 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Especial
-- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa Fabiana Chinalia - Discente: Eliana Aparecida
Gaiotto de Moraes
|
1.
O PROCESSO DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS:
UM APOIO VIRTUAL - Ketilin Mayra Pedro, Eliana Marques
Zanatta |
2.
POLÍTICAS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO
DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: As experiências
do Município de São Gonçalo/RJ - Gisela P da S Faitanin,
Valdelúcia Alves da Costa |
3. A CONSULTORIA COLABORATIVA NO PROCESSO
DE INCLUSÃO DO ALUNO COM T.I.D - Neyde Maria de
Andrade Felippe, Vera Lucia Messias Fialho Cappellini. |
4.
INCLUSÃO E ALFABETIZAÇÃO DE SURDOS: uma análise
da prática docente - Daiane Natalia Schiavon, Eliana
Marques Zanata |
5.
EDUCAÇÃO DO SURDO: AUTO PERCEPÇÃO DE SUA TRAJETÓRIA
– Maria Therezinha Machado Bonora, Eliana Marques
Zanatta |
6.
RELAÇÕES MEDIADORAS E RECURSOS PARA A APRENDIZAGEM:
analisando o processo de inclusão educacional do
aluno com deficiência intelectual - CHINALIA, Fabiana.
|
SALA
6 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Especial,
Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem -- 01/07
10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa Guiomar Josefina Biondo - Discente: Aline
Graciele Lima
|
1. A CRECHE COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO
INFANTIL: contribuições de Bowlby e Winnicott ao
trabalho educativo - Adriana de Albuquerque Gomes;
Lígia Ebner Melchiori |
2.
. EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO MORAL: reflexões
a partir de uma experiência com alunos de educação
especial - Eduardo G. Domingues, Luciana M. Lunardi
Campos |
3.
TECNOLOGIA ASSISTIVA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: formação
de professores - Caroline Penteado de Assis |
4.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: Experiências
de formação e inclusão nas escolas públicas/RJ -
Valdelúcia A da Costa, Caroline da Silva Barcellos, Edna Telma Bazilio Ferreira
Teixeira, Gisela Paula da Silva Faitanin |
5. A BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA E
O PAPEL DO PROFESSOR PARA O DESENVOLVIMENTO E A
APRENDIZAGEM DA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL - Fabiana
Fernandes da Silva, Lucia Helena Pena Pereira |
6.
CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO MULTIDISCIPLINAR – CEAPEM:“POLÍTICAS
PÚBLICAS DE SUCESSO” - Neuza Maria Mattos Almeida |
SALA 7 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação à Distância
-- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa Vera Lúcia Messias Fialho Capellini - Discente:
Elizabeth Keiko Yoshizawa
|
1.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO
PROFESSOR PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO - RODRIGUES,
Leda M. B. da Cunha, CAPELLINI, Vera L. F. |
2.
OS DESAFIOS DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS EDUCACIONAIS
AUDIOVISUAIS INTERATIVOS PARA TV DIGITAL - Marcos
Américo |
3.
AS ORIENTAÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
EM UM CURSO MINEIRO
DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - Beatriz de Basto Teixeira,
Lílian Aparecida Lima, Paula Batista Lessa, Rafaela
Reis Azevedo de Oliveira |
4
O PAPEL DO TUTOR EM
CURSOS EAD - Caroline de Oliveira
Martins, José Irineu Bezerra Júnior, Patrícia Daniela
Ferreira, Wilson Massashiro Yonezawa |
5.
O PAPEL DO ALUNO NA FORMAÇÃO EAD - Patricia Daniela
Ferreira, Wilson Massashiro Yonezawa |
6.
EVASÃO DE ALUNOS DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
- Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, Olga M P
Rolim Rodrigues, Tânia Gracy Martins do Valle, Lígia
Ebner Melchiori, Lúcia Pereira Leite, Rita Melissa
Lepre |
SALA 8 - Eixo: Prática
Docente -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa Maria Betanea Platzer - Discente: Maria Erminia
Maia
|
1.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E INFRA-ESTRUTURA ESCOLAR
NO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo comparativo sobre
a percepção de professores do ensino regular e especial
- Nilson Rogério da Silva; Maria Amélia Almeida |
2.
IMPRENSA PERIÓDICA: um estudo sobre a profissão
docente a partir de uma revista educacional - Claudia
Panizzolo |
3.
OS PROFESSORES DE ARTE EM TEMPOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: em foco, a dimensão
afetiva - Francisco Carlos Franco,
Laurinda Ramalho de Almeida |
4.
EDUCAÇÃO, RELAÇÕES CAPITALISTAS, ESTRATÉGIAS E TÁTICAS:
um ensaio a partir de algumas escolas de ensino
superior de Maringá (PR) - Marisa Rezende Bernardes |
5.
PLANOS DE ENSINO: caracterização dos objetivos de
estágios em Psicologia - Fabiane Ferraz Silveira,
Christiana Gonçalves Meira de Almeida, Ana Cláudia
Moreira Almeida Verdu |
6.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE BAURU – SP: Observação
da Imagem Corporal em Aulas de Educação Física -
BERTO, Daiane P, BISSARO, Camila, SANTOS, Jéssica
dos, SILVA, Luciene F. da. . |
7.
PROFESSOR, PARA QUÊ E POR QUE ENSINAR CONTEÚDOS
DISCIPLINARES ADVINDOS DE ABSTRAÇÕES DAS ABSTRAÇÕES?
- Richael Silva Caetano |
8.
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES:
Interface psicologia e educação - Marta Regina Gonçalves
Correia, Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues |
9.
IMPRENSA PERIÓDICA: um estudo sobre a profissão
docente a partir de uma revista educacional- Claudia
Panizzolo |
SALA 9 - Eixo: Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem
-- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa Verônica Lima dos Reis - Discente: Raquel
Morato do Amaral Costa
|
1.
PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
uma análise ao longo da educação básica -Juliana
Cristina Modenese, Lílian Aparecida Ferreira |
2. A CONCRETUDE DA TEORIA - Shoko Kimura |
3.
INVESTIGAÇÃO DA CULTURA DE JOGOS TRADICIONAIS DE
CRIANÇAS DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO -Bárbara.
Fumes, Débora Fumes, Luciene F. da Silva |
4. A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM - Maria Aparecida Rocha Santana |
5.
APRENDIZAGEM E MOVIMENTO NAS SÉRIES INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL: a corporeidade no desenvolvimento
da criança - William V. da Silva, Lucia Helena P.
Pereira |
6. A INTERFACE EDUCAÇÃO E ACOLHIMENTO:
estratégias educacionais no processo da adoção tardia
- Katia Cristina Bandeira Dugnani, Susi Lippi Marques |
7. A EDUCAÇÃO SEXUAL E O CONHECIMENTO
SOBRE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS a partir do relato
de mães adolescentes - Verônica Lima dos Reis
e Ana
Cláudia B. Maia |
SALA 10 - Eixo: Educação, Multiculturalismo e Movimentos
sociais -- 01/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Prof. José Roberto Boettger Giardinetto - Discente:
Francisca Renata
|
1. A PRODUÇÃO DA MATEMÁTICA EM CONTEXTOS SOCIAIS DIVERSOS
E SUA RELAÇÃO COM O SABER ESCOLAR: reflexões a partir
de dois trabalhos etnomatemáticos . José Roberto
Boettger Giardinetto |
2.
TRAÇOS DE UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INDÍGENA: um estudo
de caso sobre práticas e materiais didáticos em
Araribá – SP -Jeruza Karla Garcia Giatti, Ivete
Maria Baraldi |
3.
EDUCAÇÃO E A QUESTÃO AMBIENTAL: uma reflexão da
relação homem-natureza e suas implicações - Valter
Luís Barbosa, Antônio Fernandes Nascimento Júnior
|
4.
ARTE E PUBLICIDADE: uma proposta de leitura - Eliane
Patricia Grandini Serrano, Miguel G. Benites,
Moisés M. Costa |
Programação
- Comunicação Oral - 02 de julho de 2009 – 5ª feira– 10h30
às 12h30 – Local: Hotel Obeid
Coordenação Geral da Sessão: Profa.Dra.
Marcia Cristina Argenti Perez
SALA 1 - Eixo: Políticas e Práticas no Ensino Fundamental
-- -- 02/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa. Maria Betanea Platzer - Discente: Elizabeth
Keiko Yoshizawa
|
1.
REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CULTURAL
- WILLER SOARES MAFFEI |
2.
PLANEJAMENTO DE AÇÃO EDUCATIVA SOBRE PREVENÇÃO DE
ACIDENTES INFANTIS PARA ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Thais Pondaco Gonsales;
Sandra Regina Gimeniz-Paschoal |
3.
RELATOS DE PROFESSORES COORDENADORES SOBRE REALIZAÇÃO
DE ATIVIDADES DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES INFANTIS
EM ESCOLAS DE ENSINO
FUNDAMENTAL - Sandra Regina Gimeniz-Paschoal, Thais
Pondaco Gonsales, Edinalva Neves Nascimento, Bruna
Vilas Bôas |
4.
PEDAGOGIA EMPREENDEDORA: o que a matemática pode
contribuir? - Paulo César Oliveira, Rosana Helena
Nunes, Paulo Vitor Cassiano, Sheine Pontes dos Reis |
5.
JORNAL ESCOLAR: proposta de intervenção de educação
para as mídias para escola pública - Larissa Fernanda
Domingues Rosseto |
6.
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O POTENCIAL
DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESPAÇOS INFORMAIS DE ENSINO DE CIÊNCIAS: visitas
a estações de tratamento de água e de esgoto nas
cidades de Jaú - SP e Bauru - SP. -Paulo César Gomes,
Mariana Vaitiekunas Pizarro, Jair Lopes Júnior |
7.
POLÍTICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA: retórica
e demagogia na prática de(formação) de professores
de ciências no Estado de S.P - Paulo César Gomes,
Jair Lopes Júnior |
8. A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE TEMPO
INTEGRAL - Gleice Machado da Silva, Lílian Aparecida
Ferreira |
SALA 2 - Eixo: Políticas e Práticas na Educação Especial
- 02/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa. Regiane Sedenho de Morais - Discente: Raquel
Morato do Amaral Costa |
1.
AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UM CURSO DE FORMAÇÃO
CONTINUADA POR MEIO DA CONSULTORIA COLABORATIVA
Kátia de Abreu Fonseca, Vera Lúcia Messias Fialho
Capellini, Jair Lopes Junior |
2.
EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA E ESTRATÉGIAS PARA A INCLUSÃO
DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - Syllos, Mariana
Vidal; Nabeiro, Marli |
3.
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL INSERIDOS EM ESCOLAS REGULARES DE
ENSINO E AS CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL
NO CONTEXTO ESCOLAR - Cibele F Lima e Andréa R dos
S Boettger Giardinetto. |
4.
INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: análise de
atitudes sociais de professores - Gina Yzumi Mitsunaga
Kijima e Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues |
5.
REDES DE APOIO NA ADOÇÃO TARDIA PARA A CONSTRUÇÃO
DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
-Katia Cristina Bandeira Dugnani, Susi Lippi Marques |
6.
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: testes para apontar
indícios da dislexia - Renê Paiva, Dariel de Carvalho |
7.
O ACESSO DE PESSOAS COM SEQÜELAS DE MIELOMENINGOCELE
ÀS ESCOLAS REGULARES - Caroline Penteado de Assis,
Claudia Maria Simões Martinez |
8.
O CONVÍVIO ESCOLAR ENVOLVENDO DOCENTES E DISCENTES
NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO - Vanderlei Balbino da
Costa, Luiz
Gonçalves Junior |
SALA 3 - Eixo: Prática Docente.- 02/07 10h30 às 12h. Hotel
Obeid
Coordenação:
Profa. Sonia Aparecida Vido Pascolati - Discente:
Daniele Cecilia Ramos Dotti do Prado |
1.
O QUÊ E PARA QUÊ? NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO
PRIMEIRO AO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: Necessidade
de Respeito à Infância -Iani Fassa dos Santos, Luciene
Ferreira da Silva |
2.
ARTE NA ESCOLA : formação continuada - Maria Luiza
Calim de Carvalho Costa, . Guiomar Josefina Biondo
|
3. A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE NO
BRASIL: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA FORMAÇÃO
PROFISSIONAL DO PROFESSOR - Lidiane Teixeira Brasil
Mazzeu |
4.
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NO CINEMA E NA LITERATURA
- Isabela Gonçalves de Menezes |
5.
CONCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES
DE CIÊNCIAS: SUBSÍDIOS PARA REPENSAR AS NECESSIDADES
FORMATIVAS DOCENTES - Karla Beatriz Gomes Saraiva,
Maria Elena Infante-Malachias. |
6. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DAS SÉRIES
INICIAIS NO BRASIL NAS ÚLTIMAS DÉCADAS E A FORMAÇÃO
EM MATEMÁTICA - Mabi K.B. de Paula, Mara Sueli S.
Moraes |
SALA 4 - Eixo: Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem
- 02/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa. Rita Melissa Lepre - Discente: Ariela Vanessa
Sartori |
1.
CAMINHOS DA LEITURA: na ficção e na mídia - Nelyse
A. Melro Salzedas, Guiomar Josefina Biondo, Rivaldo
Alfredo Paccola |
2. A COMPREENSÃO DO CONCEITO RESILIÊNCIA
POR PROFESSORES EM EXERCÍCIO - SCRIPTORI, Carmen
Campoy |
3.
REPENSANDO O SENTIDO DAS REGRAS QUE VISAM A CONVIVÊNCIA
NA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS
- Rita Melissa Lepre, Nelson P. da Silva |
4.
“COMO EU SOU BURRA!”: Déficit Motivacional e Fracasso
Escolar - Sérgio Antônio da Silva |
5.
ANIMAÇÃO CULTURAL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS NO
LAZER - Matheus Oliveira Santos |
6.
APRENDER NO CURSO PRÉ-VESTIBULAR PRODAM: Processos
de Socialização - Juliana Cristina Perlotti Piunti,
Rosa Maria Moraes Anunciato Oliveira |
SALA
5 - Eixo: Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem.
- 02/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa. Ana Claudia Moreira Almeida Verdu - Discente:
Carolina Biondo da Silva |
1.
SOFTWARES EDUCATIVOS EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: possibilidades
de novas aprendizagens - MALHEIRO, C. A. L.; SCHLÜZEN,
K. J.; SCHLÜZEN, E. T. M; FURUYA, O. K. |
2.
EFEITOS DE CONTINGÊNCIAS DESCRITAS EM HISTÓRIAS SOBRE O
COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS - Christiana Gonçalves
Meira de Almeida, Maria Regina Cavalcante, Marcus
Vinícius Amaral |
3.
CONCEITO DE GENE: uma análise dos livros didáticos
da rede pública de bauru e sua contribuição para
o ensino de biologia - André Luis Corrêa, Mariana
A. Bologna Soares de Andrade |
4.
DESENVOLVIMENTO HUMANO E ESPORTE ESCOLAR NA INFÂNCIA
NA VISÃO DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Maria Márcia da Silva, Luciene F. da Silva |
5.
ESTUDOS SOBRE A ILUSTRAÇÃO CRIATIVA E OS ESTEREÓTIPOS
- Davnie Rosa Rodrigues, Joedy Luciana Barros Marins
Bamonte |
SALA 6 - Eixo: Educação, Desenvolvimento e Aprendizagem
- 02/07 10h30 às 12h. Hotel Obeid
Coordenação:
Profa. Taciana Mirna Sambrano - Discente: Aline
Graciele Lima |
1.
DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DE APOIO AO ENSINO
DA ESTRUTURA CELULAR EM DIFERENTES
SISTEMAS ORGÂNICOS. Souza, J.G.,
Bombonato, M.T.S., Vicentini, C.A.,Franceschini-Vicentini,
I.B.,Amaral, A.C. |
2.
PROJETOS DE TRABALHO E TECNOLOGIA: uma proposta
de articulação entre o ensino e a realidade Ana
Gabriela de Brito Testa, Maria do Carmo Monteiro
Kobayashi |
3.
INVESTIGANDO O DESEMPENHO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
EM SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
E EXERCÍCIOS ENVOLVENDO FRAÇÕES. Andresa M. Justulin,
Nelson Pirola |
4.
EXPECTATIVAS E PRÉ-CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES
SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NAS CAMADAS POPULARES
-Luciana Ponce Bellido e Marcia Cristina Argente
Perez |
Voltar
|
|
|