Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações
     
 

Biblioteca Virtual de Teses e Dissertações :::

Detalhes do Documento


TESE DE DOUTORADO
Título Original (PT):
OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DA PESQUISA EM ENSINO DE ASTRONOMIA
Autor:
IACHEL, GUSTAVO
Email:
iachel@uel.br
Instituição:
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP) - BRASIL
Unidade:
FACULDADE DE CIÊNCIAS (FC) - BAURU - SP
Local de Publicação:
BAURU
Data de Publicação:
2013
Área:
MULTIDISCIPLINAR
Área de Concentração:
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Titulação:
DOUTOR(A) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Orientador:
Dr. NARDI, ROBERTO
Banca Examinadora:
Dr. BASTOS, FERNANDO
Dr. NARDI, ROBERTO
Dr. LANGHI, RODOLFO
Dr. BRETONES, PAULO SERGIO
Drª. LEITE, CRISTINA
Data de Defesa:
20/12/2013
Palavras-Chave (PT):
EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA
ENSINO DE CIÊNCIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PESQUISA EM ENSINO DE ASTRONOMIA
Resumo Original (PT):
O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU REFLETIR SOBRE A TESE: É POSSÍVEL, ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS FALAS DE PESQUISADORES RECONHECIDOS COMO REFERÊNCIAS NACIONAIS PELOS SEUS PARES, REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO RECOLHER CONCEPÇÕES QUE NOS LEVEM A PENSAR SOBRE OS CAMINHOS DA PESQUISA EM ENSINO DE ASTRONOMIA E DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA ESSE PROPÓSITO. A PARTIR DISSO, REALIZAMOS A PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA. EM SEU PERCURSO, CONSULTAMOS DOUTORES RELACIONADOS À ASTRONOMIA OU AO SEU ENSINO, LOCALIZADOS ATRAVÉS DO PORTAL DE CURRÍCULOS DA PLATAFORMA LATTES, COM O INTUITO DE SOLICITAR-LHES POSSÍVEIS NOMES DE PESQUISADORES TIDOS COMO REFERÊNCIAS NACIONAIS NA PESQUISA EM ENSINO DE ASTRONOMIA NO BRASIL. OS PESQUISADORES IDENTIFICADOS FORAM ENTREVISTADOS E CONTRIBUÍRAM COM A PESQUISA AO SE EXPRESSAREM SOBRE VARIADOS TEMAS RELACIONADOS AO ESTUDO PROPOSTO. A PARTIR DA ANÁLISE DE SUAS FALAS, FOMOS CAPAZES DE INFERIR CONHECIMENTOS SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO DO ENSINO E DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NO PAÍS, BEM COMO DELIMITAMOS OS PROVÁVEIS CAMINHOS PELOS QUAIS A FORMAÇÃO INICIAL E A FORMAÇÃO CONTINUADA PODERÃO SEGUIR NO FUTURO. TRÊS CONSIDERAÇÕES FINAIS, ENTRE AS VARIADAS INFERÊNCIAS REALIZADAS, SÃO AS MAIS EXPRESSIVAS: I. A INCLUSÃO DE DISCIPLINAS RELACIONADAS À ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE SERIA UMA MUDANÇA IDEAL, PORÉM DISTANTE; II. A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PAÍS É DEFICIENTE E PALIATIVA; E III. OS CENTROS DE REFERÊNCIA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA TERÃO, CADA VEZ MAIS, UM IMPORTANTE PAPEL NO AUXÍLIO À FORMAÇÃO DE DOCENTES AUTÔNOMOS.
Título (EN):
PATHS OF THE TEACHER EDUCATION AND THE ASTRONOMY EDUCATION RESEARCH
Palavras-Chave (EN):
ASTRONOMY EDUCATION
RESEARCH IN ASTRONOMY EDUCATION
SCIENCE EDUCATION
TEACHER EDUCATION
Resumo Original (EN):
THE PRESENT STUDY AIMED TO REFLECT ON THE THESIS: IT IS POSSIBLE, THROUGH THE ANALYSIS OF THE SPEECHES OF RESEARCHERS RECOGNIZED AS NATIONAL REFERENCES BY THEIR PEERS, REFLECT ON THE INITIAL AND IN-SERVICE TEACHERS EDUCATION FOR BASIC EDUCATION AS WELL AS GATHER IDEAS THAT LEAD US TO THINK ON THE PATHS OF RESEARCH IN ASTRONOMY EDUCATION AND TEACHER EDUCATION FOR THIS PURPOSE. FROM THIS, WE CONDUCTED A QUALITATIVE RESEARCH. IN ITS COURSE, WE HAVE CONSULTED DOCTORS RELATED TO ASTRONOMY OR TO ITS TEACHING, LOCATED THROUGH THE PORTAL LATTES IN ORDER TO ASK THEM POSSIBLE NAMES OF RESEARCHERS REGARDED AS NATIONAL EXPERTS IN RESEARCH ASTRONOMY EDUCATION IN BRAZIL. THE RESEARCHERS IDENTIFIED WERE INTERVIEWED AND CONTRIBUTED EXPRESSING ON VARIOUS TOPICS RELATED TO THE PROPOSED STUDY. FROM THE ANALYSIS OF THEIR ANSWERS, WE WERE ABLE TO INFER KNOWLEDGE ABOUT THE CURRENT SITUATION OF TEACHING AND RESEARCH IN ASTRONOMY EDUCATION IN BRAZIL, AS WELL AS DELIMITING THE PROBABLE WAYS IN WHICH THE INITIAL AND INSERVICE EDUCATION COULD FOLLOW IN THE FUTURE. THREE FINAL CONSIDERATIONS AMONG THE VARIOUS INFERENCES MADE, THE MOST SIGNIFICANT ARE: I. INCLUSION OF SUBJECTS RELATED TO ASTRONOMY IN INITIAL TEACHER EDUCATION WOULD BE AN IDEAL CHANGE, HOWEVER DISTANT; II. IN-SERVICE EDUCATION IN THE COUNTRY IS POOR AND PALLIATIVE; AND III. REFERENCE CENTERS FOR TEACHING ASTRONOMY INCREASINGLY WILL PLAY AN IMPORTANT ROLE IN HELPING THE AUTONOMOUS TEACHER?S EDUCATION.
Arquivo:
TES_DOUT20131220_IACHEL GUSTAVO.pdf
Tamanho:
2254 Kb (2254410 bytes)
Tempo Estimado Para Download:
1 MINUTO(S) (VELOCIDADE DE CONEXÃO DE 56 Kb/s)
Criado:
28/03/2014 ÀS 12:17:35
Atualizado:
28/03/2014 ÀS 12:17:35
Visitas:
1016
Última Visita em :
18/04/2024 ÀS 05:10:41
Downloads:
67
Último Download em :
06/02/2024 ÀS 15:30:21
       
Política de Privacidade     Política de Serviço
UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Campus de Bauru
Tecnologia, Desenvolvimento, e Layout:
Assessoria de Informática
- Grupo de Tecnologia da Informação

Protegido por